You are currently viewing Língua Portuguesa – Humor, ironia e crítica em textos variados

Língua Portuguesa – Humor, ironia e crítica em textos variados

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-2855982/> Acesso em: 04, abr. 22

O ato de ler envolve uma série de processos que incluem inferir os efeitos de sentido dados pelo humor e pela ironia, por exemplo, para promover reflexões, críticas e lições. Esses efeitos de sentido humorísticos e irônicos podem ser facilmente encontrados em tirinhas, charges, cartuns, haicais, entre tantos outros gêneros literários.

O humor é uma ferramenta capaz de gerar risos e descontração no leitor, mas seu objetivo não é necessariamente provocar o riso. Ele pode ser utilizado para aliviar tensões, quebrar expectativas e padrões ao transmitir a mensagem. Um recurso muito utilizado nos textos para provocar humor é o emprego da figura de linguagem chamada ironia.

A ironia consiste em dizer o oposto do que se pensa, de forma sarcástica ou provocativa. Ela é frequentemente utilizada para criticar comportamentos, situações ou ideias, de maneira indireta e muitas vezes ambígua. Nas acusações políticas, por exemplo, a ironia é empregada para denunciar contradições e injustiças de forma satírica, provocando reflexões no leitor.

Através do humor e da ironia, é possível que o produtor do texto faça alguma crítica social – uma análise e avaliação de algo, podendo ser positiva ou negativa. Nos textos, a crítica é essencial para promover questionamentos e debates, incentivando a reflexão sobre determinados temas. Os cartões, por exemplo, muitas vezes carregam críticas sociais ou políticas, utilizando a imagem e o texto para comunicar seu posicionamento ideológico. Em uma tirinha, por exemplo, o humor, a ironia ou a crítica podem estar contidas nas expressões faciais das personagens, e não em um elemento verbal. Ao produzir textos que envolvem humor, ironia e crítica, é importante considerar o contexto e o público-alvo, garantindo que esses elementos sejam utilizados de maneira eficaz e respeitosa. Além disso, é necessário estudar os mais variados recursos da língua nos mais variados textos que circulam na sociedade para compreender que nem todo recurso linguístico cabe em todo gênero.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola. 9º ano Língua Portuguesa Aprender Sempre 2º Bim Videoaula 1. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=olZlWJKSAfk&list=PLxRkqxlT0AC2zhuBLG2VA4-UYwfPO_BNN&index=1> Acesso em: 05, abr. 2022

Responda às questões a seguir.

Observe o cartum a seguir para responder às questões 1 e 2.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1136503/> Acesso em: 04, abr. 22

QUESTÃO 1

Qual linguagem é empregada na construção do cartum?

(A) Linguagem verbal

(B) Linguagem não verbal