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Língua Portuguesa – Intertextos e atualidades: entre áfricas e brasis

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Em meio aos livros, nas telas que assistimos e nas músicas que ouvimos, existe um universo mágico onde diferentes histórias se entrelaçam. Chamamos isso de “intertextos” – a conexão entre textos, culturas e vivências que se unem para criar uma compreensão mais ampla e rica do mundo ao nosso redor.

No Brasil, somos um país feito de muitas cores, vozes e experiências. Nossa identidade é formada por um rico encontro de culturas, e uma parte significativa dessa trama é oriunda das Áfricas e Brasis que se entrelaçaram ao longo dos tempos.

No dia 20 de novembro celebramos o Dia da Consciência Negra, uma data que nos convida a refletir sobre a importância e o legado das culturas africanas em nossa sociedade. É um momento de honrar as contribuições fundamentais de personalidades como Zumbi dos Palmares, Dandara, Luiza Mahin, Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus e tantos outros que deixaram suas marcas na história do Brasil.

Os intertextos entre as várias Áfricas e os vários Brasis que há em cada território são como pontes que conectam o passado ao presente. Nas manifestações culturais, na dança, na música, na culinária e nas tradições vemos os laços profundos que nos unem.

É essencial compreendermos que a celebração do Dia da Consciência Negra não é apenas sobre olhar para trás, mas também sobre reconhecer a importância de promover a igualdade, o respeito e a valorização da diversidade em nossa sociedade atual. É sobre reconhecer que a história não é estática, mas sim um contínuo movimento de aprendizado e evolução.

Leia a letra da música “Zumbi”, de Jorge Ben Jor, para responder às questões.

Zumbi

Angola Congo Benguela

Monjolo Cabinda Mina

Quiloa Rebolo

Aqui onde estão os homens

Há um grande leilão

Dizem que nele há uma princesa à venda

Que veio junto com seus súditos

Acorrentados em carros de bois

Eu quero ver

Eu quero ver

Eu quero ver

Eu quero ver

Angola Congo Benguela

Monjolo Cabinda Mina

Quiloa Rebolo

Aqui onde estão os homens

Dum lado cana de açúcar

Do outro lado o cafezal

Ao centro senhores sentados

Vendo a colheita do algodão branco

Sendo colhidos por mãos negras

Eu quero ver

Eu quero ver

Eu quero ver

Eu quero ver

Quando Zumbi chegar

O que vai acontecer

Zumbi é senhor das guerras

É senhor das demandas

Quando Zumbi chega

É Zumbi é quem manda

Zumbi é senhor das guerras

É senhor das demandas

Quando Zumbi chega

É Zumbi é quem manda, ê

Eu quero ver

Eu quero ver

Eu quero ver

Eu quero ver

Angola Congo Benguela (eu quero ver, eu quero ver, eu quero ver)

Monjolo Cabinda Mina (eu quero ver, eu quero ver, eu quero ver)

Quiloa Rebolo (eu quero ver, eu quero ver, eu quero ver)

Angola Congo Benguela

Monjolo Cabinda Mina

Quiloa Rebolo

Angola Congo Benguela (eu quero ver quando Zumbi chegar)

Monjolo Cabinda Mina (o que vai acontecer, eu quero ver)

Quiloa

Jorge Ben Jor. Zumbi. in: A Tábua de Esmeralda. Philip Records: 1974. LP (3’31’’)

QUESTÃO 1

A canção de Jorge Ben Jor foi lançada na década de 1970, um período em que houve no Brasil um crescimento das organizações que lutavam por melhores condições de vida para a população negra do país, que sofria (e ainda sofre) diversos tipos de preconceito. Esses movimentos sociais também eram refletidos nas músicas. Sabendo disso, responda:

(A) Quais imagens você consegue vislumbrar ao ler a letra e ouvir a música Zumbi?

(B) Você sabe sobre a história de Zumbi? Faça uma pesquisa sobre Zumbi dos Palmares e anote sobre quem foi ele e qual a sua importância para a história de nosso país.

(C) Como Zumbi é retratado na letra da canção? Apresente trechos do texto que comprovem sua resposta.

QUESTÃO 2

Embora a canção de Jorge Ben Jor não utiliza a palavra “escravidão”, compreendemos ela retoma esse contexto social e histórico? Que abordagem a canção “Zumbi” faz desse contexto?

QUESTÃO 3

Leia as afirmativas a seguir sobre a música “Zumbi”:

I. Na segunda estrofe da música, há a menção de uma princesa africana vendida como escrava.

II. A quinta estrofe da música relata as riquezas da África no campo da plantação de cana, café e algodão.

III. É compreensível que a canção apresenta dois momentos bem delimitados: o primeiro retrata o sofrimento causado pela escravidão e o segundo retrata a chegada de Zumbi como um guerreiro pronto para vingar os atos violentos contra seu povo.

Sobre as afirmativas acima, podemos indicar que:

(A) apenas I e II estão corretas.

(B) apenas I e III estão corretas.

(C) apenas II e III estão corretas.

(D) todas estão corretas.

QUESTÃO 4

Releia os seguintes versos da música:

Eu quero ver 

Quando Zumbi chegar 

O que vai acontecer

A palavra em destaque se trata de:

(A) um advérbio interrogativo, que questiona uma ação realizada ou em curso.

(B) uma conjunção condicional, que introduz uma ideia de hipótese.

(C) uma locução conjuntiva, equivalente a “em qualquer tempo”.

(D) uma conjunção temporal que introduz uma ideia de tempo.

QUESTÃO 5

“A luta de Zumbi dos Palmares não terminou, ela se estende até hoje através de todos aqueles que lutam por igualdade, dignidade e respeito.”

A afirmativa acima considera que, embora o período da escravidão no Brasil tenha cessado, a luta por igualdade, dignidade e respeito se estende até hoje, como a representatividade dos movimentos da década de 1970. Em sua opinião, o que é necessário fazer ainda hoje para que a sociedade seja mais consciente e combatente do preconceito racial?

QUESTÃO 6

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Pesquise: como surgiu essa data e qual a importância de comemorá-la.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP21-A) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação.
(EF69LP21-B) Relacionar o texto com seu contexto de produção, bem como as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – E. Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2023.