Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

O que é interpretar uma história?

Interpretar uma história é muito mais do que apenas ler.
É como observar um céu estrelado: você vê os pontos brilhando, mas precisa juntar cada estrela para entender o desenho que elas formam.
Quando interpretamos uma narrativa, buscamos compreender:
✦ Quem são os personagens
As pessoas (ou animais, ou criaturas mágicas) que vivem a história.
✦ Onde ela acontece
O cenário — a floresta misteriosa, a cidade barulhenta, a casa com cheirinho de bolo.
✦ O que acontece
A sequência dos acontecimentos: início, meio, clímax, desfecho.
✦ Por que acontece
As causas, motivações e conflitos que movem a história.
✦ Como o autor nos conduz
A forma de escrever, as pistas, o humor, as emoções escondidas nas entrelinhas.
Dicas de Interpretação de Histórias
Quando você estiver diante de uma história, lembre-se de ouvir o que o texto diz… e o que ele quase diz. Preste atenção às pistas espalhadas pelo autor: uma palavra repetida, uma emoção escondida, um gesto que parece pequeno, mas ilumina o personagem. Observe como o cenário influencia os acontecimentos — às vezes, o lugar fala mais do que as falas. Pergunte-se sempre: “Por que isso aconteceu? O que esse personagem realmente quer?” E, por fim, deixe sua imaginação trabalhar junto com o texto.

Interpretar é costurar o que está escrito com o que você sente, criando um entendimento único e precioso, só seu.
Interpretar é juntar tudo isso para entender a mensagem do autor — aquilo que ele queria contar e aquilo que ele queria ensinar.
É ler com os olhos e com o coração.
Assista à videoaula sobre este assunto
Disponível em: https://youtu.be/AZxKeM7oLF8
Responda às perguntas
Leia o texto abaixo e respostas às questões sobre o mesmo:

A Borboleta que Tinha Pressa
Era uma vez uma borboleta que achava o mundo grande demais. Batia suas asas coloridas com tanta rapidez que mal via por onde passava. Certo dia, ela encontrou uma tartaruga dormindo ao pé de uma árvore.
— Por que você anda tão devagar? — perguntou a borboleta, já impaciente.
A tartaruga abriu um olho, sorriu devagarinho e respondeu:
— Para não perder as coisas bonitas que aparecem no caminho.
A borboleta tentou entender, mas logo saiu voando outra vez. No fim da tarde, cansada e meio triste, percebeu que não lembrava de nada do que tinha visto naquele dia. Nem uma flor, nem um cheiro, nem um céu diferente.
Então voltou até a tartaruga e pediu:
— Você me ensina a ver devagar?
A tartaruga sorriu novamente — dessa vez, com os dois olhos.

QUESTÃO 01
O tema principal da história é
(A) a importância de ser sempre rápido.
(B) a importância de aproveitar o caminho.
(C) a amizade entre animais diferentes.
(D) o medo da borboleta de se perder.
QUESTÃO 02
A borboleta não lembrava nada do que viu durante o dia porque
(A) dormiu no meio do voo.
(B) o dia estava muito nublado.
(C) voou demasiadamente rápido.
(D) estava procurando comida.
QUESTÃO 03
De acordo com o texto, o que faz as folhas perderem a cor verde é
(A) o aumento de ventos fortes.
(B) a falta de água no solo.
(C) a diminuição da clorofila.
(D) os animais que comem folhas.
QUESTÃO 04
O texto é classificado como explanatório porque
(A) tem personagens, tempo e lugar.
(B) explica um fenômeno da natureza.
(C) contém diálogo entre as árvores.
(D) fala sobre as emoções humanas.
QUESTÃO 05
Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) As folhas ficam verdes por causa da clorofila.
( ) A diminuição da luz do sol faz a planta produzir mais clorofila.
( ) No outono, podem aparecer cores como amarelo e vermelho nas folhas.
( ) As árvores mudam de cor para chamar a atenção dos animais.
QUESTÃO 06
No outono, a árvore muda a cor das folhas porque a quantidade de ________ diminui, e a planta passa a produzir menos ________.
QUESTÃO 07
Por que o texto pode ser considerado explanatório?
| Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
| Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação |
| Componente Curricular | Língua Portuguesa |
| Descritor | D9 – Identificfar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
| Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Revisão de texto: Revisão de texto, observando: coerência, coesão, aspectos ortográficos e gramaticais. |
| Habilidades | (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. |
| Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |
