Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Jornal falado: voz que informa
OLÁ ESTUDANTE!
VOCÊ SABE O QUE É UM JORNAL FALADO? ELE É PARECIDO COM O JORNAL ESCRITO? QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?
O GÊNERO JORNAL FALADO REFERE-SE À APRESENTAÇÃO DE NOTÍCIAS, INFORMAÇÕES E ATUALIDADES POR MEIO DA FALA.
O JORNAL FALADO DESTACA-SE PELA COMUNICAÇÃO VERBAL, ONDE OS JORNALISTAS E APRESENTADORES UTILIZAM A VOZ PARA RELATAR EVENTOS, COMPARTILHAR REPORTAGENS E ENTREVISTAR PESSOAS.
OS TELEJORNAIS SÃO UM EXEMPLO DO GÊNERO JORNAL FALADO. ELES SÃO PROGRAMAS DE TELEVISÃO DEDICADOS À TRANSMISSÃO DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES.
UM NEWSCAST TRANSMITE NOTÍCIAS AO VIVO OU GRAVADA.
OS APRESENTADORES DO JORNAL FALADO SÃO OS ÂNCORAS. BUSCAM SER OBJETIVOS E DIRETOS AO RELATAR AS NOTÍCIAS, FORNECENDO INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE MANEIRA CLARA.
O FUNCIONAMENTO DE UM TELEJORNAL ENVOLVE UMA SÉRIE DE ETAPAS E ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DAS NOTÍCIAS.
PRIMEIRO OS TEMAS SÃO ESCOLHIDOS, EM SEGUIDA OS REPÓRTERES FAZEM ENTREVISTAS, AS MATÉRIAS SÃO PRODUZIDAS E OS ÂNCORAS GRAVAM. DEPOIS DA GRAVAÇÃO, REALIZAM A EDIÇÃO.
Atividades
QUESTÃO 1
OS TELEJORNAIS SÃO UM EXEMPLO DO GÊNERO JORNAL FALADO. ELES SÃO PROGRAMAS DE TELEVISÃO DEDICADOS À TRANSMISSÃO DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES.
LEIA A TIRINHA E FAÇA A ATIVIDADE:
A) QUAL ASSUNTO TRATADO NA TIRINHA?
_______________________________________________________________________________________________________________________
B) O QUE O CABEÇA OCA ESTAVA FAZENDO?
_______________________________________________________________________________________________________________________
C) O CABEÇA OCA OUVIU QUE “O MUNDO ESTÁ À BEIRA DE UMA NOVA GUERRA”. QUE PROGRAMA PODERIA ESTAR INFORMANDO ESTE ASSUNTO?
______________________________________________________________________________________________________________________
D) O QUE VOCÊ ACHA DA SOLUÇÃO ENCONTRADA PELO CABEÇA OCA? POR QUÊ ELE FEZ ESTA SUGESTÃO?
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
QUEM SÃO OS APRESENTADORES DE UM JORNAL FALADO?
(A) REPÓRTERES
(B) EDITORES
(C) ÂNCORAS
(D) PRODUTORES
(E) CÂMERAS
QUESTÃO 3
QUAL É O PRINCIPAL DESTAQUE DE UM TELEJORNAL?
(A) TRANSMISSÃO DE MÚSICAS
(B) APRESENTAÇÃO DE FILMES
(C) TRANSMISSÃO DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
(D) EXIBIÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS
(E) APRESENTAÇÃO DE PROPAGANDAS
QUESTÃO 4
VOCÊ JÁ VIU UM PLANTÃO DE JORNAL? ÀS VEZES, OS PROGRAMAS PODEM SER INTERROMPIDOS POR PLANTÕES DE NOTÍCIAS (NEWS FLASHES) EM CASOS MUITO IMPORTANTES E URGENTES. IMAGINE QUE VOCÊ PRECISA ELABORAR UMA NOTÍCIA URGENTE PARA O PLANTÃO DO TELEJORNAL. ESCOLHA UM TEMA E UMA MANCHETE MUITO INTERESSANTE, QUE JUSTIFIQUE INTERROMPER UM PROGRAMA DE TELEVISÃO E INFORMAR SUA NOTÍCIA. PREENCHA O ROTEIRO A SEGUIR:
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos e suas características linguístico expressivas e composicionais (entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, noticiário de rádio ou de TV, aula, debate, etc.). (EF02LP19-B) Produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, notícias curtas para público infantil, para compor jornal falado que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF12LP12-A) Planejar a escrita de gêneros do campo jornalístico, organizando, inicialmente, as ideias sobre a temática trabalhada, a qual pode trazer informações sobre a comunidade, região, entre outras. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |