Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Gráficos
Olá, estudantes!
Vejam a imagem seguinte:
Qual é o assunto apresentado? Qual é o público pesquisado?
A representação acima é um gráfico.
O gráfico é um gênero textual que nos ajuda a entender dados quantitativos de maneira muito mais clara e visual. Eles são muito utilizados no universo matemático, mas também podem ser encontrados em outras áreas do conhecimento.
Além disso, os gráficos são verdadeiros facilitadores de leitura, pois nos auxiliam a compreender de forma mais fácil e rápida informações que poderiam ser complexas em um texto escrito. Com eles, podemos comparar dados, identificar tendências e visualizar informações de forma muito mais dinâmica.
Existem vários tipos de gráficos, os mais usados são:
Gráfico de barras: utilizado para comparar quantidades em diferentes categorias.
Gráfico de linhas: utilizado para mostrar a evolução de um elemento ao longo do tempo.
Gráfico de pizza: utilizado para mostrar a proporção de diferentes categorias em relação ao total.
Gráfico de dispersão: utilizado para mostrar a relação entre dois elementos.
Os elementos de um gráfico podem variar dependendo do tipo de gráfico utilizado, mas geralmente incluem: título, dados, eixos, legendas e fonte.
Atividades
O gráfico é um gênero textual que nos ajuda a entender dados quantitativos de maneira muito mais clara e visual. Eles são muito utilizados no universo matemático, mas também podem ser encontrados em outras áreas do conhecimento.
1- Qual é a função principal do gráfico?
(A) Mostrar informações de forma escrita.
(B) Facilitar a compreensão de dados quantitativos.
(C) Substituir o texto em documentos oficiais.
(D) Visualizar informações em uma sequência lógica.
(E) Facilitar a compreensão de dados qualitativos.
2- Qual é o tipo de gráfico mais utilizado para mostrar a proporção de diferentes categorias em relação ao total?
(A) Gráfico de barras
(B) Gráfico de linhas
(C) Gráfico de pizza
(D) Gráfico de dispersão
(E) Gráfico de bolhas
3- Qual é o tipo de gráfico mais utilizado para mostrar a relação entre dois elementos?
(A) Gráfico de barras
(B) Gráfico de linhas
(C) Gráfico de pizza
(D) Gráfico de dispersão
(E) Gráfico de bolhas
4- Veja o gráfico seguinte e responda:
a) Qual é o assunto apresentado?
b) Qual é o público pesquisado?
5- Qual é a fruta mais preferida pelas crianças?
6- E a menos preferida?
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempode fala e adequando a linguagem à situação comunicativa. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |