You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: POEMAS E POESIAS
Design sem nome - 1

LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: POEMAS E POESIAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

POEMAS E POESIAS: BRINCANDO COM PALAVRAS

Design sem nome – 1

OLÁ, CRIANÇAS!

HOJE VAMOS FALAR SOBRE ALGO MUITO LEGAL: POEMAS E POESIAS! VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DISSO? POEMAS E POESIAS SÃO TEXTOS QUE ADORAM BRINCAR COM AS PALAVRAS. ELES USAM RIMAS, SONORIDADES E ATÉ COMPARAÇÕES PARA NOS FAZER SENTIR COISAS ESPECIAIS.

SABE QUANDO UMA PALAVRA TERMINA IGUAL A OUTRA? ISSO SE CHAMA RIMA! NOS POEMAS, AS PALAVRAS BRINCAM DE RIMAR, COMO “GATO” E “PATO”. AS RIMAS DEIXAM OS POEMAS MAIS GOSTOSOS DE LER E OUVIR, QUASE COMO UMA MÚSICA!

ALÉM DAS RIMAS, OS POEMAS TÊM PALAVRAS QUE PARECEM CANTAR QUANDO A GENTE LÊ. ELAS TÊM UM SOM BONITO, QUE FAZ A GENTE QUERER REPETIR VÁRIAS VEZES. É COMO UMA MÁGICA QUE FAZ A LEITURA SER AINDA MAIS DIVERTIDA!

NOS POEMAS, ÀS VEZES ENCONTRAMOS COMPARAÇÕES. POR EXEMPLO, UM POETA PODE DIZER QUE UMA NUVEM É COMO ALGODÃO DOCE. ISSO FAZ A GENTE IMAGINAR COISAS DE UM JEITO DIFERENTE E DIVERTIDO.

VOCÊS JÁ PERCEBERAM QUE ALGUMAS LETRAS E PALAVRAS NOS LIVROS SÃO ESCRITAS DE JEITOS DIFERENTES? NOS POEMAS, ISSO TAMBÉM ACONTECE. AS PALAVRAS PODEM SER GRANDES, PEQUENAS, EM NEGRITO, OU ATÉ MESMO INCLINADAS. ISSO AJUDA A DEIXAR O POEMA MAIS BONITO E INTERESSANTE DE LER.


VAMOS VER O VÍDEO

CANAL MALU RAMOS – https://youtu.be/ISEyjgo_zuM?si=K4eGiFiARtotjiGw

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

POR QUE AS PALAVRAS EM POEMAS ÀS VEZES PARECEM “CANTAR”?


(A) PORQUE AS PALAVRAS SÃO MÁGICAS.
(B) PORQUE TÊM SONS BONITOS QUE FAZEM A LEITURA SER DIVERTIDA.
(C) PORQUE OS POETAS USAM CORES DIFERENTES.
(D) PORQUE OS POEMAS SÃO ESCRITOS EM FOLHAS ESPECIAIS.


QUESTÃO 2

O QUE SÃO RIMAS?


(A) PALAVRAS QUE TERMINAM DE FORMAS DIFERENTES.
(B) PALAVRAS QUE TERMINAM DE FORMA IGUAL.
(C) PALAVRAS QUE NÃO TÊM SOM.
(D) PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A MESMA LETRA.


QUESTÃO 3

O QUE É UMA COMPARAÇÃO EM UM POEMA?


(A) QUANDO UMA PALAVRA RIMA COM OUTRA.
(B) QUANDO O POEMA TEM MUITAS PÁGINAS.
(C) QUANDO UMA COISA É COMPARADA A OUTRA, COMO UMA NUVEM A UM ALGODÃO DOCE.
(D) QUANDO AS PALAVRAS SÃO ESCRITAS DE FORMAS DIFERENTES.


QUESTÃO 4

QUAL É A SUA PARTE FAVORITA EM UM POEMA? É A RIMA, O SOM DAS PALAVRAS, OU AS COMPARAÇÕES? POR QUÊ?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 5

VOCÊ JÁ LEU UM POEMA QUE FEZ VOCÊ SE SENTIR FELIZ, TRISTE, OU COM VONTADE DE CANTAR? CONTE PARA A GENTE COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 6

SE VOCÊ FOSSE ESCREVER UM POEMA, SOBRE O QUE ELE SERIA? QUAIS PALAVRAS OU COMPARAÇÕES VOCÊ USARIA PARA DEIXAR O SEU POEMA ESPECIAL? VAMOS ESCREVER TODOS JUNTOS?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


AUTORIAMARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
FORMAÇÃODOUTORA EM EDUCAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:(EF12LP19) RECONHECER, EM TEXTOS VERSIFICADOS, RIMAS, SONORIDADES, JOGOS DE PALAVRAS, PALAVRAS, EXPRESSÕES, COMPARAÇÕES, RELACIONANDO-AS COM SENSAÇÕES E ASSOCIAÇÕES.(EF01LP19-C) LER, RECITAR E DECLAMAR COM FLUÊNCIA, ENTONAÇÃO ADEQUADA E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARALINGUÍSTICOS. (EF01LP19-D) REFLETIR SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA, OBSERVANDO AS RIMAS.
(EF15LP12) ATRIBUIR SIGNIFICADO A ASPECTOS NÃO LINGUÍSTICOS (PARALINGUÍSTICOS) OBSERVADOS NA FALA, COMO DIREÇÃO DO OLHAR, RISO, GESTOS, MOVIMENTOS DA CABEÇA (DE CONCORDÂNCIA OU DISCORDÂNCIA), EXPRESSÃO CORPORAL, TOM DE VOZ. (GO-EF01LP39) RECONHECER A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DE TEXTOS DA VIDA COTIDIANA: ORGANIZAÇÃO EM VERSOS, SEQUÊNCIA DE IDEIAS, A DISPOSIÇÃO GRÁFICA.(EF01LP18-C) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS DE MEMÓRIA, AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA (LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA); ASPECTOS TEXTUAIS COMO: ORGANIZAÇÃO EM VERSOS, SEQUÊNCIA DE FATOS, RELAÇÃO ENTRE ELES, ARTICULAÇÃO DE IDEIA, CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL ETC.(GO-EF01LP28) CONHECER E IDENTIFICAR, A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, DIFERENTES TIPOS DE FONTES E CARACTERES USADOS PARA ESCREVER. 
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGEM DO SITE: CANVA.COM