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Língua Portuguesa – Identificando a tese do texto

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o Agrupamento I (9º ano) do Ciclo da adolescência foi veiculada na TV no dia 27/05/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

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O objetivo de um texto argumentativo é convencer o leitor de um determinado ponto de vista, a respeito de um tema específico. Para tanto, o produtor desse gênero, deve mobilizar argumentos que sustentem seu ponto de vista, isto é, sua tese. Nessa atividade, você estudará sobre a tese: do que se trata e como localizá-la em um texto. Bons estudos!

Agrupamento I|9 ano|Ciclo da Adolescência |Língua Portuguesa | Prof. Marlon Cássio Gomes dos Santos

Olá, tudo bem? Nesta aula você irá estudar o texto argumentativo, de modo mais específico, sobre a tese do texto. Antes desse estudo, relembre algo a respeito da organização textual.

O ser humano constrói textos para estabelecer comunicação. Desde uma simples e passageira interjeição como “Oi” até uma mensagem muitíssimo extensa, falada ou escrita.  No processo de escrita de textos, eles ganharam formas de organização distintas, com objetivos claramente distintos também. As principais formas de organização textual registradas na humanidade são, assim:

Narrativa: aquela que compreende textos que contam uma história, relatam um acontecimento.

Argumentativa: a que visa ao convencimento do interlocutor.

Descritiva: cuja finalidade é apresentar concreta ou metaforicamente uma dada descrição.

Para cada uma dessas formas de organização textual há incontáveis gêneros textuais diferentes. Para argumentar, por exemplo, há os gêneros dissertação argumentativa, artigo de opinião, resenha crítica, editorial, carta argumentativa e tantos outros textos. No entanto, todo texto argumentativo possui alguns elementos em comum, um deles é a tese. O texto de cunho argumentativo tem como principal objetivo convencer o leitor a respeito de algum tema, sob a ótica de determinado ponto de vista central do texto. Por isso, é necessário que a tese de um texto seja clara e que os argumentos apresentados no decorrer do texto estejam em conformidade com ela.  

Nos gêneros argumentativos escritos, sobretudo, convém que essa tese seja apresentada, de maneira clara, logo de início e que, depois, através de uma argumentação clara e objetiva seja sustentada/defendida, com a missão de convencer o leitor.

Nesta atividade, você poderá identificar e refletir a respeito de teses em textos argumentativos. 

O ouro da biotecnologia

Até os bebês sabem que o patrimônio natural do Brasil é imenso. Regiões como a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica – ou o que restou dela – são invejadas no mundo todo por sua biodiversidade. Até mesmo ecossistemas como o do cerrado e o da caatinga têm mais riqueza de fauna e flora do que se costuma pensar. A quantidade de água doce, madeira, minérios e outros bens naturais é amplamente citada nas escolas, nos jornais e nas conversas. O problema é que tal exaltação ufanista (“Abençoado por Deus e bonito por natureza”) é diretamente proporcional à desatenção e ao desconhecimento que ainda vigoram sobre essas riquezas.

Estamos entrando numa era em que, muito mais do que nos tempos coloniais (quando pau-brasil, ouro, borracha etc. eram levados em estado bruto para a Europa), a exploração comercial da natureza deu um salto de intensidade e refinamento. Essa revolução tem um nome: biotecnologia. Com ela, a Amazônia, por exemplo, deixará em breve de ser uma enorme fonte “potencial” de alimentos, cosméticos, remédios e outros subprodutos: ela o será de fato – e de forma sustentável. Outro exemplo: os créditos de carbono, que terão de ser comprados do Brasil por países que poluem mais do que podem, poderão significar forte entrada de divisas. Com sua pesquisa científica carente, indefinição quanto à legislação e dificuldades nas questões de patenteamento, o Brasil não consegue transformar essa riqueza natural em riqueza financeira. Diversos produtos autóctones, como o cupuaçu, já foram registrados por estrangeiros – que nos obrigarão a pagar pelo uso de um bem original daqui, caso queiramos (e saibamos) produzir algo em escala com ele. Além disso, a biopirataria segue crescente. Até mesmo os índios deixam que plantas e animais sejam levados ilegalmente para o exterior, onde provavelmente serão vendidos a peso de ouro. Resumo da questão: ou o Brasil acorda para a nova realidade econômica global, ou continuará perdendo dinheiro como fruta no chão.

