You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: BRINCANDO E APRENDENDO COM POEMAS

LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: BRINCANDO E APRENDENDO COM POEMAS

OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 27/09/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE. 

Narrativa, Fantasia, Imaginação, História


OLÁ, CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJAM BEM! NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS CONHECER UM POUCO SOBRE OS POEMAS. 

O POEMA É UM TEXTO LITERÁRIO ESCRITO EM VERSOS, QUE SÃO DISTRIBUÍDOS EM ESTROFES. A SUA FINALIDADE É EXPRESSAR ALGUM SENTIMENTO, EMOÇÃO OU PENSAMENTO; A PALAVRA “POEMA” DERIVA DO VERBO GREGO “POIÉO“, QUE SIGNIFICA “FAZER, CRIAR, COMPOR”. CONHECER SOBRE OS POEMAS POSSIBILITA AO ALUNO A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS, JOGOS DE ASSOCIAÇÕES DE PALAVRAS E METÁFORAS. PROPORCIONA AS CRIANÇAS A TER UM OLHAR CURIOSO SOBRE O MUNDO.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA:  BRINCANDO E APRENDENDO COM POEMAS E DESCUBRA UM POUCO MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.

LÍNGUA PORTUGUESA/ 1 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES COM VOCÊ.

ATIVIDADE 1 –

CRIANÇAS PRESTEM ATENÇÃO NO POEMA ABAIXO E VAMOS FAZER A ATIVIDADE PROPOSTA PELA PROFESSORA…. 


A. QUAL É O TÍTULO DO POEMA? _____________________

B. QUEM É O SEU AUTOR? _____________________________

C. A CASA DA QUAL O POEMA FALA É IGUAL OU DIFERENTE DA QUE A GENTE MORA? POR QUÊ? ________________________________


ATIVIDADE 2 –

AINDA SOBRE O POEMA… COMPLETE COM AS PALAVRAS QUE FALTAM, CONSULTANDO O QUADRO AO LADO…

C:\Users\Deise&Branco\Downloads\casa.png
Miúdo mão desenhada lendo um livro Vetor grátis

DISPONÍVEL EM HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ ACESSO EM 10 DE SETEMBRO DE 2021.


AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • O QUE É UM POEMA;
  • CARACTERÍSTICAS E FINALIDADE DO POEMA;
  • POEMA LEILÃO DE JARDIM DE CECÍLIA MEIRELES;
  • ANALISE E INTERPRETAÇÃO DO POEMA;
  • DICAS DE COMO ESCREVER UM POEMA;
  • DIFERENÇA ENTRE POEMA E POESIA;
  • ATIVIDADE.

HABILIDADES ESTRUTURANTES(GO-EF01LP40) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS COMO QUADRINHAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA: LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA.
(EF12LP18) APRECIAR POEMAS E OUTROS TEXTOS VERSIFICADOS, OBSERVANDO RIMAS, SONORIDADES, JOGOS DE PALAVRAS, RECONHECENDO SEU PERTENCIMENTO AO MUNDO IMAGINÁRIO E SUA DIMENSÃO DE ENCANTAMENTO, JOGO E FRUIÇÃO.
(EF15LP17) APRECIAR POEMAS VISUAIS, ENTRE OUTROS, OBSERVANDO EFEITOS DE SENTIDO CRIADOS PELO FORMATO DO TEXTO NA PÁGINA, DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO DAS LETRAS, PELAS ILUSTRAÇÕES E POR OUTROS EFEITOS VISUAIS.
(EF15LP03) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS.

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.DISPONÍVEL EM HTTPS://LEITURINHA.COM.BR/BLOG/OS-MELHORES-POEMAS-DE-CECILIA-MEIRELES-PARA-CRIANCAS/  ACESSO EM 09 DE SETEMBRO DE 2021.IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/