You are currently viewing Língua Portuguesa – Ler para desvendar o mundo

Língua Portuguesa – Ler para desvendar o mundo

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

 Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-lendo-livros-e-trabalhando-no-computador_2862846.htm#query=crian%C3%A7a%20lendo%20desenho&position=7&from_view=search>. Acesso em: 2 de maio de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 1º Bim – Videoaula 5 – LER PARA DESVENDAR O MUNDO

LER PARA DESVENDAR O MUNDO

OLÁ ESTUDANTE!

VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE O POR QUE É IMPORTANTE LER?

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-lendo-livro_26161327.htm#page=2&query=crian%C3%A7a%20lendo%20desenho&position=10&from_view=search>.Acesso em: 2 de maio de 2022.

A LEITURA NOS AJUDA A ADQUIRIR CONHECIMENTO. AO LER, APRENDEMOS MUITAS INFORMAÇÕES.

LER ESTIMULA NOSSO PENSAMENTO CRÍTICO, AJUDA A MELHORAR NOSSO VOCABULÁRIO, ALIMENTA NOSSA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE.

ALGUNS ESPECIALISTAS DIZEM QUE PODEMOS LER PARA ESTUDAR, POR PRAZER OU PARA BUSCAR INFORMAÇÕES.

E COMO PODEMOS CRIAR O HÁBITO DE LER?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menina-lendo-livro_26353345.htm#query=crian%C3%A7a%20lendo%20desenho&position=38&from_view=search>.Acesso em: 2 de maio de 2022.

PRECISAMOS SER DISCIPLINADOS, FAZER UM PLANO, SER PERSISTENTES E COMPROMETIDOS.

DEPOIS PODEMOS EXPLORAR UM ASSUNTO DE PREFERÊNCIA. VOCÊ PODE PROCURAR LIVROS, SITES E OUTRAS FONTES. DEDIQUE UM TEMPO TODOS OS DIAS PARA LER.

E VOCÊ SABE QUAL É A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-usando-um-adesivo-de-personagem-de-desenho-animado-de-laptop_16851299.htm#page=4&query=crian%C3%A7a%20COMPUTADOR%20desenho&position=4&from_view=search>. Acesso em: 2 de maio de 2022

PESQUISAR SIGNIFICA BUSCAR NOVAS INFORMAÇÕES.

A PESQUISA IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TEORIAS, CONCEITOS E IDEIAS INOVADORAS.

ATRAVÉS DA PESQUISA, PODEMOS IDENTIFICAR DESAFIOS, ANALISAR OPÇÕES, COLETAR INFORMAÇÕES RELEVANTES E AVALIAR EVIDÊNCIAS PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES EFICAZES.

PODEMOS ENCONTRAR FONTES DE PESQUISA COMO:  ARTIGOS CIENTÍFICOS, ENCICLOPÉDIAS, DOCUMENTÁRIOS, ENTREVISTAS, LIVROS, REVISTAS, INTERNET E OUTROS RECURSOS.

Atividades

QUESTÃO 1

O ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA É UM TIPO DE TEXTO EXPOSITIVO E ARGUMENTATIVO MAIS ELABORADO. SÃO PRODUZIDOS MEDIANTE PESQUISAS, APROFUNDAMENTOS TEÓRICOS E RESULTADOS DE INVESTIGAÇÕES SOBRE DETERMINADO TEMA. VEJA O TEXTO SEGUINTE:

O TRECHO ACIMA PERTENCE A UM TEXTO DO GÊNERO ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POIS:

(A) CONTA UMA HISTÓRIA ONDE OS ANIMAIS TÊM CARACTERÍSTICAS HUMANAS.

(B)FOI PRODUZIDO MEDIANTE PESQUISAS, APROFUNDAMENTOS EM DETERMINADO TEMA.

(C) FAZ PARTE DA LITERATURA E DA CULTURA POPULAR, COM FRASES DIFÍCEIS DE PRONUNCIAR, POIS POSSUEM SÍLABAS COM SONS PARECIDOS.

(D) É UTILIZADO ENTRE AS PESSOAS COM O OBJETIVO DE CORRESPONDEREM ENTRE SI.

(E) CONTA UMA HISTÓRIA DE ASSOMBRAÇÃO.

QUESTÃO 2

AINDA SOBRE O TEXTO APRESENTADO NO EXERCÍCIO ANTERIOR, RESPONDA:

A) QUAL É O ASSUNTO DO TEXTO?

B) QUAL É O TÍTULO? 

C) ESCOLHA NO TEXTO UMA PALAVRA QUE VOCÊ NÃO CONHECE, PROCURE O SIGNIFICADO E REGISTRE:


QUESTÃO 3

FAZ PARTE DOS BENEFÍCIOS DA LEITURA EXCETO:

(A) LER ESTIMULA NOSSO PENSAMENTO CRÍTICO

(B) AJUDA A MELHORAR NOSSO VOCABULÁRIO

(C) ALIMENTA NOSSA IMAGINAÇÃO.

(D) ALIMENTA NOSSA CRIATIVIDADE.

(E) ALGUNS ESPECIALISTAS DIZEM QUE PODEMOS LER APENAS PARA ESTUDAR.

QUESTÃO 4

O VERBETE DE CURIOSIDADE É UM GÊNERO QUE  TEM COMO OBJETIVO DESPERTAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE DO LEITOR AO FORNECER UM FATO POUCO CONHECIDO OU UMA PERSPECTIVA INCOMUM SOBRE UM TEMA ESPECÍFICO. AS FRASES SÃO INICIADAS POR “VOCÊ SABIA?”, EM SEGUIDA, APRESENTA-SE UMA CURIOSIDADE EM FORMA DE PERGUNTA. AGORA, É COM VOCÊ! QUE TAL PRODUZIR UM “VOCÊ SABIA”? ESCOLHA UM ASSUNTO DO SEU INTERESSE (ALIMENTAÇÃO, ESPORTE, BRINCADEIRAS, VIAGEM, JOGOS, MÚSICA, PESSOAS FAMOSAS…), PESQUISE UMA CURIOSIDADE SOBRE O ASSUNTO ESCOLHIDO E EM SEGUIDA ESCREVA UM VOCÊ SABIA. INICIE COM “VOCÊ SABIA?” E TERMINE COM UMA PERGUNTA. BOA PRODUÇÃO!

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ponto-de-interrogacao-fundo-com-area-de-espaco-de-texto_8162770.htm#page=3&query=PERGUNTA&position=4&from_view=search. Acesso em: 2 de maio de 2022

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, por meio digital ou impresso.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.