(Daniel Piza. O Estado de S. Paulo)

Uma frase que resume a ideia principal do texto é:

A A Amazônia é fonte “potencial” de riquezas.

B. As plantas e os animis são levados ilegalmente. 

C. O Brasil desconhece o valor de seus bens naturais.

D. Os bens naturais são citados na escola

(http://provabrasil.inep.gov.br/)

Veja, a intenção da pergunta é avaliar se você consegue identificar a tese apresentada pelo autor do texto, isto é, a ideia principal do texto. Em geral, a tese aparece no início do texto, nesse sentido, é provável que esteja no primeiro parágrafo. Releia e observe a tese em destaque: 

Até os bebês sabem que o patrimônio natural do Brasil é imenso. Regiões como a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica – ou o que restou dela – são invejadas no mundo todo por sua biodiversidade. Até mesmo ecossistemas como o do cerrado e o da caatinga têm mais riqueza de fauna e flora do que se costuma pensar. A quantidade de água doce, madeira, minérios e outros bens naturais é amplamente citada nas escolas, nos jornais e nas conversas. O problema é que tal exaltação ufanista (“Abençoado por Deus e bonito por natureza”) é diretamente proporcional à desatenção e ao desconhecimento que ainda vigoram sobre essas riquezas.

A tese, que está em destaque, dialoga perfeitamente com a alternativa “C”. O autor inicia o texto constatando que o patrimônio natural do Brasil é muito grande por meio de exemplificações nas quatro primeiras frases. Na última frase do parágrafo, ele ressalta “o problema”, e esse problema é justamente seu ponto de vista sobre esse tema. No parágrafo seguinte, ele vai explicar e justificar essa tese apresentada. 

Agora é sua vez de praticar!

Atividade

Identifique a tese de cada texto a seguir:

Questão 1 – Leia o trecho de uma notícia:

“As descobertas de asteroides e cometas são muito importantes, mas, como não mudam o preço do arroz e do feijão nem curam o câncer, os governantes não investem muito dinheiro nelas”, ironiza.

https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2013/02/20/mundo-deve-investir-mais-na-busca-por-meteoros-para-evitar-desastres-alerta-astronomo.htm#:~:text=Apesar%20do%20tamanho%2C%20os%20asteroides,oferece%20perigo%20para%20a%20Terra.

Pelo trecho, pode-se inferir que tese a respeito do investimento na área de pesquisa astronômica?

Questão 2 – Leia o texto a seguir:


A Nina Horta que me perdoe, mas vou recomeçar o trabalho com o assunto dela: comida. Alguém já me
disse que férias boas são aquelas em que a gente volta fisicamente um pouco mais cansada e gorda.
Concordo porque foi assim que retornei.

[…]
No meu ponto de vista, comer é principalmente uma questão social e afetiva que leva ao prazer, e umagrande parcela dos mais novos não tem a chance de desfrutar desses aspectos da alimentação porque simplesmente não aprende como fazê-lo.

[…] Quem convive com crianças sabe que adoram doces industrializados, salgadinhos e refrigerantes. Não conhecem legumes, verduras e frutas e, por isso, recus”am tais alimentos. 

Ajudar a criança a refinar seus sentidos gustativo e olfativo e a desenvolver o prazer de comer com outras pessoas, inserindo-a nas tradições culinárias da família, é um modo de fazer com que ela sinta que pertence àquele grupo familiar.

E esse sentimento de pertencimento, que nos acompanha até o final da vida, é um alento perante as adversidades que enfrentamos.

Comer bem, com prazer e em boa companhia é uma questão de educação. Cozinhar para outra pessoa é uma demonstração de amor.

[…]

(SAYÃO, Rosely. Folha de S. Paulo, 18/4/2013) 

A tese do texto pode ser identificada no em qual trecho?

  1. “Quem convive com crianças sabe que adoram doces industrializados, salgadinhos e refrigerantes.”
  2. “comer é principalmente uma questão social e afetiva que leva ao prazer”.
  3. “E esse sentimento de pertencimento, que nos acompanha até o final da vida, é um alento perante as
    adversidades que enfrentamos.”
  4. “Alguém já me disse que férias boas são aquelas em que a gente volta fisicamente um pouco mais cansada e gorda”.

Habilidades (EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (resenha crítica, entre outros), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

Referências:http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/argumentacao.html 

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).