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Língua Portuguesa: Interpretando Histórias

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

O que é interpretar uma história?

Interpretar uma história é muito mais do que apenas ler.
É como observar um céu estrelado: você vê os pontos brilhando, mas precisa juntar cada estrela para entender o desenho que elas formam.

Quando interpretamos uma narrativa, buscamos compreender:

✦ Quem são os personagens

As pessoas (ou animais, ou criaturas mágicas) que vivem a história.

✦ Onde ela acontece

O cenário — a floresta misteriosa, a cidade barulhenta, a casa com cheirinho de bolo.

✦ O que acontece

A sequência dos acontecimentos: início, meio, clímax, desfecho.

✦ Por que acontece

As causas, motivações e conflitos que movem a história.

✦ Como o autor nos conduz

A forma de escrever, as pistas, o humor, as emoções escondidas nas entrelinhas.

Dicas de Interpretação de Histórias 

Quando você estiver diante de uma história, lembre-se de ouvir o que o texto diz… e o que ele quase diz. Preste atenção às pistas espalhadas pelo autor: uma palavra repetida, uma emoção escondida, um gesto que parece pequeno, mas ilumina o personagem. Observe como o cenário influencia os acontecimentos — às vezes, o lugar fala mais do que as falas. Pergunte-se sempre: “Por que isso aconteceu? O que esse personagem realmente quer?” E, por fim, deixe sua imaginação trabalhar junto com o texto.

 Interpretar é costurar o que está escrito com o que você sente, criando um entendimento único e precioso, só seu.

Interpretar é juntar tudo isso para entender a mensagem do autor — aquilo que ele queria contar e aquilo que ele queria ensinar.
É ler com os olhos e com o coração.

Assista à videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/AZxKeM7oLF8

Responda às perguntas

Leia o texto abaixo e respostas às questões sobre o mesmo: 

A Borboleta que Tinha Pressa

Era uma vez uma borboleta que achava o mundo grande demais. Batia suas asas coloridas com tanta rapidez que mal via por onde passava. Certo dia, ela encontrou uma tartaruga dormindo ao pé de uma árvore.

— Por que você anda tão devagar? — perguntou a borboleta, já impaciente.

A tartaruga abriu um olho, sorriu devagarinho e respondeu:

— Para não perder as coisas bonitas que aparecem no caminho.

A borboleta tentou entender, mas logo saiu voando outra vez. No fim da tarde, cansada e meio triste, percebeu que não lembrava de nada do que tinha visto naquele dia. Nem uma flor, nem um cheiro, nem um céu diferente.

Então voltou até a tartaruga e pediu:

— Você me ensina a ver devagar?

A tartaruga sorriu novamente — dessa vez, com os dois olhos.

QUESTÃO 01

O  tema principal da história é

(A) a importância de ser sempre rápido.

(B) a importância de aproveitar o caminho.

(C) a amizade entre animais diferentes.

(D) o medo da borboleta de se perder.

QUESTÃO 02

A borboleta não lembrava nada do que viu durante o dia porque

 (A) dormiu no meio do voo.
(B) o dia estava muito nublado.
(C) voou demasiadamente rápido.
(D) estava procurando comida.

QUESTÃO 03

De acordo com o texto, o que faz as folhas perderem a cor verde é

(A) o aumento de ventos fortes.
(B) a falta de água no solo.
(C) a diminuição da clorofila.
(D) os animais que comem folhas.

QUESTÃO 04

O texto é classificado como explanatório porque

(A) tem personagens, tempo e lugar.
(B) explica um fenômeno da natureza.
(C) contém diálogo entre as árvores.
(D) fala sobre as emoções humanas.

QUESTÃO 05

Assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) As folhas ficam verdes por causa da clorofila.

( ) A diminuição da luz do sol faz a planta produzir mais clorofila.

( ) No outono, podem aparecer cores como amarelo e vermelho nas folhas.

( ) As árvores mudam de cor para chamar a atenção dos animais.

QUESTÃO 06

No outono, a árvore muda a cor das folhas porque a quantidade de ________ diminui, e a planta passa a produzir menos ________.

QUESTÃO 07

Por que o texto pode ser considerado explanatório?


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD9 – Identificfar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoRevisão de texto:
Revisão de texto, observando: coerência, coesão, aspectos ortográficos e gramaticais.
Habilidades(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.