Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 20/06/2024.
LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL
LEIA OS QUADRINHOS ABAIXO E OBSERVE AS FALAS.
Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAGIIPjuFeQ/Fuf4XGiZJ3V_N52DtwzCNg/edit?utm_content=DAGIIPjuFeQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 20/06/2024.
AO OBSERVAR AS ESCRITAS DOS QUADRINHOS, VOCÊ PODE DIZER QUAL DELES UTILIZA UMA LINGUAGEM FORMAL E QUAL UTILIZA UMA LINGUAGEM INFORMAL?
QUE TAL ENTENDERMOS O QUE É CADA UMA DELAS?
A LINGUAGEM FORMAL É O TIPO DE COMUNICAÇÃO USADA EM SITUAÇÕES QUE EXIGEM RESPEITO E SERIEDADE. É COMUM EM CONTEXTOS PROFISSIONAIS, ACADÊMICOS E OFICIAIS, COMO REUNIÕES DE TRABALHO, DISCURSOS, APRESENTAÇÕES E DOCUMENTOS IMPORTANTES. ESSE TIPO DE LINGUAGEM UTILIZA UM VOCABULÁRIO MAIS ELABORADO, ESTRUTURAS GRAMATICAIS CORRETAS E EVITA GÍRIAS E EXPRESSÕES COLOQUIAIS.
JÁ A LINGUAGEM INFORMAL É O TIPO DE COMUNICAÇÃO USADA EM SITUAÇÕES COTIDIANAS E DESCONTRAÍDAS. É COMUM EM CONVERSAS COM AMIGOS, FAMILIARES E EM REDES SOCIAIS. ESSE TIPO DE LINGUAGEM UTILIZA UM VOCABULÁRIO MAIS SIMPLES, FRASES CURTAS E PODE INCLUIR GÍRIAS E EXPRESSÕES COLOQUIAIS. A INFORMALIDADE FACILITA A PROXIMIDADE E A ESPONTANEIDADE NAS INTERAÇÕES PESSOAIS.
LEIA O E-MAIL ABAIXO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS A SEGUIR.
QUESTÃO 1
O E-MAIL ACIMA REPRESENTA O TIPO DE LINGUAGEM
(A) FORMAL.
(B) INFORMAL.
(C) FORMAL E INFORMAL.
(D) ORAL.
QUESTÃO 2
AO LER O E–MAIL PODEMOS AFIRMAR QUE O ALUNO BENÍCIO ESTAVA PEDINDO PARA QUE A PROFESSORA MARTA
(A) MELHORASSE SUA NOTA.
(B) REVISASSE O TESTE COM ELE, APÓS A AULA.
(C) FIZESSE UMA NOVA PROVA.
(D) APLICASSE A NOTA MÁXIMA, PELO ESFORÇO.
QUESTÃO 3
QUAL O TIPO DE LINGUAGEM VOCÊ MAIS USA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
QUESTÃO 4
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS VOCÊ CONSEGUE PERCEBER NA LINGUAGEM FORMAL? VOCÊ COSTUMA USÁ-LA EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS?
QUESTÃO 5
AGORA É A SUA VEZ DE ESCREVER UM E-MAIL PARA SUA PROFESSORA COM ALGUM TIPO DE SOLICITAÇÃO. NÃO ESQUEÇA DE FAZER USO DA LINGUAGEM FORMAL.
HORA DE APRENDER BRINCANDO
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGIIPjuFeQ/Fuf4XGiZJ3V_N52DtwzCNg/edit?utm_content=DAGIIPjuFeQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 20/06/2024.
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). (GO-EF15LP22) Reconhecer que o uso da linguagem formal ou informal depende da situação de uso: uma conversa entre amigos, aula, entrevista, entre outras. (GO-EF15LP23) Explorar as características de registro de uma situação discursiva oral, concebendo-a como linguagem formal e/ou informal, utilizando-se de ferramentas digitais como vídeo e gravador ou pela transcrição oral. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 18/06/2024. ROBERTA VAIANO (São Paulo). Editora Moderna (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa – 2º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2021. CARPANEDA, Isabela Pessôa de Melo. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. 303 p. |