You are currently viewing Língua Portuguesa – Formas distintas de tratar uma informação

Língua Portuguesa – Formas distintas de tratar uma informação

Imagem criada por IA: ChatGPT

Canal Portal Conexão Escola – 9º Ano – D20 – Língua Portuguesa – Maratona do Conhecimento – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JKE5Cj9Qfck&list=PLxRkqxlT0AC3EP3QVYirwA__g8EFJQhV6&index=20 > Acesso em 15, ago. 2025

                                                                        (Blog Jovens em Conexão, 2024)*

*Textos elaborados pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoRelação entre textos
Habilidade estruturante:(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (resenha crítica, entre outros), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
Descritor:D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025
CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013.