Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Leitura de textos
A leitura é uma das habilidades mais importantes que podemos desenvolver na escola e na vida. Ela nos auxilia não apenas para entender o que está escrito nos livros ou nas provas, mas também para compreender placas, avisos, notícias, instruções, mensagens nas redes sociais e todas as formas de comunicação humana.
A leitura ultrapassa a decodificação das palavras. Ler exige interpretação das ideias apontadas direta e indiretamente no texto. Além do mais, a leitura nos ajuda a conhecer diferentes culturas, ampliar nosso vocabulário, refletir sobre o mundo e formar nossas próprias opiniões.
O exercício da leitura considera, por exemplo, que o leitor localize informações no texto, compreenda o sentido geral da mensagem, relacione o texto com seus conhecimentos e experiências e interprete informações implícitas, que não estão escritas de forma direta. Por isso, para ler é necessário ao leitor atenção e reflexão.
Como localizar informações no texto
Para compreender um texto, basicamente, precisamos saber encontrar dois tipos de informações:
Informações explícitas: são as que estão claramente escritas. Basta procurar no texto para encontrá-las.
Exemplo:
Se o texto diz: “Ana comprou um livro na livraria do bairro”, sabemos diretamente que a personagem é Ana, que ela comprou um livro e onde foi a compra.
Informações implícitas: não aparecem escritas de forma direta, mas podem ser descobertas através de pistas que o texto dá.
Exemplo:
Se o texto diz: “Ana voltou para casa carregando um pacote retangular e sorrindo, depois de passar pela livraria”, podemos deduzir que ela comprou um livro, mesmo que isso não tenha sido dito claramente.
Para ler e compreender os textos, há algumas estratégias simples e importantes. É importante realizar a leitura com atenção: não apenas no início, mas todo o texto. Durante a leitura, observe os detalhes que caracterizam personagens, lugar, tempo e ações, caso seja um texto narrativo. Quando o texto for dissertativo argumentativo, por exemplo, é preciso observar o tema, a tese e os argumentos que sustentam a tese.
Outra dica interessante é fazer perguntas ao texto enquanto lê: Quem? Onde? Quando? O quê? Por quê?. Além disso, reparar nas palavras, expressões e situações que indicam algo, mesmo que não seja dito diretamente, é uma estratégia inteligente, pois é comum que os textos forneçam pistas para sua efetiva comunicação. Para isso, cabe ao leitor relacionar a leitura com o que já sabe, isto é, usar seus conhecimentos sobre o mundo para compreender melhor o que o autor quis dizer.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia a fábula a seguir para responder às questões 1 a 5.
A assembleia dos ratos
Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome.
Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos mios pelo telhado, fazendo sonetos à lua.
— Acho, disse um deles, que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxima, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.
Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:
— Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino?
Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.
LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1943. p. 36-37.
QUESTÃO 1
Os ratos resolveram fazer uma assembleia porque
(A) queriam comemorar a vitória sobre o gato.
(B) o gato estava causando muitas mortes entre eles.
(C) queriam construir uma toca maior para o grupo.
(D) precisavam escolher um novo líder para o grupo.
QUESTÃO 2
A ideia apresentada por um dos ratos para se protegerem do gato foi
(A) fazer um muro ao redor das tocas.
(B) colocar veneno para o gato digerir.
(C) amarrar um guizo no pescoço do gato.
(D) mudar para uma residência mais segura.
QUESTÃO 3
Nenhum rato quis executar o plano do guizo porque
(A) todos estavam dormindo profundamente.
(B) ninguém tinha coragem de enfrentar o gato.
(C) o guizo estava quebrado e não tinham outro.
(D) nenhum rato sabia atar o guizo no gato.
QUESTÃO 4
No fim das contas, o projeto para atar um guizo ao pescoço do gato foi
(A) colocado em prática com sucesso.
(B) abandonado por falta de coragem.
(C) realizado por um rato casmurro.
(D) adiado para a próxima assembleia.
QUESTÃO 5
Depois de realizar a leitura da fábula, que moral você atribuiria a ela?
Leia o cartum a seguir para responder às questões 6 a 8.

QUESTÃO 6
O que a máquina está fazendo?
QUESTÃO 7
A alternativa que melhor interpreta o cartum é
(A) enquanto alguns preservam a natureza, outros a destroem.
(B) a derrubada de árvores é importante para o equilíbrio do ambiente.
(C) todas as pessoas estão preocupadas com a preservação do ambiente.
(D) o corte de árvores é necessário para o desenvolvimento humano.
QUESTÃO 8
O cartum aborda um problema relacionado
(A) ao transporte.
(B) à saúde.
(C) ao saneamento.
(D) ao meio ambiente.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Procedimentos de leitura |
Habilidade estruturante: | (EF67LP27) Comparar textos literários com outros textos (literários, cinematográficos, musicais, teatrais, artísticos visuais e midiáticos), analisando as referências explícitas ou implícitas quanto aos temas, às personagens, aos recursos literários e semióticos. |
Descritores: | D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.). |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 6º ano. São Paulo: Atual, 2013. |