ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O QUE SÃO QUADRAS E QUADRINHAS?
OLÁ, CRIANÇA! HOJE VAMOS APRENDER SOBRE UM TIPO MUITO DIVERTIDO DE POEMA CHAMADO QUADRAS E QUADRINHAS!
AS QUADRAS E QUADRINHAS SÃO COMO PEQUENAS MÚSICAS QUE A GENTE PODE RECITAR. ELAS TÊM QUATRO VERSOS (OU LINHAS) E, MUITAS VEZES, RIMAM. ISSO SIGNIFICA QUE AS PALAVRAS NO FINAL DAS LINHAS SOAM PARECIDAS.
VAMOS PRATICAR? AQUI ESTÁ UMA QUADRINHA PARA A GENTE PRATICAR:
NA CASA DA JOANINHA,
TUDO É BEM PEQUENININHO.
CAMA, MESA E CADEIRINHA,
TUDO BEM BONITINHO.
RECITAR QUADRAS E QUADRINHAS É MUITO DIVERTIDO PORQUE É COMO CONTAR UMA HISTÓRIA COM MÚSICA. TAMBÉM PODEMOS USAR A NOSSA CRIATIVIDADE PARA INVENTAR NOVAS QUADRAS!
VAMOS RECITAR JUNTOS?
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VAMOS COMPLETAR A QUADRINHA COM A PALAVRA QUE ESTÁ FALTANDO?
A CASA DA _______________
TUDO É BEM PEQUENININHO.
CAMA, MESA E CADEIRINHA
TUDO BEM BONITINHO!
(A) ARARA
(B) JOANINHA
(C) GALINHA
(D) PATA
QUESTÃO 2
VAMOS RECITAR A QUADRINHA ABAIXO? DEPOIS, MARQUE QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE RIMAM.
(A) NOME – JARDIM
(B) JARDIM – JASMIM
(C) NOME – JASMIM
(D) ESCRITO – JARDIM
QUESTÃO 3
UMA QUADRINHA TEM QUANTOS VERSOS?
(A) 6
(B) 5
(C) 3
(D) 4
QUESTÃO 4
VOCÊ SABE QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA MINHOCA?
(A) 4
(B) 6
(C) 3
(D) 5
QUESTÃO 5
VOCÊ CONHECE OUTRA QUADRINHA? QUE TAL ESCREVÊ-LA ABAIXO?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
QUESTÃO 6
COM SUAS PALAVRAS DIGA O QUE É UMA QUADRINHA.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (EF01LP19-A) RECITAR PARLENDAS, QUADRAS, QUADRINHAS, TRAVA-LÍNGUAS, DENTRE OUTROS, COM ENTONAÇÃO ADEQUADA E OBSERVANDO AS RIMAS, EM SALA DE AULA E EM APRESENTAÇÕES PÚBLICAS. (EF01LP19-B) COMPREENDER OS SENTIDOS DO TEXTO A SER RECITADO E/OU DECLAMADO. (EF01LP19-C) LER, RECITAR E DECLAMAR COM FLUÊNCIA, ENTONAÇÃO ADEQUADA E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARALINGUÍSTICOS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGEM DO SITE: CANVA.COMNÓBREGA, Maria José.; PAMPLONA, Rosane. Diga um verso bem bonito. São Paulo: Moderna, 2012. |