Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Figuras de pensamento: gradação, personificação e apóstrofe
Você já sabe que as figuras de linguagem são recursos estilísticos que intensificam de alguma forma a comunicação entre as pessoas, ultrapassando o significado literal das palavras. Dessa forma, elas possibilitam que os discursos explorem associações criativas.
As figuras de linguagem são classificadas em quatro grupos: figuras de palavras, de pensamento, de sintaxe e de som.
Estude neste material sobre as figuras de pensamento gradação, personificação e apóstrofe.
As figuras de pensamento são aquelas que alteram o sentido das palavras ou expressões, criando efeitos de sentido por meio da combinação de ideias e sentimentos.
Gradação
A gradação é a apresentação de ideias em ordem crescente ou decrescente, criando um efeito de intensificação. Quando a sequência progride para um ponto mais intenso, chama-se gradação ascendente. Quando a sequência diminui a intensidade, temos a gradação descendente.
Exemplo:
Aquela pequena centelha se tornou uma chama, depois um incêndio, e por fim, um inferno de fogo.
No caso acima, há uma progressão ascendente expressa pelos termos “centelha”, “chama”, “incêndio” e “inferno de fogo”, que evidenciam o aumento da intensidade do fogo.
A gradação é comumente utilizada em discursos motivacionais e textos descritivos para intensificar emoções ou criar suspense.
Personificação
A personificação, também chamada de prosopopeia, ocorre quando atribuímos qualidades humanas a seres inanimados, animais ou conceitos abstratos. Esse recurso é muito utilizado em poesias, literatura infantil e na publicidade para tornar a linguagem mais envolvente.
Exemplo:
O vento sussurrava segredos entre as folhas das árvores.
Observe que o vento “sussurra”, uma ação tipicamente humana. No exemplo, o vento está sendo munido dessa ação.
A personificação é um recurso frequente em fábulas e animações, conferindo vida e expressividade às narrativas.
Apóstrofe
A apóstrofe é uma figura de pensamento caracterizada pela invocação ou chamamento de uma pessoa, ser ou entidade, real ou imaginária. É frequentemente usada em discursos inflamados, poemas e textos religiosos.
Exemplo:
Ó mar, por que ruges tão bravamente?
Por que és assim tão valente?
No exemplo, o mar está sendo chamado diretamente pela voz do eu lírico. Assim como é ilustrado acima, a apóstrofe é comumente encontrada em textos poéticos e discursos que buscam criar um tom solene ou enfático.
Sintetizando…
Embora essas figuras de pensamento contribuam para a expressividade textual, elas têm funções distintas:
- A gradação intensifica ideias progressivamente.
- A personificação humaniza seres não humanos.
- A apóstrofe invoca diretamente um ser ou entidade.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia o texto a seguir:
A cidade acordou assustada, ouvindo o pranto dos ventos e o lamento das árvores. Algumas pessoas saíram de suas casas para ver o rebu. Outras pessoas assistiam pelas frestas das portas.
A figura de pensamento presente no texto é
(A) gradação ascendente.
(B) gradação descendente.
(C) apóstrofe.
(D) personificação.
QUESTÃO 2
A frase que exemplifica o uso da apóstrofe é
(A) “Ó noite escura, esconda meus temores!”
(B) “O sol brilha, ilumina e aquece nossas almas.”
(C) “O rio chora em seu leito solitário e triste.”
(D) “A escuridão tomou conta da cidade pouco a pouco.”
QUESTÃO 3
Reescreva as seguintes frases empregando a gradação.
A) O medo foi crescendo dentro de mim.
B) A lua reluzia no céu.
QUESTÃO 4
Complete as lacunas usando palavras que exprimam as figuras de linguagem indicadas nos parênteses.
A noite começou calma, com uma brisa suave _______________ (personificação) as folhas das árvores. Logo, o vento começou a _______________ (personificação) tão ferozmente que sacudia as janelas. As nuvens, antes pequenas, _____________ (gradação), _____________ (gradação) compuseram um exército sombrio, cobrindo o céu por completo. Os primeiros pingos caíram tímidos, hesitantes, mas logo se tornaram uma chuva forte, ____________ (gradação), que castigava o solo sem piedade.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Figuras de pensamento |
Habilidade estruturante: | (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 |