ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
LETRAS E PALAVRAS
NA ÚLTIMA AULA, APRENDEMOS SOBRE OS CARTAZES E PERCEBEMOS QUE ELES NOS TRANSMITEM MENSAGENS IMPORTANTES. MAS VOCÊ SABIA QUE TODO CARTAZ USA LETRAS E PALAVRAS PARA QUE POSSAMOS ENTENDER ESSAS MENSAGENS?
AS LETRAS FAZEM PARTE DO ALFABETO, E QUANDO JUNTAMOS ALGUMAS DELAS, FORMAMOS PALAVRAS. O NOSSO ALFABETO TEM 26 LETRAS, QUE SE DIVIDEM EM VOGAIS (A, E, I, O, U) E CONSOANTES (AS OUTRAS LETRAS).

EXISTEM PALAVRAS FORMADAS SÓ COM VOGAIS, COMO “EU” E “OI”, MAS NA NOSSA LÍNGUA NÃO EXISTEM PALAVRAS FEITAS SÓ COM CONSOANTES, A MENOS QUE SEJAM SIGLAS.
QUANDO ESCREVEMOS, É MUITO IMPORTANTE LEMBRAR DE DEIXAR UM ESPAÇO ENTRE CADA PALAVRA. ISSO PORQUE CADA PALAVRA TEM UM SIGNIFICADO PRÓPRIO, E SE NÃO COLOCARMOS ESPAÇOS, FICA DIFÍCIL DE ENTENDER O QUE ESTÁ SENDO DITO.

ESCREVER COM ATENÇÃO, SEPARANDO BEM AS PALAVRAS, AJUDA QUEM LÊ A COMPREENDER MELHOR O QUE QUEREMOS DIZER. POR ISSO, AO FAZERMOS CARTAZES OU QUALQUER OUTRO TEXTO, É IMPORTANTE PENSAR NAS LETRAS, NAS PALAVRAS E NO ESPAÇO ENTRE ELAS! OBSERVE OS CARTAZES ABAIXO, QUAL DELES ESTÁ ESCRITO NA FORMA PADRÃO DA ESCRITA E É MAIS FÁCIL DE LER?

IMAGENS DISPONÍVEIS EM: https://www.canva.com/design/DAGop83854M/wMBFY2UgCf1lDTtYKb5DWg/edit >Acesso em 27/05/2025.
https://www.canva.com/design/DAGopySaqYE/_yKj0xSbCrkofjufacfzrw/edit?utm_content=DAGopySaqYE&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 27/05/2025.
https://www.canva.com/design/DAGop-xgXKU/SK2W5BJzRSSesMRQHcexAA/edit?ui=eyJBIjp7fX0 >Acesso em 27/05/2025.
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGoqnFrh0U/zxu_RJdC3SwF-YIu1ln8jw/edit?utm_content=DAGoqnFrh0U&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1

O CARTAZ ACIMA É UMA CAMPANHA SOBRE
(A) MEIO AMBIENTE.
(B) CONSERVAÇÃO DA ÁGUA.
(C) AQUECIMENTO GLOBAL.
(D) PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS.
QUESTÃO 2
AS FRASES DESTE CARTAZ ESTÃO ESCRITAS DE ACORDO COM A NORMA PADRÃO DE NOSSA LÍNGUA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
QUESTÃO 3
PARA FICAR ESCRITO DE ACORDO COM A NORMA PADRÃO DA NOSSA LÍNGUA, O TÍTULO DO CARTAZ DE CAMPANHA DEVE SER
(A) SALVEA TERRA AGORA.
(B) SALVE ATERRA AGORA.
(C) SALVE A TERRAAGORA.
(D) SALVE A TERRA AGORA.

IMAGEM DISPONÍVEL EM: https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Vector-Clipart-de-Pesquisar-e-escrever-o-%C3%ADcone/18032.html > ACESSO EM 29/05/2025.
QUESTÃO 4
COMO FICARIA A SEGUNDA FRASE DO CARTAZ DE CAMPANHA DE ACORDO COM A NORMA PADRÃO DE NOSSA LÍNGUA? ESCREVA-A CORRETAMENTE ABAIXO.
QUESTÃO 5
MARQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA COM AS FRASES ABAIXO:
1. ESCREVER COM ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS É IMPORTANTE.
( ) CONCORDO MUITO
( ) CONCORDO
( ) DISCORDO
( ) DISCORDO MUITO
2. APRENDER AS LETRAS DO ALFABETO ME AJUDA A ESCREVER MELHOR.
( ) CONCORDO MUITO
( ) CONCORDO
( ) DISCORDO
( ) DISCORDO MUITO
QUESTÃO 6
AGORA É A SUA VEZ DE USAR O SEU CONHECIMENTO SOBRE LETRAS, PALAVRAS E OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS, PARA CRIAR UMA FRASE CHAMATIVA PARA UMA CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. DEPOIS DE CRIAR SUA FRASE DE EFEITO, FAÇA O DESENHO DO PROJETO DO CARTAZ ONDE POSSA COLOCAR A SUA FRASE.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Construção do sistema alfabético e da ortografia: – Escrita de palavras: correspondência fonema-grafema regulares e irregulares. Segmentação de palavras: – Conjunto de letras delimitado por espaços em branco e/ou sinais de pontuação. Formação de leitor: – Seleção e leitura de diferentes textos do campo da vida cotidiana com a mediação do professor. Conhecimento do alfabeto do português do Brasil: – Princípio acrofônico: associação do som à letra correspondente. – Princípio acrofônico do alfabeto do Brasil. |
Habilidades: | (EF02LP02-C) Desenvolver a consciência fonológica das palavras observando o número de letras, vogais e consoantes. (EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos. (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos e digitais, considerando as necessidades e o interesse. (EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto. |
Descritor: | D01 Reconhecer as letras do alfabeto. D02 Distinguir letras de outros sinais gráficos. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 27/05/2025. CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 27/05/2025. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021. |