You are currently viewing Língua Portuguesa: Leitura em Foco

Língua Portuguesa: Leitura em Foco

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com

Assista a videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/P1Feg1s7Ssc

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

QUESTÃO 02

Leia as afirmações sobre o texto “O Mistério do Quintal” e marque V (verdadeiro) ou F (falso):

(  ) O texto fala sobre um dia em que Ana encontrou pegadas misteriosas no quintal.
(  ) Ana encontrou um cachorro escondido atrás do galinheiro.
(  ) A história mostra como Ana e sua família acolheram um gatinho.
(  ) O principal tema do texto é a importância de cuidar da horta.
(  ) No final da história, o animal ganhou um nome novo.
(  ) O texto é sobre uma aventura no quintal que terminou com a adoção de um animal.

QUESTÃO 03

A ideia central do texto é

(A) Lucas dividiu seu lanche com Mariana.

(B) Mariana não quis falar com seu colega.

(C) Lucas teve atitude de cuidado e amizade. 

(D) Lucas ficou com fome no recreio escolar.

QUESTÃO 04

QUESTÃO 05


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorDescritor 2: Identificar o tema de um texto.
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoIdentificação da ideia central de textos
Habilidades(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  Acesso em: 19/02/2025.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.