ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
CANTIGAS DE RODA
AS CANTIGAS DE RODA SÃO MÚSICAS TRADICIONAIS QUE FAZEM PARTE DA INFÂNCIA DE MUITAS CRIANÇAS. ELAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS.
VAMOS DESCOBRIR POR QUE ESSAS CANTIGAS SÃO TÃO ESPECIAIS!
DIVERSÃO E ALEGRIA
AS CANTIGAS DE RODA SÃO MUITO DIVERTIDAS! ELAS FAZEM AS CRIANÇAS RIREM, DANÇAREM E SE MOVIMENTAREM. ISSO TRAZ ALEGRIA E FELICIDADE, TORNANDO OS MOMENTOS COM OS AMIGOS AINDA MAIS ESPECIAIS.
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
AO CANTAR AS CANTIGAS, AS CRIANÇAS APRENDEM NOVAS PALAVRAS E MELHORAM A PRONÚNCIA. ISSO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E NA COMUNICAÇÃO COM OS OUTROS.
SOCIALIZAÇÃO
CANTAR E BRINCAR EM RODA ENSINA AS CRIANÇAS A INTERAGIREM UMAS COM AS OUTRAS. ELAS APRENDEM A ESPERAR A SUA VEZ, A COOPERAR E A TRABALHAR EM EQUIPE. ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA FAZER AMIZADES E APRENDER A CONVIVER EM GRUPO.
CULTURA E TRADIÇÃO
AS CANTIGAS DE RODA FAZEM PARTE DA NOSSA CULTURA E TRADIÇÃO. ELAS PASSAM DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, E AO CANTÁ-LAS, AS CRIANÇAS CONHECEM MAIS SOBRE A HISTÓRIA E AS TRADIÇÕES DO NOSSO PAÍS.
COORDENAÇÃO MOTORA
BRINCAR DE RODA ENVOLVE MOVIMENTOS COMO ANDAR, CORRER, PULAR E GIRAR. ISSO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DAS CRIANÇAS, DEIXANDO-AS MAIS ÁGEIS E COM MELHOR CONTROLE DO CORPO.
MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO
APRENDER AS LETRAS E AS MELODIAS DAS CANTIGAS AJUDA A EXERCITAR A MEMÓRIA E A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS. ELAS PRECISAM LEMBRAR AS PALAVRAS E OS MOVIMENTOS, O QUE É ÓTIMO PARA O CÉREBRO!
EXPRESSÃO CORPORAL E CRIATIVIDADE
AO DANÇAR E SE MOVIMENTAR AO SOM DAS CANTIGAS, AS CRIANÇAS EXPRESSAM SUAS EMOÇÕES E CRIATIVIDADE. ELAS PODEM CRIAR NOVOS MOVIMENTOS E SE DIVERTIR INVENTANDO MANEIRAS DIFERENTES DE BRINCAR.
AS CANTIGAS DE RODA SÃO MUITO MAIS DO QUE SIMPLES BRINCADEIRAS. ELAS SÃO UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, SOCIAL E FÍSICO DAS CRIANÇAS.
ENTÃO, VAMOS CANTAR E BRINCAR DE RODA, APROVEITANDO TODOS OS BENEFÍCIOS QUE ESSAS MÚSICAS TÃO ESPECIAIS PODEM NOS OFERECER!
VAMOS LER O LIVRO?
O AUTOR, MÚSICO E ARTE EDUCADOR JAMES MISSE, TRAZ NESTE TRABALHO UM RESGATE DAS CANTIGAS DE RODA COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL, DESENVOLVENDO ASSIM A CONSCIÊNCIA CORPORAL, REPERTÓRIO MUSICAL, COORDENAÇÃO MOTORA, SOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO. EM OUTRAS PALAVRAS, AS CANTIGAS DE RODA REPRESENTAM UMA GRANDE BRINCADEIRA COM VIVÊNCIAS E DESCOBERTAS QUE SE TRANSFORMAM EM EXPERIÊNCIAS REAIS. ESSE TRABALHO CONTA COM AS INCRÍVEIS ILUSTRAÇÕES DE LAURA ALMEIDA.
