Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Os textos jornalísticos são aqueles que aproximam o leitor, ouvinte ou espectador do jornal ou de algum meio de comunicação com o objetivo de comunicar, informar, prestar algum serviço ao seu interlocutor.
De modo geral, os textos jornalísticos são formais, utilizam, portanto, a modalidade padrão da língua para serem produzidos, e podem ser reproduzidos de maneira escrita e falada. Contudo, cada gênero possui particularidades estruturais, temáticas e sociocomunicativas, além do estilo particular de quem o produz. Leia, a seguir, sobre alguns gêneros textuais do campo jornalístico.
O gênero textual notícia é um texto curto, direto, que relata fatos e acontecimentos reais, atuais e cotidianos. Esse gênero tem por objetivo informar o leitor ou espectador. O autor de uma notícia deve escrever de modo impessoal, isto é, não emitir sua opinião. Para tentar alcançar esse grau de impessoalidade do texto, é preciso escrevê-lo na 3ª pessoa. A notícia costuma ser composta por um título, também chamado de manchete, um subtítulo, o lide, que é um parágrafo introdutório que sintetiza as informações do texto, e o corpo do texto, que detalha as informações apresentadas no lide.
O gênero textual reportagem, por sua vez, além de informar, tem por objetivo explicar e formar opiniões. Para isso, quem produz esse gênero, pode opinar sobre o assunto que está abordando. Na reportagem, é possível aprofundar sobre o assunto por meio de entrevistas, pesquisas e correlação com outras notícias. Inclusive, uma reportagem pode nascer a partir de uma notícia.
Outro gênero do campo jornalístico é a entrevista. Para que uma entrevista aconteça, é necessário que haja, pelo menos, dois interlocutores: a pessoa que entrevista, isto é, a que faz perguntas, e a pessoa entrevistada, aquela que as responde. O objetivo de uma entrevista depende bastante de qual contexto os interlocutores estão inseridos. Por exemplo, uma entrevista de emprego ou uma entrevista televisionada com uma pessoa famosa.
Além dos gêneros apresentados neste texto, há outros gêneros jornalísticos, como o podcast, crônica jornalística, nota, coluna, dentre outros. Qual é o seu gênero preferido?
Vamos responder algumas questões?
Leia o texto a seguir para responder às questões:
Prefeitura de Goiânia promove, a partir desta sexta-feira (04/03), concurso de redação com tema “Violência Contra as Mulheres – Triste Realidade”
Certame é destinado a estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação, e integra pacote de ações programadas para o mês da mulher. “A compreensão sobre as formas de violência deve começar ainda na infância. Se queremos construir cidadãos de bem, precisamos ensiná-los a refletir sobre essas temáticas”, afirma prefeito Rogério Cruz
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Educação, promove, a partir desta sexta-feira (04/03), concurso para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação com tema: “Violência Contra as Mulheres – Triste Realidade”. Iniciativa integra ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março.
O concurso tem por objetivo provocar reflexão sobre a importância das práticas e políticas de prevenção e combate à violência contra a mulher. Resultado será divulgado no site da prefeitura: www.goiania.go.gov.br, no dia 30 de março.
“A compreensão sobre as formas de violência deve começar ainda na infância. Se queremos construir cidadãos de bem, precisamos ensiná-los a refletir sobre essas temáticas”, afirma prefeito Rogério Cruz.
As produções serão divididas em história em quadrinho para o 5º ano, e crônica para o 9º ano. Inscrições serão realizadas nas unidades escolares, que disponibilizarão formulário para os interessados. No ato da inscrição, estudantes devem anexar suas respectivas produções, que serão analisadas e classificadas pela comissão julgadora.
Serão premiados cinco estudantes do 5º ano e cinco do 9º ano, definidos em 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares, com posterior cerimônia de entrega de premiação.
Cada unidade educacional poderá inscrever somente duas produções, uma do 5º ano e uma do 9º ano. Dessa forma, caso mais estudantes dessas turmas tenham interesse em participar, a instituição deverá realizar processo de seleção interno.
“Precisamos conscientizar nossos jovens de que a violência contra a mulher não pode perpetuar em nossa sociedade”, destaca a secretária da Mulher, Tatiana Lemos.
Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) – Prefeitura de Goiânia<https://www.goiania.go.gov.br/prefeitura-de-goiania-promove-a-partir-desta-sexta-feira-04-03-concurso-de-redacao-com-tema-violencia-contra-as-mulheres-triste-realidade/> Acesso em 04, mar. 2022
QUESTÃO 1
O texto que você acabou de ler é:
(A) uma notícia
(B) uma reportagem
(C) uma entrevista
(D) um podcast
QUESTÃO 2
Localize o lide do texto e responda às seguintes questões:
A) O que está sendo informado?
B) Quem está envolvido?
C) Quando o fato aconteceu ou acontecerá?
D) Onde o fato aconteceu ou acontecerá?
QUESTÃO 3
Qual é o objetivo do texto que você acabou de ler?
(A) Informar sobre um concurso de redação.
(B) Refletir sobre a violência contra as mulheres.
(C) Descrever os gêneros exigidos em um concurso.
(D) Conscientizar os jovens sobre um tema importante.
QUESTÃO 4
Releia o seguinte trecho do texto:
“A compreensão sobre as formas de violência deve começar ainda na infância. Se queremos construir cidadãos de bem, precisamos ensiná-los a refletir sobre essas temáticas”, afirma prefeito Rogério Cruz.
O trecho acima é uma fala do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, evidenciando uma situação de entrevista. Porém, esse trecho, por si só, não caracteriza todo o texto como uma entrevista. Por quê?
QUESTÃO 5
Faça uma entrevista com alguma pessoa de sua classe a respeito do texto lido para essa atividade. Para isso, primeiramente, elabore as perguntas que irá fazer. Ao transcrever as respostas da pessoa entrevistada para seu caderno, lembre-se de reproduzir as falas na íntegra e de colocá-las entre aspas (“ “).
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades Estruturantes: | (EF06LP02) Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.(EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros (notícias, cartas do leitor, crônicas, entrevistas, entre outros) considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação – ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, a construção da textualidade relacionada as propriedades textuais e do gênero. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022. JORNAL JOCA. https://www.jornaljoca.com.br/games-tem-acoes-contra-a-covid-19/ Acesso em 07, fev. 22 TODA MATÉRIA. https://www.todamateria.com.br/genero-textual-reportagem/ Acesso em 09, fev. 22 TODA MATÉRIA. https://www.todamateria.com.br/genero-textual-entrevista/ Acesso em 09, fev. 22 |