Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 04/08/2021 (Quarta-feira).
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM.
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS CONHECER SOBRE O GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL, APRENDER QUE ASSIM COMO OS DEMAIS TIPOS DE TEXTOS, ELAS PODEM SER UTILIZADAS PARA CONTRIBUIR COM A COMUNICAÇÃO. É MUITO COMUM QUE A CARTA PESSOAL SEJA USADA ENTRE AMIGOS OU FAMILIARES. POR SER UM GÊNERO TEXTUAL MAIS INFORMAL, DIFERENTE DAS CORRESPONDÊNCIAS OFICIAIS E ATÉ MESMO COMERCIAIS, AS PESSOAS SE SENTEM MAIS À VONTADE PARA EXPOR SENTIMENTOS, ANGÚSTIAS, E DESEJOS NO PAPEL.
VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE TEMA?
ATIVIDADE 1
LEIA A CARTA ABAIXO COM ATENÇÃO:
CLARIDADE DAS FLORES, 31 DE JULHO DE 2021.
QUERIDA AMIGA LUA,
ESTOU ESCREVENDO ESSA CARTA PARA LHE DIZER, QUE ESTOU COM SAUDADES DE VER SEU BRILHO NO CÉU. TODAS AS NOITES FICO ESPERANDO SUA CHEGADA. MAS, AS NUVENS ESCONDEM-TE. ESPERO REVÊ-LA BREVEMENTE.
COM CARINHO.
MAR
CONVIDE UM FAMILIAR PARA RESPONDEREM AS PERGUNTAS ABAIXO:
- QUAL ASSUNTO TRATADO NA CARTA?
- A CARTA FOI ENVIADA POR QUEM?
- O QUE ATRAPALHA A SAÍDA DA LUA?
- QUEM RECEBEU A CARTA?
- QUAL FOI A SAUDAÇÃO?
- QUAL FOI A DESPEDIDA?
ATIVIDADE 2
AS CARTAS SÃO ENVIADAS EM ENVELOPES PELO CORREIO, NOS ENVELOPES DEVEM CONSTAR ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES E DEVE SER PREENCHIDO CORRETAMENTE, PORQUE SE O CORREIO NÃO ENCONTRAR O ENDEREÇO A CARTA SERÁ DEVOLVIDA PARA QUEM A ENVIOU.
OBSERVE AS IMAGENS E PERCEBA COMO PREENCHER O ENVELOPE:
ATIVIDADE 3
AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE A ESTRUTURA DA CARTA PESSOAL E APRENDEU A PREENCHER O ENVELOPE, VAMOS ESCREVER UMA CARTA? PEGUE UM PAPEL EM BRANCO E OS LÁPIS, EMBARQUE NESSA AVENTURA.
PRODUÇÃO DE TEXTO
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS? AGORA IMAGINE QUE VOCÊ É UM DOS TRÊS PORQUINHOS. ESCREVA UMA CARTA PARA UM PARENTE QUE MORA DO OUTRO LADO DA FLORESTA, CONTANDO SOBRE O SUSTO QUE PASSOU COM O TAL LOBO.
RELEMBRANDO!
VAMOS RECORDAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CARTA PESSOAL:
1 – COMUNICAÇÃO PESSOAL, COM TEMAS VARIADOS E TEXTO SIMPLES;
2 – A ESTRUTURA DA CARTA PESSOAL GERALMENTE TEM: LOCAL E DATA, SAUDAÇÃO , O TEXTO, DESPEDIDA E ASSINATURA;
3 – A DEPENDER DO NÍVEL DE INTIMIDADE ENTRE O REMETENTE E DESTINATÁRIO, O TEXTO PODE TER UMA LINGUAGEM MAIS FORMAL OU UMA LINGUAGEM INFORMAL;
4 – O TEMPO VERBAL UTILIZADO GERALMENTE É O PRESENTE DO INDICATIVO, INDICANDO UMA AÇÃO QUE OCORRE NO MOMENTO EM QUE A CARTA ESTÁ SENDO ESCRITA.
5 – LOCAL E DATA NORMALMENTE FICAM NO INÍCIO DA CARTA.
6 – SE A CARTA FOR ENVIADA PELO CORREIO, É IMPORTANTE INSERI-LA EM UM ENVELOPE, QUE DEVE SER PREENCHIDO DE FORMA ADEQUADA, CONTENDO TODAS AS INFORMAÇÕES DO REMETENTE E DO DESTINATÁRIO.
7 – PARA FINALIZAR A CARTA, O REMETENTE PODE ASSINÁ-LA SEM O USO DO SOBRENOME.
Habilidade estruturante | (EF03LP17-A) Identificar e reproduzir, em cartas pessoais, ficcionais e diários, dentre outros gêneros, os recursos léxico gramaticais, como verbos no passado, a formatação própria desses textos: relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas, e a diagramação: data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura. (EF03LP13) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | Livro: Oficina De Literatura, 3º ano, Editora Rideel, Adson Vasconcelos/ Fernanda Beleza / Regina Villaça, 2ª edição, p.22 |