ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com


Assista a videoaula sobre este assunto
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTION 01
A letra de forma é aquela em que
(A) as letras ficam de mãos dadas, todas ligadinhas.
(B) usamos apenas no teclado do computador.
(C cada letrinha aparece separada e bem clara.
(D) os traços são feitos como se fossem desenhos artísticos.
QUESTION 02
Quando escrevemos um texto curto, é importante
(A) inventar palavras que ninguém entende.
(B) esquecer os sinais de pontuação.
(C) organizar as ideias e usar letra legível.
(D) escrever tudo em uma só palavra sem parar.
QUESTION 03

QUESTION 04
Leia com atenção e marque F (falso) ou V (verdadeiro):
( ) Escrever com letra cursiva ajuda a treinar a coordenação motora.
( ) A letra de forma deve ser usada para escrever recadinhos secretos.
( ) Um texto bem escrito deve ter início, meio e fim.
( ) Escrever é só desenhar letras no papel, sem pensar no que está dizendo.
QUESTION 05
Encontre no caça palavras as palavras abaixo que usamos ao escrever frases ou textos. Depois, pinte-as com lápis de cor!
QUESTÃO 06
Ligue a letra maiúscula com a letra minúscula:
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Inglês/ PortuguêsDoutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Conhecimento das diversas grafias do alfabeto:Letras de imprensa e cursiva |
Habilidades | ( EF02LP07) Escrever palavras, frases e textos curtos nas formas imprensa e cursiva |
Referências | BAGNO, Marcos (1998). Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo, Loyola. BASÍLIO, Margarida (1987). Teoria lexical. São Paulo, Ática. BECHARA, Evanildo (1999). Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Lucerna. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |