You are currently viewing Língua Portuguesa: Lendo Tabelas

Língua Portuguesa: Lendo Tabelas

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com

Agora, vamos entender melhor: por que usar uma tabela? E como interpretá-la?

As tabelas são como organizadores mágicos de informações. Elas pegam um monte de dados que poderiam ficar confusos e espalhados no texto e colocam tudo ali… bonitinho… em colunas e linhas. É como arrumar o guarda-roupa das palavras!

Por que os textos usam tabelas?

Imagine o seguinte: se a professora fosse escrever todas essas informações só em texto corrido, a leitura ficaria longa e cansativa. A tabela permite que o leitor visualize, compare e entenda os dados rapidamente.

Além disso, a tabela reforça ou complementa o que o texto diz. Ela pode confirmar uma informação, trazer uma nova descoberta ou até mesmo gerar uma dúvida para o leitor investigar.

Dicas de ouro para interpretar qualquer tabela:

Assista à videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/syJTVUzBANY

RESPONDA ÀS PERGUNTAS

QUESTÃO 01

De acordo com a tabela, a turma que mais leu livros foi o

(A) 3º A

(B) 3º B

(C) 4º A

(D) 4º B

QUESTÃO 02

Se o texto diz que os alunos se esforçaram bastante, o que a tabela mostra sobre esse esforço é que

(A) todas as turmas leram menos de 100 livros.

(B) pelo menos duas turmas passaram de 100 livros.

(C) nenhuma turma conseguiu ler mais de 120 livros.

(D) só a turma 4º B leu mais de 130 livros.

QUESTÃO 03

Com base nessa orientação, o que o aluno deve fazer primeiro ao interpretar uma tabela é

(A) ler apenas os números mais altos da tabela, pois eles são os mais importantes.

(B) observar o título da tabela para entender o assunto que ela apresenta.

(C) procurar diretamente as respostas nas linhas, sem ler o restante da tabela.

(D) ignorar as colunas, pois elas geralmente não têm informações relevantes.

QUESTÃO 04

QUESTÃO 05

Crie uma tabela sobre algo do seu do cotidiano :
Pode ser: Quantidade de frutas que comem na semana, Nomes dos amigos por ordem de aniversário, Animais favoritos da sala, esportes, lanches e muito mais: 

  Título : ________________________________________________                                                 


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoCompreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos.Efeitos de sentido: recursos expressi-os gráfico-visuaisTextos multisemióticos: articulação entre texto verbal e recursos gráfico-editoriais
Habilidades(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  Acesso em: 19/02/2025.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.