Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
O ato de ler envolve uma série de processos que incluem inferir os efeitos de sentido dados pelo humor e pela ironia, por exemplo, para promover reflexões, críticas e lições. Esses efeitos de sentido humorísticos e irônicos podem ser facilmente encontrados em tirinhas, charges, cartuns, haicais, entre tantos outros gêneros literários.
O humor é uma ferramenta capaz de gerar risos e descontração no leitor, mas seu objetivo não é necessariamente provocar o riso. Ele pode ser utilizado para aliviar tensões, quebrar expectativas e padrões ao transmitir a mensagem. Um recurso muito utilizado nos textos para provocar humor é o emprego da figura de linguagem chamada ironia.
A ironia consiste em dizer o oposto do que se pensa, de forma sarcástica ou provocativa. Ela é frequentemente utilizada para criticar comportamentos, situações ou ideias, de maneira indireta e muitas vezes ambígua. Nas acusações políticas, por exemplo, a ironia é empregada para denunciar contradições e injustiças de forma satírica, provocando reflexões no leitor.
Através do humor e da ironia, é possível que o produtor do texto faça alguma crítica social – uma análise e avaliação de algo, podendo ser positiva ou negativa. Nos textos, a crítica é essencial para promover questionamentos e debates, incentivando a reflexão sobre determinados temas. Os cartões, por exemplo, muitas vezes carregam críticas sociais ou políticas, utilizando a imagem e o texto para comunicar seu posicionamento ideológico. Em uma tirinha, por exemplo, o humor, a ironia ou a crítica podem estar contidas nas expressões faciais das personagens, e não em um elemento verbal. Ao produzir textos que envolvem humor, ironia e crítica, é importante considerar o contexto e o público-alvo, garantindo que esses elementos sejam utilizados de maneira eficaz e respeitosa. Além disso, é necessário estudar os mais variados recursos da língua nos mais variados textos que circulam na sociedade para compreender que nem todo recurso linguístico cabe em todo gênero.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Observe o cartum a seguir para responder às questões 1 e 2.
QUESTÃO 1
Qual linguagem é empregada na construção do cartum?
(A) Linguagem verbal
(B) Linguagem não verbal
(C) Linguagem mista
(D) Linguagem vulgar
QUESTÃO 2
Depois de ler e interpretar o cartum, responda:
(A) Podemos perceber que a personagem está encostada no tronco de uma árvore. Explique como a imagem da árvore é construída.
(B) Descreva a personagem encostada na árvore.
(C) Qual é a reflexão retratada no cartum?
QUESTÃO 3
Leia o haicai a seguir:
o acidente
muito o preocupou
o flash registrou
(A) Em qual ou quais contextos a situação apresentada pode ser retratada?
(B) Levante hipóteses: o que a forma verbal preocupou pode dizer sobre a personagem?
(C) Levante hipóteses: qual foi a ação da personagem após o momento de preocupação apontado no segundo verso do haicai?
(D) Pensando que a personagem fotografou o acidente, que situação irônica pode ser percebida no haicai?
(E) Que crítica social pode ser percebida no texto?
QUESTÃO 4
Leia a tirinha a seguir:
Em que consiste o humor da tirinha?
(A) O humor da tirinha está no fato de Seninha não conseguir controlar seu carrinho de controle remoto.
(B) O humor da tirinha está na associação entre o trânsito congestionado no período de férias, em que muitas pessoas viajam, com o número de crianças, de férias, brincando com carrinhos de controle remoto.
(C) O humor da tirinha está no fato de Seninha deixar de pilotar um carro de Fórmula 1 para brincar com um carrinho de controle remoto.
(D) O humor da tirinha está explícito no terceiro quadrinho, em que há várias crianças brincando com carrinhos de controle remoto, enquanto poderiam estar viajando, deixando de aproveitar o período de férias.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF89LP33-A) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação) adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, crônicas visuais, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poemas concretos, entre outros. (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022. |