Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados na língua para dar mais ênfase, clareza ou intensidade ao que se quer comunicar. Elas são muito comuns na literatura, mas também estão presentes no nosso cotidiano em discursos, músicas, filmes e até mesmo em conversas informais.
As figuras de linguagem são categorizadas em quatro grupos:
Figuras de palavras (ou semânticas): que estão associadas ao significado das palavras, como metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
Figuras de pensamento: que combinam ideias e pensamentos, como hipérbole, eufemismo, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.
Figuras de sintaxe (ou construção): que interferem na estrutura gramatical da frase, como elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora.
Figuras de som (ou harmonia): que estão associadas à sonoridade das palavras, como onomatopeia, aliteração, paronomásia e assonância.
Compreenda um pouco sobre as figuras de palavras comparação e metáfora.
Comparação
A comparação é uma figura de linguagem que estabelece uma relação explícita de semelhança entre dois elementos, utilizando palavras comparativas como “como”, “assim como”, “tal qual”, “que nem” ou outras expressões similares. O objetivo da comparação é evidenciar as semelhanças entre dois seres ou coisas diferentes. Veja o exemplo:
“Carlos é corajoso como um leão.”
No exemplo, a coragem de Carlos é comparada diretamente à coragem de um leão, utilizando a palavra “como” para fazer essa relação explícita.
Metáfora
A metáfora é uma figura de linguagem que consiste em atribuir a uma palavra o significado de outra, baseada em uma relação de semelhança ou analogia, por meio de uma comparação implícita, ou seja, um elemento é usado para representar outro, baseado em alguma semelhança ou característica comum entre eles. Veja o exemplo:
“A vida é um palco”.
No exemplo, a vida é comparada a um palco, sem o uso de palavras comparativas explícitas como “como”. A metáfora sugere que a vida humana pode ser comparada a uma peça de teatro, onde as pessoas desempenham papéis e a vida é uma série de atos e cenas. Isso não quer dizer que o mundo é literalmente um palco, há uma associação simbólica.
Ao substituir um termo por outro, a metáfora torna a comunicação mais interessante e poética, além de atribuir ao texto ou ao processo comunicativo, de um modo geral, um tom mais profundo ou simbólico. Ela pode ser usada para intensificar uma ideia, provocar reflexão ou transmitir emoções de maneira mais impactante.
Diferença entre comparação e metáfora
Embora tanto a comparação quanto a metáfora envolvam uma relação de semelhança, elas se distinguem pela maneira como essa relação é expressa. A comparação usa palavras comparativas explícitas (como, assim como, tal qual, etc.) para estabelecer a semelhança entre dois elementos, enquanto a metáfora é feita de maneira implícita, ou seja, sem o uso de palavras comparativas.
Comparação: “Ela é como uma estrela”.
Metáfora: “Ela é uma estrela.”
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte poema para responder às questões 1 a 4.
A lua é um farol no céu profundo,
Reflexo prateado da noite escura,
Brilha como um sonho vagabundo,
No silêncio da noite que é tão pura.
É a flor do céu que desabrocha,
Entre as estrelas, sua luz é chama,
Sua beleza, a noite acolhe e acolcha,
Como o beijo suave de uma dama.
Sua face é um mistério escondido,
O luar se espalha como um véu,
Entre sombras, tudo fica perdido,
Mas a lua é sempre o farol do céu.
Elaborado pela Equipe NEC/SME-Goiânia, para fins didáticos.
QUESTÃO 1
Uma comparação expressa no poema está contida no verso
(A) “A lua é um farol no céu profundo”
(B) “É a flor do céu que desabrocha”
(C) “Sua face é um mistério escondido”
(D) “O luar se espalha como um véu”
QUESTÃO 2
Explique a metáfora presente no verso “A lua é um farol no céu profundo”.
QUESTÃO 3
Identifique e anote duas metáforas e duas comparações contidas no poema.
QUESTÃO 4
O poema apresenta várias metáforas e comparações sobre a lua. Agora é a sua vez de criar algumas sobre ela. Use sua criatividade e crie duas metáforas e duas comparações para descrever o satélite natural da terra.
QUESTÃO 5
Considere as seguintes afirmativas sobre comparação e metáfora.
I. A comparação é uma figura de linguagem que estabelece uma relação explícita entre dois elementos.
II. A metáfora é uma espécie de comparação, só que implícita.
III. Comparação e metáfora são figuras de pensamento.
Sobre as afirmativas acima, estão corretas apenas:
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) III.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF67LP38-A) Identificar e utilizar figuras de linguagem em textos do campo Artístico-Literário. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2024. |