Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Sintaxe é a parte da gramática que investiga a estruturação das palavras na sentença, considerando suas relações lógicas entre as variadas combinações que a língua promove para se fazer compreendida. Ao considerar a sentença, há três níveis básicos de conceitos que a sintaxe parte: frase, oração e período.
A frase é construída a partir de um conjunto de palavras que transmitem sentido completo em um dado contexto comunicativo, independente de ter ou não verbo em sua constituição. O importante é que ela tenha sentido completo, mesmo sendo construída com apenas uma palavra.
Por exemplo:
– Alô!
Em um contexto de uma ligação telefônica, a pessoa, ao atender o telefone, pode dizer simplesmente “Alô!”, o que introduz o diálogo com a pessoa do outro lado da linha. Note que a frase, com apenas uma palavra, tem sentido, não tem verbo e pode ser compreendida.
Já a oração é uma estrutura linguística que possui um verbo ou locução verbal e pode ou não expressar uma ideia com sentido completo.
Veja o seguinte exemplo:
João estuda para a prova.
Na frase acima, temos uma oração, pois há a presença do verbo “estuda” e expressa uma ideia completa. Dessa forma, sempre que houver um verbo dentro da frase, haverá uma oração. A oração pode ser independente ou depender de outra parte do texto para ter sentido. Muitas vezes, ela depende de outros elementos que se encontram dentro da frase para isso.
O período, por sua vez, é uma frase que tem uma ou mais orações e sempre apresenta sentido completo, como pode ser observado no exemplo a seguir:
Depois que ele partiu, ficou um grande silêncio naquela casa.
Observe que há dois verbos (“partiu” e “ficou”) no exemplo acima; logo, há mais de uma oração, formando, desse modo, um período composto.
Os períodos podem ser simples ou compostos.
No período simples, há apenas uma oração expressando uma ideia completa, como na frase “Ela gosta de ler”. Já no período composto, há duas ou mais orações que se relacionam entre si. Essas orações podem ser conectadas por vírgula ou por conjunções, como em “Ela gosta de ler, mas não tem livros”.
No caso do período composto, em que duas orações são conectadas por vírgula, elas estão ligadas por uma relação de coordenação, expressando ideias que se complementam. Por exemplo:
Eu estudei bastante, consegui uma boa nota.
As duas orações “Eu estudei bastante” e “consegui uma boa nota” estão conectadas por vírgula, indicando que as ações de estudar e conseguir uma boa nota estão relacionadas.
Quando as orações são conectadas por conjunções que expressam soma de sentido, como a conjunção “e”, temos um período composto por coordenação aditiva. Veja o seguinte caso:
Ele estudou muito e obteve bons resultados.
As duas orações “Ele estudou muito” e “obteve bons resultados” estão conectadas pela conjunção “e”, indicando a adição das ações de estudar e obter bons resultados.
Por outro lado, quando as orações são conectadas por conjunções que expressam oposição de sentidos, como as conjunções “mas” e “porém”, temos um período composto por coordenação adversativa. Observe:
Eu gosto de estudar, porém meu irmão prefere jogar videogame.
As orações “Eu gosto de estudar” e “meu irmão prefere jogar videogame” estão conectadas pela conjunção “porém”, indicando a oposição entre as preferências de estudar e jogar videogame.
Essas estruturas de períodos compostos permitem a expressão de diferentes relações e nuances de sentido nas frases, contribuindo para a clareza e coesão do texto. É importante entender essas conexões para construir textos coerentes e bem estruturados.
QUESTÃO 1
Leia o fragmento de “Anne de Green Gables, de L. M. Montgomery, para responder ao que se pede.
Há muitas pessoas, dentro e fora de Avonlea, que gostam de cuidar da vida dos vizinhos em detrimento de seus próprios assuntos, mas a Sra. Rachel era uma daquelas criaturas eficientes que conseguem perfeitamente tomar conta da própria vida e da dos outros também.
MONTGOMERY, L. M. Anne de Green Gables. Tradução Anna Maria Dalle Luche – São Paulo: Martin Claret, 2019, p. 15.
No trecho acima, já em destaque, a conjunção “mas”, seguida de uma vírgula, expressa:
(A) ideia de continuidade.
(B) ideia de adição.
(C) ideia de oposição.
(D) ideia de concordância.
QUESTÃO 2
Leia o trecho a seguir e explique por que nele há um período composto.
“ – Ser natural é simplesmente uma pose, e a mais irritante que conheço – respondeu Lorde Harry, rindo”.
WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. Adaptação de Cláudia Lopes – São Paulo: Scipione, 1997, p. 7.
QUESTÃO 3
Marque a opção que representa um período composto com duas orações conectadas pela conjunção “e”, expressando soma de sentido:
(A) O carro parou, mas o motor continuou funcionando.
(B) O professor explicou a matéria e os alunos fizeram anotações.
(C) O dia estava ensolarado e quente, porém o vento estava forte.
(D) Danillo e Higor gostam de sorvete, mas não podem comer devido à alergia.
QUESTÃO 4
Reflita sobre como a identificação e o uso adequado dos períodos compostos e suas conexões podem contribuir para a produção de textos mais persuasivos e convincentes. Dê um exemplo de como essa estrutura pode ser aplicada em um texto.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF07LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem soma de sentido (conjunção “e”) ou oposição de sentidos (conjunções “mas”, “porém”). |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – E. Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2023. |