Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
O estudo das figuras de linguagem é importante para ampliar as formas de comunicação, seja nos diálogos informais, em músicas, discursos e literatura, por exemplo.
As figuras de linguagem são categorizadas em quatro grupos: figuras de palavras (ou semânticas), figuras de sintaxe (ou construção), figuras de som (ou harmonia) e figuras de pensamento.
As figuras de pensamento são aquelas que combinam ideias e pensamentos, como hipérbole, eufemismo, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.
Leia, a seguir, sobre a hipérbole e o eufemismo.
Hipérbole
A hipérbole é uma figura de linguagem que exagera uma ideia, intensificando uma característica ou situação de forma que se torna algo irreal ou impossível. O objetivo da hipérbole é transmitir algo de maneira exagerada para causar um efeito dramático ou enfático.
Exemplo:
“Estou morrendo de fome!”
No exemplo acima, a pessoa não está literalmente morrendo de fome, mas usa a hipérbole para expressar que está com muita fome, de uma forma exagerada.
A hipérbole é comum em situações cotidianas e também em textos literários, como poesias e músicas, onde o exagero ajuda a transmitir emoções de forma mais forte e envolvente.
Eufemismo
O eufemismo, por outro lado, é uma figura de linguagem usada para suavizar ou atenuar uma ideia, evitando palavras ou expressões que possam ser consideradas rudes, negativas ou ofensivas, procurando preservar a sensibilidade do ouvinte ou leitor.
Exemplo:
“O vovô passou desta para uma melhor.”
No exemplo acima, em vez de dizer diretamente que alguém morreu, foi utilizado o eufemismo “passou desta para uma melhor” para suavizar a dureza da morte e tornar a expressão mais amena.
Em síntese, a hipérbole exagera uma ideia, tornando-a mais intensa ou mais dramática do que é realmente, enquanto o eufemismo suaviza uma ideia, tornando-a mais aceitável ou menos chocante.
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte poema para responder às questões 1 a 4.
Maria acordou cedo, sentindo uma fome do tamanho do mundo, como se tivesse ficado mil anos sem comer. Correu para a cozinha, onde viu o pão quentinho saindo do forno, e pensou: “Estou morrendo de fome! Não vou deixá-lo nem esfriar”. Ela pegou um pedaço de pão e foi para a mesa, quando sua avó entrou na sala.
— Você vai bem, minha querida?, perguntou a avó, com um sorriso carinhoso.
Maria respondeu:
— Vó, agora tô bem. Mas estava numa fome… Ontem não jantei, a fila do restaurante estava infinita. Acabei voltando para casa com fome.
— Minha filha, disse a avó, você não pode ficar sem comer. Tanta gente por aí partindo dessa vida por falta de pão.
Maria logo rebateu:
— Calma, vó. Foi apenas uma noite sem comer. Já estou resolvendo esse problema.
Elaborado pela Equipe NEC/SME-Goiânia, para fins didáticos.
QUESTÃO 1
Entre os seguintes trechos retirados do texto, há uma hipérbole em
(A) “sentindo uma fome do tamanho do mundo”.
(B) “Correu para a cozinha, onde viu o pão”.
(C) “Vó, agora tô bem. Mas estava numa fome…”
(D) “Acabei voltando para casa com fome”.
QUESTÃO 2
No trecho “— Vó, agora tô bem. Mas estava numa fome… Ontem não jantei, a fila do restaurante estava infinita. Acabei voltando para casa com fome”, há uma hipérbole. Identifique-a e explique que efeito ela provoca no texto.
QUESTÃO 3
Entre os seguintes trechos retirados do texto, há um eufemismo em
(A) “Maria acordou como se tivesse ficado mil anos sem comer.”
(B) ” – Você vai bem, minha querida?”, perguntou a avó.”
(C) “Tanta gente por aí partindo dessa vida por falta de pão.”
(D) “Já estou resolvendo esse problema.”
QUESTÃO 4
O eufemismo é uma figura de linguagem usada para suavizar ou atenuar uma ideia. Sabendo disso, empregue o eufemismo nas seguintes frases, a fim de provocar esse efeito nelas.
A) Jorge foi demitido ontem.
B) O cachorro da Dani morreu hoje pela manhã.
C) Nicole, sua mãe está grávida.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF67LP38-A) Identificar e utilizar figuras de linguagem em textos do campo Artístico-Literário. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2024. |