Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Você já sabe que as figuras de linguagem são recursos expressivos da língua usados na comunicação humana para torná-la mais enfática, expressiva, bonita e apreciável. Essas manifestações linguísticas podem ser empregadas em contextos variados, como em apresentações teatrais, músicas, poemas, conversas do dia a dia, comerciais de TV, ou seja, tanto de forma oral como escrita. Sua compreensão, além de enriquecer o conhecimento sobre a língua, facilita os processos de comunicação.
As figuras de linguagem são organizadas em quatro grupos: figuras de palavras, de pensamento, de sintaxe e de som.
Estude neste material sobre as figuras de sintaxe hipérbato e silepse.
As figuras de sintaxe (figuras de construção) são recursos estilísticos que alteram a estrutura convencional das sentenças, ou seja, a organização das palavras na frase, período ou oração, causando efeitos expressivos sem comprometer a compreensão do que está sendo comunicado.
Hipérbato
O hipérbato é uma figura de sintaxe que consiste na inversão da ordem direta dos elementos de uma oração, ou seja, contraria a estrutura sujeito-verbo-objeto (SVO). Esse recurso é muito utilizado na literatura para dar ênfase ou, no caso dos poemas, para seguir uma métrica específica ou criar um efeito poético. Perceba que, nesse contexto, o hipérbato é usado de maneira estratégica.
Exemplo:
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / De um povo heroico o brado retumbante…” (Hino Nacional Brasileiro)
No trecho do Hino Nacional Brasileiro, a ordem direta dos versos seria: “As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico”.
Outro exemplo famoso vem de Camões:
“Dos filhos deste solo és mãe gentil” (Os Lusíadas).
A forma mais usual seria: “És mãe gentil dos filhos deste solo”. Já pensou em cantar o nosso Hino Nacional na ordem direta?
Silepse
A silepse ocorre quando há uma concordância que não segue a forma gramaticalmente esperada, mas sim o sentido implícito da frase. Há três tipos principais se silepse: de número, de gênero e de pessoa:
Silepse de número: acontece quando o verbo ou o adjetivo concorda com o sentido coletivo do sujeito e não com sua forma singular. Ou seja, há uma discordância entre o singular e o plural.
Exemplo:

<www.bing.com/images/crate> Acesso em: 17, fev. 2025
Observe que a palavra “povo” está no singular e o verbo “gritavam” concorda com a ideia de pluralidade das pessoas que formam o povo, e não com a palavra.
Silepse de gênero: ocorre quando a concordância se dá com o gênero implícito e não com a forma gramatical do termo. Isto é, há uma discordância entre os gêneros (masculino e feminino).
Exemplo:

A palavra “Excelência” é um substantivo feminino, mas, no exemplo, está se referindo a um homem, por isso o adjetivo fica no masculino.
Silepse de pessoa: se dá quando o verbo concorda com a pessoa real dos envolvidos e não com a forma gramatical do sujeito. Desse modo, há uma discordância entre o sujeito (na terceira pessoa do plural) e o verbo (na primeira pessoa do plural).
Exemplo:

O sujeito “os brasileiros” está na terceira pessoa do plural, mas o verbo “somos” está na primeira pessoa do plural, pois o falante se inclui no grupo.
Essas figuras de sintaxe são muito recorrentes na literatura e na oralidade. Observe que algumas causam estranheza e não são bem aceitas em certos grupos sociais, como a silepse de pessoa, por exemplo. Ao utilizar essas figuras, é importante que você esteja consciente do contexto em que está fazendo parte no momento da interação para evitar ruídos na comunicação.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia o trecho do seguinte texto poético:
Rechinam meus sapatos rua em fora
Tão leve estou que já nem sombra tenho
E há tantos anos de tão longe venho
Que nem me lembro de mais nada agora
(Coimbra, Lui; Quintana, Mário. O idiota desta aldeia.)
No texto acima há alguns hipérbatos. O verso reescrito na ordem convencional da sentença é
(A) Meus sapatos em rua afora rechinam
(B) Estou tão leve que já nem tenho sombra
(C) Venho de tão longe e há tantos anos
(D) Que agora de mais nada nem me lembro
QUESTÃO 2
Leia um trecho do Hino Nacional Brasileiro, composto por Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva.
Ouviram do Ipiranga, as margens plácidas
De um povo heroico, o brado retumbante
E o Sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante
Você sabe que o hipérbato é a figura de sintaxe que consiste na inversão da ordem direta dos elementos de uma oração. A estrofe do Hino Nacional apresenta essa figura de sintaxe. Reescreva o texto, colocando-o na ordem direta da sentença.
QUESTÃO 3
Assim como no Hino Nacional Brasileiro, em vários textos poéticos, é comum que o poeta ou a poetisa utilizem hipérbatos, além de outras figuras de linguagem, para criar determinados efeitos de sentido e para que a mensagem caiba na métrica e na rima do poema. Sabendo disso, observe a imagem a seguir e, a partir dela, crie um poema que contenha pelo menos um hipérbato.

QUESTÃO 4
O texto a seguir apresenta

(A) um hipérbato
(B) uma silepse de gênero
(C) uma silepse de pessoa
(D) uma silepse de número
QUESTÃO 5
Classifique as sentenças apresentadas na primeira coluna de acordo com a figura de linguagem correspondente na segunda coluna.
( 1 ) | Salvador é linda e cheia de cultura. | ( ) | Silepse de número |
( 2 ) | O povo saíram às ruas para protestar. | ( ) | Silepse de gênero |
( 3 ) | Todos na empresa queremos a promoção. | ( ) | Silepse de pessoa |
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Figuras de sintaxe |
Habilidade estruturante: | (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 |