ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

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Disponível em: https://youtu.be/P1Feg1s7Ssc
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 01

QUESTÃO 02

Leia as afirmações sobre o texto “O Mistério do Quintal” e marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O texto fala sobre um dia em que Ana encontrou pegadas misteriosas no quintal.
( ) Ana encontrou um cachorro escondido atrás do galinheiro.
( ) A história mostra como Ana e sua família acolheram um gatinho.
( ) O principal tema do texto é a importância de cuidar da horta.
( ) No final da história, o animal ganhou um nome novo.
( ) O texto é sobre uma aventura no quintal que terminou com a adoção de um animal.
QUESTÃO 03

A ideia central do texto é
(A) Lucas dividiu seu lanche com Mariana.
(B) Mariana não quis falar com seu colega.
(C) Lucas teve atitude de cuidado e amizade.
(D) Lucas ficou com fome no recreio escolar.
QUESTÃO 04

QUESTÃO 05


Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Descritor | Descritor 2: Identificar o tema de um texto. |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Identificação da ideia central de textos |
Habilidades | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 19/02/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |