You are currently viewing Língua Portuguesa: Ler Além do Texto

Língua Portuguesa: Ler Além do Texto

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A professora sorriu e disse:
— Muito bem, Júlia! É exatamente isso! Um gráfico pode nos contar.

Ler não é só decifrar letras — é também enxergar além delas.  Quando encontramos uma imagem, gráfico ou tabela junto a um texto, é como se ganhássemos uma lupa especial que nos ajuda a entender melhor a mensagem.

Ler com atenção é enxergar com o coração e a mente. Gráficos, imagens e tabelas não são enfeites — são caminhos que ampliam o olhar e aprofundam a compreensão. Quando aprendemos a ler esses sinais visuais, transformamos números em reflexões, cores em atitudes e dados em sabedoria. 

Assista à videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/uF7TadSBAxs

RESPONDA ÀS QUESTÕES

Leia e observe o texto a seguir: 

A Natureza Pede Ajuda

O planeta Terra é a nossa casa. Mas, infelizmente, muitas pessoas ainda jogam lixo nas ruas, poluem os rios e desperdiçam água.
A boa notícia é que pequenas ações podem fazer uma grande diferença! Separar o lixo, economizar água e cuidar das plantas são atitudes simples, mas poderosas.
Quando cada pessoa faz a sua parte, a natureza agradece — e todos nós ganhamos um mundo mais limpo e saudável.

Hoje vamos conhecer um gráfico super interessante que mostra como os estudantes da Escola Verde estão ajudando a cuidar do nosso planeta. Cada barrinha aqui representa uma atitude sustentável praticada por essas crianças — desde reciclar o lixo até plantar árvores. Vamos observar com atenção e interpretar as informações. O que será que mais gente faz? E o que poucos ainda estão fazendo? Vamos descobrir e pensar juntos em como podemos contribuir também!

QUESTÃO 01

De acordo com o gráfico, a ação mais realizada pelo maior número de alunos da Escola Verde é

(A) plantar árvores.

(B) reutilizar materias.

(C) reciclar o lixo.

(D) economizar água.

QUESTÃO 02

A atitude que  teve menor participação entre os alunos foi 

(A) economizar água.
(B) plantar árvores.
(C) apagar a luz.
(D) reutilizar materiais.

QUESTÃO 03

De acordo com o texto, o que podemos fazer para ajudar o meio ambiente?

(A) usar mais sacolas plásticas.

(B) jogar lixo nos rios.

(C) separar o lixo e cuidar das plantas.

(D) deixar a torneira aberta.

QUESTÃO 4

Leia as afirmações abaixo baseadas no gráfico e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

QUESTÃO 05

QUESTÃO 06


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoCompreensão e interpretação de ima-gens, gráficos, tabelas em textos.
Efeitos de sentido: recursos expressi-vos gráfico-visuais
Textos multisemióticos: articulação entretexto verbal e recursos gráfico-editoriais
Habilidades(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  Acesso em: 19/02/2025.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.