Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

A fábula é um dos gêneros literários mais antigos da humanidade. Sua origem remonta à tradição oral de culturas como a indiana, grega e africana. O mais famoso fabulista da Antiguidade foi Esopo, escravo e contador de histórias da Grécia Antiga (século VI a.C.). Mais tarde, o escritor Fedro, em Roma, e o francês Jean de La Fontaine, no século XVII, popularizaram ainda mais o gênero, dando-lhe sofisticação e estrutura poética. No Brasil, Monteiro Lobato se destacou ao adaptar várias fábulas.
A fábula tem uma clara função didática: ensinar valores morais, éticos e comportamentos por meio de narrativas simples e acessíveis. Desse modo, ela objetiva provocar reflexão sobre o comportamento humano, usando animais como personagens que agem como seres humanos.
Entre suas principais características, destacam-se a brevidade e objetividade do texto, os personagens que costumam ser elementos da fauna ou da flora com comportamentos humanos. Além disso, toda fábula apresenta uma moral da história, geralmente ao final do texto. A narrativa é linear, isto é, seguindo a estrutura básica com introdução, conflito e desfecho, em uma linguagem acessível, de fácil compreensão.
Um exemplo clássico de fábula é a narrativa de “A Raposa e as Uvas”, de Esopo, em que uma raposa faminta avistou um cacho de uvas pendurado num parreiral alto. Tentou alcançá-lo várias vezes, mas não conseguiu. Exausta, afastou-se dizendo: “Estão verdes mesmo”! Essa fábula apresenta uma situação de frustração e autoengano. A raposa, ao não conseguir atingir seu objetivo, desdenha daquilo que queria, o que revela uma crítica ao comportamento humano de menosprezar o que não se pode ter. A moral poderia ser: “É fácil desprezar o que não se pode alcançar” ou “Quem desdenha quer comprar”.
Embora sejam textos narrativos de modo linear, as fábulas também podem ser escritas em versos, como fez La Fontaine. Quando escritas dessa forma, elas ganham musicalidade, ritmo e podem ser mais envolventes. A estrutura em versos deixa o texto ainda mais direto, curto, facilita a memorização e pode reforçar o impacto da moral. Além disso, o uso do poema aproxima o gênero da literatura clássica e da tradição oral.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia, a seguir, uma fábula escrita em versos para responder às questões 1 a 6.
A cigarra e a formiga
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Cantou muito a cigarra
Só fez farra
Durante todo o verão.
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Chega o inverno, e então
Com a despensa vazia
Acabou-se a alegria.
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“Vou procurar uma amiga
Minha vizinha, a formiga!”
E foi pedir emprestado
Qualquer comida, um bocado.
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“Mas quando o verão voltar
Voltarei para pagar
Pode estar certa, eu garanto
Vou recuperar meu canto”.
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A formiga, renitente
Disfarçou, olhou de lado
E deu logo seu recado
à cigarra imprevidente:
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“Eu cuidei do meu cantinho
Tu cantavas toda hora…
Escolheste teu caminho
Tudo bem, pois dança agora…”
O melhor de La Fontaine. Tradução de Nilson José Machado. São Paulo: Escrituras, 2012, p. 17-18.
QUESTÃO 1
O tema central da fábula “A Cigarra e a Formiga” é
(A) o valor da amizade verdadeira.
(B) o castigo para quem mente.
(C) o resultado da falta de planejamento.
(D) a importância da música na nossa vida.
QUESTÃO 2
A fala da formiga no final do texto revela uma atitude de
(A) solidariedade.
(B) arrependimento.
(C) desprezo e ironia.
(D) curiosidade e humor.
QUESTÃO 3
A estrutura da fábula acima é composta por
(A) frases longas e formais escritas em prosa.
(B) parágrafos descritivos e científicos.
(C) estrofes e versos com rima e ritmo.
(D) diálogos técnicos sem rima e ritmo.
QUESTÃO 4
A moral da história pode ser associada à seguinte ideia
(A) aproveitar cada momento, ignorando o futuro.
(B) trabalhar apenas durante a estação do inverno.
(C) recompensar quem ajuda as outras pessoas.
(D) agir responsavelmente e prever dificuldades.
QUESTÃO 5
A fábula está escrita em versos. Que efeito a estrutura em versos causa na leitura do texto?
QUESTÃO 6
Releia a terceira estrofe do poema:
“Vou procurar uma amiga
Minha vizinha, a formiga!”
E foi pedir emprestado
Qualquer comida, um bocado.
Geralmente, atribuímos a rima dos versos ao último som da última palavra de cada verso. O som dessa última palavra é igual ao som de outra última palavra de outro verso. Nessa estrofe, o primeiro verso rima com o segundo (amiga/formiga) e o terceiro verso rima com o quarto. Identifique quais palavras rimam e de quais versos elas fazem parte, nas estrofes seguintes do poema, conforme o modelo a seguir.
Estrofe | Palavras que rimam | Versos em que as rimas estão |
Terceira estrofe | amiga / formiga emprestado / bocado | primeiro e segundo versos terceiro e quarto versos |
Quarta estrofe | ||
Quinta estrofe | ||
Sexta estrofe |
Leia a seguinte fábula para responder às questões 7 a 9.
O Leão e o Rato
Um rato saiu de sua toca e correu sobre o corpo de um leão adormecido. O leão acordou e agarrou o rato. O rato suplicou:
— Por favor, me solte! Um dia poderei retribuir sua bondade!
O leão riu, mas soltou o rato. Algum tempo depois, o leão foi capturado por caçadores e preso em uma rede. O rato ouviu os rugidos, correu até o local e roeu as cordas até libertar o leão.
Moral: Não despreze os pequenos; eles também podem ajudar.
Fábula de Esopo. Texto adaptado/recontado.
QUESTÃO 7
O que justifica a ação do rato no final da fábula é
(A) o medo do leão matá-lo.
(B) a promessa feita anteriormente.
(C) o desejo de se vingar.
(D) a vontade de se tornar famoso.
QUESTÃO 8
Na fábula, o leão representa
(A) o poder e a justiça.
(B) a fraqueza dos animais.
(C) a força dos grandes bichos.
(D) a compaixão e o orgulho.
QUESTÃO 9
Você compreendeu que as fábulas também podem ser narradas em versos, tornando o texto mais direto, ainda apresentando a fala das personagens e contendo versos rimados. Sabendo disso, reescreva a fábula “O Leão e o Rato” em versos.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s) / Objeto(s) de conhecimento | Leitura de textos literários |
Habilidade estruturante: | (EF67LP28-C) Apreciar poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, entre outros, levando em conta suportes e características. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 CEREJA, W. R. COCHAR MAGALHÃES, T. Português: linguagens, 6. São Paulo: Saraiva, 2015. |