Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o Agrupamento G (7º ano) do Ciclo da adolescência foi veiculada na TV no dia 27/04/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Intertextualidade é a relação entre textos, ou seja, o diálogo entre eles. Nesta aula você estudará sobre como essa relação pode acontecer. Bons estudos!
Assista a videoaula a seguir com a temática: Intertextualidade
Olá, tudo bem?
Você já ouviu falar sobre intertextualidade? De maneira geral, a intertextualidade é a relação entre textos. Sim, os textos se relacionam com outros textos. Contudo, essa relação pode acontecer de diversas formas. Um texto pode “dialogar” com um ou mais outros textos. Então, antes de você estudar sobre essas relações, é necessário refletir a respeito do que é texto.
TEXTO – é o produto final de toda enunciação, feita em que linguagem for. Ex: gráfico, cartum, pintura, filme, escultura, poema…
TEXTO VERBAL – é uma unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade discursiva.
Os conceitos acima apresentam um conceito de texto e de texto verbal. Perceba que texto vai além de um aglomerado de palavras que produz sentido. Texto é tudo aqui que significa dentro de um processo comunicativo. Nesse sentido, uma pintura ou um filme podem ser textos, porque eles atingem determinadas intenções comunicativas.
A intertextualidade acontece, portanto, quando um determinado texto faz referência a outro, ou a situação e/ou acontecimento pré-existente. Essa referência pode ser explicita ou implícita, ou seja, pode aparecer escrita no texto ou subentendida, nas entrelinhas dele.
Intertextualidade explícita
- É clara e fácil de ser identificada pelo leitor;
- Estabelece uma relação direta com o texto original, ou seja, aquele em que o autor se inspirou para fazer referência;
- O leitor não precisa fazer tanto esforço para encontrar elementos do texto fonte;
- Não exige algum tipo de conhecimento prévio do conteúdo.
Veja o exemplo a seguir:
Observe que a campanha publicitária da Hortifruti dialoga explicitamente, isto é, de maneira bem clara, com o filme Shrek. O formato e cor do chuchu aliado à roupa do personagem do filme é uma clara relação intertextual. O nome “Chuchurek” está escrito com a mesma fonte e cor em que o nome do filme aparece em sua divulgação, inclusive com as orelhas do ogro acopladas na letra inicial do título. Ao fundo da imagem, temos o desenho de um castelo, que remete ao castelo do filme. Ainda, os dizeres comuns no filme “tão, tão distante” está presente nessa peça publicitária para promover o chuchu vendido na Hortifruti.
Intertextualidade implícita
- Pode ser difícil de ser identificada pelo leitor;
- Sua relação com o texto-base/original é indireta, logo, pode não ser tão clara;
- Não é tão fácil encontrar elementos do texto-fonte;
- Exige do leitor um conhecimento prévio sobre o conteúdo.
O exemplo acima é um pouco mais complexo, porque, para que se compreenda a relação intertextual, é necessário que o leitor tenha um conhecimento sobre determinado produto cultural, que é uma música da cantora brasileira Rita Lee. No anúncio há um elemento verbal que permite a retomada do texto fonte, mas essa inferência depende de um conhecimento prévio do leitor: se ele não souber que há uma referência à música “Mania de você”, da cantora Rita Lee, provavelmente o texto não será compreendido em sua totalidade. Diferentemente do exemplo da Hortifruti, a propaganda da Nestlé não apresenta tantos elementos explícitos, sua relação com o texto base é mais indireta e exige mais do leitor para que se compreenda a mensagem de seu texto.
Veja os exemplos a seguir:
Meus oito anos
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
(Casimiro de Abreu)
(ABREU, Casimiro de. As Primaveras. São Paulo: Ática, 2007.)
Meus oito anos
Oh que saudades que eu tenho
Da aurora de minha vida
De minha infância querida
Que os anos não trazem mais
Naquele quintal de terra
Da Rua de Santo Antônio
Debaixo da bananeira
Sem nenhum laranjais
(Oswald de Andrade)
(ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.)
Perceba que os dois poemas acima estão se relacionando. O segundo poema, de Oswald de Andrade, retoma o texto-base de Casimiro de Abreu. Veja que os quatro primeiros versos são iguais, mas os demais mudam e o segundo poema traz uma ideia oposta ao primeiro. Enquanto o eu lírico do primeiro poema idealiza, romantiza a infância, o eu lírico da segunda é bem realista, olha para a infância de maneira oposta. Independente disso, os dois textos estão dialogando entre si.
Alguns tipos de intertextualidade
Paráfrase: intertextualidade temática, em que o novo texto reafirma outro, com estrutura e estilo próprios;
Paródia: ocorre a alteração temática do texto base, recorrendo a ironia e sátira, geralmente;
Referência ou alusão: emprego de características secundárias do texto-fonte, em que o novo texto sugere alguma interpretação, alude a alguma acontecimento ou personagem.
Leia os seguintes exemplos:
Você é muito narcisista!
(Alusão ao Narciso, personagem da mitologia grega conhecido por seu orgulho e beleza.)
Será que eu salguei a Santa Ceia para ser tão criticado assim por você?
(Referência à ceia que Jesus Cristo realizou com seus discípulos.)
Agora chegou sua vez de praticar!
Atividade
Questão 1 – Você percebeu que vemos relações intertextuais diariamente. Elas estão presentes em histórias escritas, em filmes, novelas, propagandas, músicas, pinturas, desenhos, conversas, nas redes sociais e em tantos outros lugares. Sendo assim, agora é sua vez de pesquisar relações entre textos acontecendo. Siga as orientações:
1º Pesquise em suas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, por exemplo) textos que indicam alguma relação com outros textos.
2º Registre em seu caderno (ou tire uma foto em seu celular) esses textos que você encontrou.
3º Em seguida, crie um novo texto que se relacione com algum desses textos que você selecionou anteriormente.
4º Por fim, reflita: como eu construí o novo texto? Quais elementos do texto-base estão presentes no novo texto? Outras pessoas, ao lerem este texto, compreenderão a relação intertextual?
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. | https://brasilescola.uol.com.br/redacao/tipos-intertextualidade.htm https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/intertextualidade https://www.todamateria.com.br/intertextualidade/ |
Ciclo da adolescência: Habilidade | (EF67LP27) Comparar textos literários com outros textos (literários, cinematográficos, musicais, teatrais, artísticos visuais e midiáticos), analisando as referências explícitas ou implícitas quanto aos temas, às personagens, aos recursos literários e semióticos. |