Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Fato e opinião: lendo e comentando textos jornalísticos digitais
OLÁ ESTUDANTE!
Você sabe a diferença entre fato e opinião?
O fato é um acontecimento, uma ocorrência que todos podem verificar.
A opinião é um parecer, é o que uma pessoa pensa sobre algo.
Por exemplo, em um texto jornalístico, podemos encontrar as notícias como fatos, algo que ocorreu. Podemos também identificar as reportagens como opinião, um parecer de alguém que é especialista em determinado assunto ou presenciou um acontecimento, entre outras possibilidades.
E o que você sabe sobre Textos Jornalísticos?
Os textos jornalísticos são os textos encontrados em em jornais, revistas, na TV, no rádio e na internet. Possuem o objetivo de comunicar sobre notícias e informações importantes.
Nos dias atuais, o texto jornalístico é um dos gêneros mais lido, pois desempenham um papel importante na divulgação de informações verificáveis e relevantes para o público em geral.
Os textos jornalísticos geralmente seguem padrões específicos de escrita. Eles podem se dividir em diferentes gêneros, como notícias, reportagens, entrevistas, editoriais, crônicas, entre outros.
Veja a notícia:
O texto jornalístico utiliza uma linguagem clara, imparcial e formal. Apresenta nas modalidades: impresso ou digital.
Para produzir um texto jornalístico é necessário seguir os passos:
1- Elaborar a pauta;
2- Realizar a apuração do assunto;
3- Elaboração do texto pelo redatores;
4- Edição e correção do texto.
5- Publicação.
Atividades:
QUESTÃO 1
Os textos jornalísticos são os textos encontrados em em jornais, revistas, na TV, no rádio e na internet. Possuem o objetivo de comunicar sobre notícias e informações importantes. Sabendo disso, marque a alternativa que melhor descreve os passos necessários para produzir um texto jornalístico:
(A) Elaboração de pauta, edição e publicação.
(B) Elaboração de pauta, realização de entrevistas, edição e correção.
(C) Escrita do texto, revisão, diagramação e publicação.
(D) Entrevistas, escrita do texto, revisão e publicação.
(E) Elaboração de pauta, apuração do assunto, elaboração do texto, edição, correção do texto e publicação.
QUESTÃO 2
Você sabe qual é a principal diferença entre fato e opinião? Faça a leitura das afirmações e assinale a resposta correta:
I- Fatos são opiniões pessoais, e opiniões são acontecimentos verificáveis.
II- O fato é um parecer de um especialista.
III- Fatos são acontecimentos verificáveis, e opiniões são pareceres pessoais.
IV- Em uma reportagem podemos encontrar a opinião do autor.
(A) V,V,V,F
(B) V,V,V,V
(C) F,F,V,V
(D) V,V, F,F
(E) F,V,V,V
QUESTÃO 3
Você sabia que o texto jornalístico utiliza uma linguagem clara, imparcial, formal e apresenta nas modalidades: impresso ou digital? Veja os jornais seguintes:
Jornal 1
Jornal 2
Pergunta: | JORNAL 1 | JORNAL 2 |
Qual é o nome do Jornal? | ||
Qual é o assunto abordado? | ||
Qual é o título? | ||
Qual a importância da reportagem apresentada? |
QUESTÃO 4
Que tal produzir um texto jornalístico? Escolha uma notícia de jornal impresso, digital, revista ou televisão. Leia ou assista e depois, com suas palavras escreva abaixo.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Prof. Pedagoga, Psicóloga e mestranda. |
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |