ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
LETRAS X NÚMEROS E ESCRITA X DESENHOS
NA AULA ANTERIOR, ESTUDAMOS SOBRE CONTOS DE FADAS E, AO LERMOS UM CONTO DE FADAS, PODEMOS PERCEBER QUE A HISTÓRIA POSSUI UMA ESCRITA FEITA POR LETRAS, PALAVRAS E FRASES.
TAMBÉM VEMOS DESENHOS, QUE SÃO IMAGENS QUE AJUDAM A CONTAR A HISTÓRIA, DEIXANDO O LIVRO MAIS BONITO E DIVERTIDO. OS CONTOS DE FADAS TAMBÉM APRESENTAM NÚMEROS, QUE APARECEM NAS PÁGINAS DOS LIVROS OU ATÉ MESMO DENTRO DA HISTÓRIA, PARA FAZER CONTAGENS, APRESENTAR RECEITAS, DENTRE OUTRAS COISAS.
MAS VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE LETRAS E NÚMEROS?
AS LETRAS SÃO USADAS PARA FORMAR PALAVRAS E ESCREVER FRASES. ESTE TEXTO QUE ESTÁ LENDO AGORA É FORMADO POR LETRAS QUE ESTÃO ESCRITAS. JÁ OS NÚMEROS SÃO USADOS PARA CONTAR, MEDIR E ORDENAR.
OUTRA DIFERENÇA IMPORTANTE É ENTRE ESCRITA E DESENHO: A ESCRITA USA LETRAS PARA REGISTRAR IDEIAS, ENQUANTO O DESENHO É UMA IMAGEM QUE REPRESENTA ALGO, MAS NÃO SE LÊ DA MESMA FORMA QUE UM TEXTO.
APRENDER A DIFERENCIAR TUDO ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO!

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAGsOowDI_o/dtovt_vdosus4A5WyDnuHQ/edit?utm_content=DAGsOowDI_o&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 28/07/2025.
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGsOowDI_o/dtovt_vdosus4A5WyDnuHQ/edit?utm_content=DAGsOowDI_o&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
REPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
AS LETRAS FORMAM PALAVRAS. AS PALAVRAS FORMAM FRASES. AS FRASES CONTAM HISTÓRIAS.
COM BASE NO TEXTO ACIMA, PODEMOS ENTENDER QUE
(A) AS FRASES SÃO FEITAS COM DESENHOS E FIGURAS COLORIDAS SOMENTE.
(B) AS PALAVRAS SÃO FEITAS COM LETRAS E CONTAM IDEIAS E HISTÓRIAS.
(C) AS LETRAS SOZINHAS JÁ MOSTRAM TUDO O QUE A FRASE QUER DIZER.
(D) OS DESENHOS TÊM MAIS IMPORTÂNCIA DO QUE AS PALAVRAS ESCRITAS.
QUESTÃO 2

A PALAVRA “LOBO” É DIFERENTE DO DESENHO PORQUE:
(A) O DESENHO SERVE PARA LER E ENTENDER AS FRASES COM PALAVRAS.
(B) A PALAVRA É UMA IMAGEM QUE TEM O MESMO USO DO DESENHO.
(C) A ESCRITA USA LETRAS PARA FORMAR NOMES QUE PODEMOS LER.
(D) O DESENHO DO LOBO MOSTRA COMO ESCREVER A PALAVRA COM LETRAS.
QUESTÃO 3
VOCÊ JÁ VIU LETRAS ESCRITAS DE MANEIRAS DIFERENTES, COMO COM LETRAS GRANDES OU LETRAS DESENHADAS? ISSO MUDA O QUE ESTÁ ESCRITO? POR QUÊ?
QUESTÃO 4
QUANTAS LETRAS TEM AS PALAVRAS LOBO MAU?

QUAIS OS NÚMEROS VOCÊ VÊ NESTA ATIVIDADE?

QUESTÃO 5
LISTE 3 COISAS QUE PODEMOS ESCREVER COM LETRAS:

LISTE 3 COISAS QUE USAMOS OS NÚMEROS PARA FAZER:

Disponíel em: https://www.canva.com/photos/MAFTlQKt31E/ >Acesso em 29, jul. 2025.
QUESTÃO 6
SERÁ QUE VOCÊ JÁ SABE RECONHECER A DIFERENÇA ENTRE LETRAS E NÚMEROS E DESENHOS E ESCRITA? OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E SIGA AS ORIENTAÇÕES:
- CIRCULE DE VERMELHO OS DESENHOS.
- CIRCULE DE VERDE AS PALAVRAS ESCRITAS.
- CIRCULE DE AZUL OS NÚMEROS.

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Escrita (compartilhada e autônoma): – Correspondência fonema-grafema Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita: – Semelhanças gráficas em partes de textos que se relacionam do ponto de vista sonoro, como as rimas de um poema. Conhecimento do alfabeto do português do Brasil: – Letras do alfabeto – Tipos de fontes – Vogais e consoantes Conhecimento das diversas grafias do alfabeto: – Letra maiúscula e minúscula – Letras em formato impressa e cursiva |
Habilidades: | (EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. (GO-EF01LP28) Conhecer e identificar, a partir da leitura e escrita de textos, diferentes tipos de fontes e caracteres usados para escrever. (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 28/07/2025. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 28/07/2025. ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021. VAIANO, Roberta et al (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021. |