Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Leitura de cartaz
O cartaz é um texto que associa a linguagem verbal e a linguagem não verbal para transmitir informações, divulgar eventos, conscientizar os leitores sobre um assunto ou fazer propaganda de produtos e serviços. Ao combinar imagens, cores e textos curtos, o cartaz chama a atenção do público e transmite uma mensagem de forma rápida e objetiva.
Tipos de cartazes
A depender do objetivo comunicativo, os cartazes podem se constituir de diferentes maneiras. Veja alguns exemplos:
Cartazes publicitários – utilizados para divulgar produtos, marcas ou serviços, como propagandas de lojas e supermercados.
Cartazes educativos – informam sobre temas importantes, como higiene, preservação do meio ambiente e alimentação saudável.
Cartazes de conscientização – alertam sobre problemas sociais, como bullying, racismo ou a importância da vacinação.
Cartazes culturais – divulgam eventos culturais, como shows, teatros e exposições.
Cartazes informativos – trazem avisos importantes, como horários de funcionamento de um local ou regras de convivência em uma escola.
Para entender a mensagem de um cartaz, é preciso observar alguns elementos, como título e textos apresentados, imagens e até as cores. Geralmente, o título aparece em destaque, com letras grandes, chamando a atenção para o assunto principal. O texto, geralmente, é curto e objetivo, apresenta a informação principal sem rodeios. A imagem apoia o texto e ajuda a ilustrar a mensagem. Por isso, o uso das cores é importante e estratégico. Elas são escolhidas para atrair o olhar e reforçar o significado da mensagem.
A depender do cartaz, é possível que ele tenha a logo da empresa, instituição ou organização que está o veiculando.
Assim como a produção de um cartaz tem objetivos específicos, sua leitura também pode apresentar diferentes objetivos, como informar o público sobre algo relevante, incentivar uma ação como participar de um evento ou comprar um produto, chamar a atenção para um problema ou situação urgente ou, até mesmo, anunciar algo novo ou importante.
Leia o seguinte cartaz.

Observe que o cartaz acima tem o objetivo de informar e incentivar uma ação, pois apresenta, de maneira objetiva, as informações sobre a campanha de vacinação e faz um apelo simples ao leitor para vacinar-se. O incentivo à vacinação aparece na parte superior do cartaz, com letras grandes. No centro, há um desenho que apresenta uma mulher sendo vacinada, com uma expressão facial que indica contentamento, reforçando a ideia de que tomar a vacina é algo bom. Observe que não há uma fusão de muitas cores no cartaz, partindo do tom azul para enfatizar a imagem, contrastando com a cor laranja, onde aparece o texto informativo.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o cartaz a seguir para responder às questões 1 e 2.

QUESTÃO 1
O texto 1 tem o objetivo de
(A) informar o público sobre algo relevante
(B) anunciar para a população um evento
(C) vender um produto de consumo diário
(D) chamar a atenção para um problema
QUESTÃO 2
Analise o cartaz: a imagem e o texto estão bem relacionados? As cores e o design ajudam a transmitir a mensagem? Você adicionaria ou retiraria alguma informação dele?
Leia os dois cartazes a seguir para responder às questões 3 a 5.
Texto 2

Texto 3

QUESTÃO 3
Os textos 1 e 2 têm por objetivo principal, respectivamente
(A) contar uma história e promover uma ideia.
(B) incentivar uma ação e vender um produto.
(C) informar sobre uma campanha e entreter.
(D) vender um produto e anunciar algo relevante.
QUESTÃO 4
Elabore um parágrafo comparando os dois textos. Observe o objetivo comunicativo de cada um, a distribuição das imagens, o uso das cores e a seleção das palavras que compõem a mensagem.
QUESTÃO 5
O texto 2 omite uma informação muito importante. Que informação é essa? Como ela atrapalha o alcance do objetivo comunicativo do cartaz?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s) / Objeto(s) de conhecimento | Análise e comparação entre peças publicitárias |
Habilidade estruturante: | (EF69LP02-A) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, entre outras em diferentes mídias impressas e digitais). |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 |