Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
.

Gráficos e infográficos
Gráficos são representações visuais utilizadas para apresentar dados numéricos de forma clara e objetiva. Eles têm a função de facilitar a compreensão de informações que, se estivessem apenas em forma de texto ou tabela, poderiam ser difíceis de interpretar. Em geral, os gráficos tornam a leitura mais dinâmica e eficiente, permitindo comparações rápidas, identificação de tendências e análise de variações em determinadas situações.
Entre os tipos mais comuns de gráficos, destacam-se o gráfico de colunas, o gráfico de pizza e o gráfico de linha. O gráfico de colunas representa os dados por meio de colunas verticais. Ele é amplamente utilizado quando se deseja comparar valores entre diferentes categorias. Por exemplo, ao apresentar as notas de uma turma em uma prova, cada coluna pode corresponder ao desempenho de um aluno. Para compreender esse tipo de gráfico, é importante observar os dois eixos: o eixo horizontal (eixo x), que indica as categorias — como os nomes dos alunos —, e o eixo vertical (eixo y), que mostra os valores — nesse caso, as notas. Quanto mais alta for a coluna, maior será o valor representado.
O gráfico de pizza, também conhecido como gráfico de setores ou gráfico circular, é representado por um círculo dividido em fatias, que indicam proporções ou percentuais de um todo. Ele é mais adequado para mostrar como algo se divide entre diferentes partes. Por exemplo, a distribuição do tempo de uma pessoa durante o dia pode ser apresentada por meio de um gráfico de pizza: 40% dormindo, 30% estudando e 30% em lazer. Nesse tipo de gráfico, as fatias maiores representam as partes mais significativas do total analisado.
Já o gráfico de linha é formado por pontos conectados por linhas, permitindo visualizar a evolução de um valor ao longo do tempo. Ele é muito utilizado para mostrar mudanças graduais, como a variação da temperatura durante uma semana ou o crescimento de uma população. Uma linha ascendente indica aumento dos valores ao longo do tempo, enquanto uma linha descendente representa uma diminuição.
Todos os gráficos devem conter alguns elementos essenciais: título, que informa o tema; eixos identificados, no caso dos gráficos de linha e colunas; legendas, quando necessárias; e a fonte dos dados.
Em situações didáticas, os dados apresentados podem ser fictícios, ou seja, criados apenas para exemplificar o conteúdo. Nesses casos, é preciso isso deixar claro para o leitor.
Além dos gráficos, também é importante conhecer os infográficos. Um infográfico é um recurso visual que combina imagens, textos explicativos e dados numéricos para transmitir informações de maneira clara e atrativa. Ele é utilizado para tornar a leitura mais rápida e acessível, facilitando o entendimento de assuntos complexos. Muito comuns em jornais, revistas, sites e redes sociais, os infográficos unem elementos verbais (palavras) e não verbais (imagens, ícones, gráficos, tabelas) em uma mesma estrutura.
Os infográficos geralmente incluem textos curtos, ícones, cores chamativas, ilustrações e números. Além disso, contam com títulos, legendas e uma organização visual pensada para guiar o olhar do leitor e facilitar a assimilação do conteúdo. Por isso, são frequentemente utilizados para explicar temas de interesse público, como o consumo de água, os índices de desmatamento, dicas de saúde, funcionamento de produtos e outros assuntos que exigem clareza e objetividade.
Embora gráficos e infográficos tenham objetivos semelhantes — facilitar a comunicação de informações —, eles se diferenciam na forma e na abrangência. O gráfico se concentra na representação numérica, enquanto o infográfico integra dados com explicações, imagens e recursos visuais variados, tornando-se um texto híbrido e mais completo.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o infográfico a seguir para responder às questões.
QUESTÃO 1
De acordo com o infográfico, a segregação espacial pode ser definida como
(A) o crescimento populacional acelerado nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.
(B) a concentração de diferentes classes sociais em locais específicos, gerando desigualdades.
(C) A ampliação dos espaços públicos nas regiões urbanas e a diminuição da marginalização.
(D) a distribuição igualitária de serviços públicos e habitação e o investimento em áreas abastadas.
QUESTÃO 2
As escalas mencionadas no infográfico para a ocorrência da segregação espacial são
(A) local, estadual e nacional.
(B) nacional, intra-urbana e regional.
(C) rural, urbana e intra-urbana.
(D) municipal, metropolitana e global.
QUESTÃO 3
O infográfico apresenta dados sobre a população brasileira que vive em favelas e a predominância de pessoas negras nesse contexto. Por que você acha que existe essa relação entre etnia e moradia em áreas segregadas?
QUESTÃO 4
O infográfico sugere várias formas de contornar a segregação espacial. Escolha uma dessas formas e explique como ela poderia melhorar a qualidade de vida das populações mais vulneráveis.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Procedimentos de leitura |
Habilidade estruturante: | (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. |
Descritores: | D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 |