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LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: TRAVA-LÍNGUA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OI, AMIGUINHO! HOJE VAMOS FALAR SOBRE ALGO MUITO DIVERTIDO CHAMADO TRAVA-LÍNGUA. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DISSO?

O QUE É UM TRAVA-LÍNGUA?

UM TRAVA-LÍNGUA É UMA FRASE OU UM CONJUNTO DE PALAVRAS QUE É DIFÍCIL DE FALAR RÁPIDO. ELES SÃO CHEIOS DE SONS PARECIDOS E FAZEM NOSSA LÍNGUA SE ENROLAR TODA QUANDO TENTAMOS DIZER BEM RÁPIDO. OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO COMO BRINCADEIRAS DE PALAVRAS E SÃO ÓTIMOS PARA NOS FAZER RIR!

POR QUE USAR TRAVA-LÍNGUAS?

OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO ÓTIMOS PARA BRINCAR COM OS AMIGOS E A FAMÍLIA. ELES AJUDAM A MELHORAR NOSSA PRONÚNCIA E SÃO UM JEITO MUITO DIVERTIDO DE TREINAR A FALAR. 

E O MELHOR DE TUDO É QUE PODEMOS RIR JUNTOS QUANDO ALGUÉM ERRA! VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS?

O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.

TRÊS PRATOS DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISTES.

A ARANHA ARRANHA A RÃ, A RÃ ARRANHA A ARANHA.

FALA, ARARA LOURA! ARARA LOURA FALA!

SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?

VIU COMO É DIVERTIDO? AGORA É A SUA VEZ DE TENTAR! DIGA BEM RÁPIDO E VEJA SE VOCÊ CONSEGUE SEM SE ENROLAR. PODE CHAMAR SEUS AMIGOS E SUA FAMÍLIA PARA BRINCAREM TAMBÉM.

OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO COMO UM JOGO DE PALAVRAS. QUANTO MAIS VOCÊ PRATICAR, MELHOR VAI FICAR! ENTÃO, QUE TAL ESCOLHER UM DOS EXEMPLOS E COMEÇAR A BRINCAR AGORA MESMO?


SUGESTÃO DE LEITURA

OS MAIS DIVERTIDOS TRAVA-LÍNGUAS QUE VÃO DESAFIAR VOCÊ A PRONUNCIÁ-LOS ESTÃO NESTE LIVRO. SERÁ QUE CONSEGUE LER BEM RÁPIDO E NÃO DAR NÓ NA LÍNGUA?CRIADO E COMPILADO POR DONALDO BUCHWEITZ E ILUSTRADO POR JÚNIOR CARAMEZ, É UM DELICIOSO JOGO VERBAL.


O CABRITO CARLITO NAMORA A CABRA CLARA; SE CARLITO ENCONTRA CLARA, CORA A CARA DE CARLITO E A CARA DE CLARA CORA. NÃO TEM QUEM NÃO ENROLE A LÍNGUA FALANDO FRASES ASSIM, POR ISSO MESMO OS TRAVA LÍNGUAS SÃO TÃO DIVERTIDOS. ENCONTRADOS EM VÁRIAS CULTURAS, ELES BRINCAM COM OS SONS DAS LETRAS DO ALFABETO, E QUEM QUISER PODE INVENTAR UM, DESDE QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO O MAIS IMPORTANTE: QUANTO MAIS TRAVAR A LÍNGUA, MELHOR!


VAMOS VER O VÍDEO?

CANAL: MALU RAMOS https://youtube.com/shorts/-XzLUNFo6H8?si=fQEc7Q24QIHdky5h – ACESSO EM 10/06/2024.


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

VAMOS COMPLETAR O TRAVA-LÍNGUA COM A PALAVRA QUE ESTÁ FALTANDO?

O _______ ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA

(A) TATU

(B) GATO

(C) RATO 

(D) SAPO

QUESTÃO 2

VOCÊ SABE DIZER QUAL PALAVRA ESTÁ FALTANDO NO TRAVA-LÍNGUA ABAIXO?

O GATO FUGIU PRO MATO E PEGOU ____________  NO ATO.

(A) TERRA

(B) CHUVA

(C) ÁGUA

(D) FOGO


QUESTÃO 3

VAMOS CONTAR QUANTAS VEZES A VOGAL “A” APARECE NO TRAVA-LÍNGUA A SEGUIR:

A ARANHA ARRANHA A RÃ, A RÃ ARRANHA A ARANHA. 

(A) 16

(B) 15 

(C) 20 

(D) 18


QUESTÃO 4

QUAL É A PRIMEIRA SÍLABA DO NOME DESSE ANIMAL?

(A) CI           

(B) MU       

(C) TI

(D) FE


QUESTÃO 5

VOCÊ CONHECE OUTRO TRAVA-LÍNGUA? QUE TAL ESCREVÊ-LO ABAIXO?

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QUESTÃO 6

COM SUAS PALAVRAS DIGA O QUE É UM TRAVA-LÍNGUA.

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AUTORIAMARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
FORMAÇÃODOUTORA EM EDUCAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:(EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. (EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado. (EF01LP19-C) Ler, recitar e declamar com fluência, entonação adequada e utilização de recursos paralinguísticos.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGEM DO SITE: CANVA.COMROSINHA. ABC do trava-língua. São Paulo: Editora do Brasil, 2012.BUCHWEITZ, Donaldo. Trava-língua – nó na língua. Ciranda Cultural, 2023.