Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Infográfico
Olá, estudantes!
Vocês já devem ter visto em revistas, jornais, livros didáticos e até mesmo na internet um gênero textual que combina imagens, gráficos, textos e ilustrações. Esse tipo de texto facilita a compreensão e é conhecido como infográfico.
A palavra “infográfico” é uma junção de “informação” + “gráfico”, ou seja, uma imagem que transmite informações.
Os infográficos são textos que compartilham conhecimentos utilizando elementos visuais, como desenhos e outros recursos gráficos, para transmitir mensagens e dados de maneira clara e objetiva.
O gênero infográfico pode ser usado em diversos contextos, como apresentações, reportagens, materiais educacionais e até mesmo em campanhas publicitárias.
A estrutura do infográfico pode variar dependendo do conteúdo e do propósito, mas geralmente consiste em três elementos principais: título, visualização de dados e texto explicativo.
Além desses elementos básicos, um infográfico pode conter outros elementos como legendas, fontes de dados, citações, linhas de tempo, setas direcionais, entre outros.
Veja o infográfico:
Atividades
1- Os infográficos são textos que compartilham conhecimentos utilizando elementos visuais, como desenhos e outros recursos gráficos, para transmitir mensagens e dados de maneira clara e objetiva. Sabendo disso, é característica do infográfico exceto:
(A) Os infográficos podem ser usados em revistas, jornais, livros didáticos e outros.
(B) A estrutura do infográfico pode variar dependendo do conteúdo e do propósito.
(C) Os infográficos compartilham conhecimentos utilizando elementos visuais, como desenhos e outros recursos gráficos.
(D) O gênero infográfico pode ser usado apenas em contextos publicitários.
(E) Um infográfico pode conter legendas, fontes de dados, citações, linhas de tempo, setas direcionais, entre outros.
2- Sobre os elementos do infográfico:
I- A estrutura do infográfico consiste em três elementos principais: título, visualização de dados e texto explicativo.
II- O infográfico pode conter legendas e fontes de dados.
III- O infográfico pode conter citações, linhas de tempo e setas direcionais.
(A) Apenas a afirmativa I é verdadeira
(B) Apenas a afirmativas II é verdadeira
(C) Apenas a afirmativa III é verdadeira
(D) Todas as afirmativas são falsas
(E) Todas as afirmativas são verdadeiras
3- Conheça o infográfico seguinte. Observe e responda:
a) Qual é o título do infográfico apresentado:
b) Que recursos visuais foram utilizados:
c) Para quem você acha que foi elaborado este infográfico:
d) Em sua opinião, qual é a finalidade deste texto:
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |