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Língua Portuguesa – Gêneros propositivos reivindicatórios

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Comunicação. Disponível em:  <https://pixabay.com/images/id-3036181/> Acesso em: 26, abr. 22

Os textos propositivos e reivindicatórios são textos argumentativos que têm objetivos distintos.

Os textos propositivos dizem respeito a propor, recomendar, sugerir algo que julga ser direito ou adequado para alguém ou para muitos. 

Textos reivindicatórios são exigências, documentos em que o escritor reivindica, solicita, cobra por algo que confie ter direito. 

Os atos propositivo e reivindicatório estão presentes em vários gêneros, como o cartaz.

Imagem elaborada no Canva pela equipe NEC/SME – Goiânia

O cartaz pode ser um gênero propositivo, porque, além de informar, ele pode sugerir, propor algo como, por exemplo, a participação em uma palestra, a visita a uma exposição. Da mesma forma que algo pode ser proposto em um cartaz, é possível que algo seja reivindicado através dele como, por exemplo, o fim da violência sexual infantil, a luta por direitos trabalhistas.

O gênero abaixo-assinado é outro gênero textual reivindicatório. Nesse texto, um grupo de pessoas envolvidas num só objetivo se une para solicitar, reivindicar melhorias, soluções, entre outros motivos. O público-alvo é composto por pessoas com poder de decisão. A linguagem empregada deve ser clara, objetiva e precisa seguindo o padrão formal. Estruturalmente, compõe-se das seguintes particularidades: 

i. vocativo – nome do destinatário e/ou o cargo, acompanhado do pronome de tratamento necessário; 

ii. corpo do texto – apresentação dos argumentos de fato, seguidos das referidas solicitações; 

iii. local, data e assinatura dos solicitantes – pode ir, ainda, dados pessoais dos requerentes, além de cargo e endereço.

A carta de reclamação é um gênero em que o autor se coloca como um sujeito que reivindica direitos, exigindo do interlocutor a resolução de seu problema. Neste caso, o estilo do texto é sustentado por relatos de acontecimentos e menções das leis.

O gênero folder (de origem inglesa, significa folheto dobrado), também chamado de flyer, é um texto muito usado em peças de campanhas sociais. Diferente dos folhetos e panfletos, que podem não ter dobras, o folder, que tende a ser impresso, é constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras e traz conteúdo informativo ou publicitário. Esse gênero é dividido em blocos, composto de recursos verbais e não verbais.

De maneira objetiva, o folder apresenta capa, uma mensagem no interior da dobra e a última página, que costuma conter informações como contatos. Sua linguagem varia de acordo com o público-alvo que, geralmente, é objetiva, com vocabulários específicos da área a qual se refere. 

Você já observou que o gênero folder parece muito simples, mas circula em diversos contextos? Em quais situações um folder poderia propor ações e reivindicar direitos?

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Apender Sempre – L. Port. – 8º Ano – 2º Bim – Videoaula 4 – Gêneros propositivos reivindicatórios – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=laGoMqOSM68> Acesso em: 16, mai. 22

Responda às questões a seguir:

QUESTÃO 1

Uma das funções dos textos propositivos reivindicatórios é:

(A) Entreter o leitor.

(B) Provocar reflexão e buscar mudanças.

(C) Informar sobre fatos históricos.

(D) Despertar medo nas pessoas.

QUESTÃO 2

Qual dos exemplos a seguir não se enquadra como reivindicação de um texto propositivo?

(A) Manifesto por igualdade de gênero.

(B) Receita de bolo.

(C) Carta aberta solicitando melhorias na comunidade.

(D) Petição online em defesa dos animais.

QUESTÃO 3

O folder é um gênero muito utilizado em campanhas sociais. O texto tende a ser impresso, é constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras e traz conteúdo informativo ou publicitário. Ele pode ser usado para propor algo ou reivindicar direitos. Sabendo disso, elabore um folder que proponha ou recomende ações a serem desenvolvidas em sua escola nas festividades juninas. Atente-se às dicas:

(A) Planeje seu folder em três partes: capa, mensagem e informações finais.

(B) Ao elaborar a capa, desenhe ou selecione uma imagem que dialogue com o tema do folder. Não coloque muitas informações: nesta parte, apenas o essencial para a identificação do tema (título e subtítulo, se houver).

(C) Na parte interior do folder, organize as proposições em parágrafos ou tópicos. Também é possível inserir imagens ou desenhos nesta parte, mas tome cuidado para não  prejudicar o espaço reservado ao texto.

(D) Na terceira página, insira informações objetivas, tais como: telefones para contato para orçamento da festividade, links de site com sugestões de roupas ou com ideias para festas juninas, por exemplo.

QUESTÃO 4

Chegou o momento de exercitar sua habilidade de expressão escrita através de uma carta de aconselhamento. Nesta atividade, você terá a oportunidade de abordar um problema ou situação que te incomoda, de forma respeitosa e construtiva.
Escolha um tema que esteja relacionado ao ambiente escolar, como por exemplo: condições precárias dos banheiros, barulho excessivo na sala de aula, falta de materiais nas aulas de laboratório ou alguma regra ou situação que você considere injusta. Siga a estrutura da carta de reclamação a seguir:

Estrutura da carta de reclamação:

  1. Saudação: Inicie sua carta de forma educada, dirigindo-se à pessoa responsável (diretor, coordenador, professor, etc.).
  2. Apresentação do problema: Descrição de forma clara e objetiva de qual é a situação que está te incomodando.
  3. Argumentação: Apresente os motivos pelos quais aquela situação é um problema e como ela te afeta.
  4. Sugestão de solução: Proponha maneiras de resolver o problema ou melhorar a situação.
  5. Conclusão: Encerre a carta reforçando a importância da resolução do problema e agradecendo pela atenção.

Dicas para a produção:

  • Utilize uma linguagem respeitosa e formal, mesmo ao expressar sua insatisfação.
  • Seja claro e objetivo na exposição do problema e na apresentação de soluções.
  • Releia sua carta para corrigir possíveis erros de ortografia e gramática.
  • Não se esqueça de assinar a carta com seu nome.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do gênero a ser produzido – cartaz, folheto, panfleto etc., da ferramenta de edição de texto (áudio ou vídeo) que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc. 
(EF69LP22-A) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou comunidade, justificando pontos de vista e reivindicações.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022.