VAMOS RECITAR? SE QUISER VOCÊ PODE CANTAR!!! VAMOS LÁ?
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
DAS OPÇÕES ABAIXO É UMA CANTIGA DE RODA
(A) ASA BRANCA.
(B) CIRANDA, CIRANDINHA.
(C) AQUARELA DO BRASIL.
(D) GAROTA DE IPANEMA.
VOCÊ CONHECE ESSAS MÚSICAS? VAMOS OUVÍ-LAS?
QUESTÃO 2
AS CANTIGAS DE RODA AJUDAM NO DESENVOLVIMENTO DE QUAL HABILIDADE DAS CRIANÇAS?
(A) HABILIDADE DE COZINHAR.
(B) HABILIDADE DE FALAR OUTRA LÍNGUA.
(C) COORDENAÇÃO MOTORA
(D) RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS
QUESTÃO 3
QUAL É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS CANTIGAS DE RODA?
(A) SÃO MÚSICAS QUE AS CRIANÇAS CANTAM SOZINHAS
(B) SÃO BRINCADEIRAS QUE ENVOLVEM DANÇAS E MÚSICAS EM GRUPO
(C) SÃO HISTÓRIAS LONGAS CANTADAS EM FORMA DE MÚSICA
(D) SÃO MÚSICAS TOCADAS EM FESTAS DE ANIVERSÁRIO
QUESTÃO 4
POR QUE VOCÊ ACHA QUE AS CANTIGAS DE RODA SÃO IMPORTANTES PARA AS CRIANÇAS?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
QUESTÃO 5
CONTE UMA EXPERIÊNCIA QUE VOCÊ TEVE CANTANDO OU BRINCANDO DE RODA E EXPLIQUE COMO SE SENTIU.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
QUESTÃO 6
QUANTAS LETRAS “A” APARECE NA CANTIGA ABAIXO?
(A) 10
(B) 11
(C) 12
(D)13
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (EF01LP19-C) LER, RECITAR E DECLAMAR COM FLUÊNCIA, ENTONAÇÃO ADEQUADA E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARALINGUÍSTICOS. (EF01LP19-D) REFLETIR SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA, OBSERVANDO AS RIMAS. (EF15LP12) ATRIBUIR SIGNIFICADO A ASPECTOS NÃO LINGUÍSTICOS (PARALINGUÍSTICOS) OBSERVADOS NA FALA, COMO DIREÇÃO DO OLHAR, RISO, GESTOS, MOVIMENTOS DA CABEÇA (DE CONCORDÂNCIA OU DISCORDÂNCIA), EXPRESSÃO CORPORAL, TOM DE VOZ. (GO-EF01LP39) RECONHECER A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DE TEXTOS DA VIDA COTIDIANA: ORGANIZAÇÃO EM VERSOS, SEQUÊNCIA DE IDEIAS, A DISPOSIÇÃO GRÁFICA. (EF01LP18-C) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS DE MEMÓRIA, AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA (LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA); ASPECTOS TEXTUAIS COMO: ORGANIZAÇÃO EM VERSOS, SEQUÊNCIA DE FATOS, RELAÇÃO ENTRE ELES, ARTICULAÇÃO DE IDEIA, CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL ETC. (EF12LP07) IDENTIFICAR E (RE)PRODUZIR, EM CANTIGAS, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS E CANÇÕES, ENTRE OUTROS, RIMAS, ALITERAÇÕES, ASSONÂNCIAS, O RITMO DE FALA RELACIONADO AO RITMO E À MELODIA DAS MÚSICAS E SEUS EFEITOS DE SENTIDO. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGEM DO SITE: CANVA.COM MISSE, James. Cantigas de roda. São Paulo: Editora Pé de Letra, 2019. |