Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
A FÁBULA É UMA NARRATIVA FIGURADA, NA QUAL AS PERSONAGENS SÃO GERALMENTE ANIMAIS QUE POSSUEM CARACTERÍSTICAS HUMANAS. POR MEIO DESSA CARACTERÍSTICA, AS PERSONAGENS MOVIMENTAM-SE E A HISTÓRIA DESENROLA-SE, LEVANDO À CONSTRUÇÃO DE UM ENSINAMENTO.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
FÁBULAS
Olá estudantes!
O que são fábulas? Você conhece alguma?
A fábula é um texto narrativo com uma linguagem simples, em que as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Apresentam histórias divertidas que ensinam lições importantes.
Como estrutura a fábula precisa ter começo, meio e fim. O começo irá apresentar as personagens e o enredo. O meio irá abordar o desenvolvimento do texto. E fim, mostrando o desfecho da história e o ensinamento, a moral.
O gênero fábula ensina valores como respeito, humildade, amizade e honestidade. Podemos encontrar um coelho esperto que derrota um leão forte usando sua inteligência, ou uma tartaruga que vence uma corrida contra uma lebre arrogante porque foi perseverante e determinada.
Você sabia que um escritor brasileiro muito conhecido chamado monteiro lobato escreveu um livro inteirinho só de fábulas?
Entre as muitas histórias que ele criou, algumas das mais famosas são “A Coruja e a Águia”, “A Galinha dos Ovos de Ouro” e “Raposa e as Uvas”. Essas fábulas são divertidas e nos ensinam importantes lições sobre a vida.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
VOCÊ SABIA QUE NA FÁBULA A LINGUAGEM É SIMPLES E PODE HAVER DIÁLOGOS? AGORA, RELEMBRANDO A FÁBULA “O LEÃO E O RATINHO”, ESCREVA OS DIÁLOGOS, CONFORME A FÁBULA:
QUESTÃO 2
TODA FÁBULA TEM UM ENSINAMENTO, UMA MORAL PARA REFLEXÃO. LEIA A MORAL DE CADA FÁBULA E EXPLIQUE QUE MENSAGEM QUER TRANSMITIR:
QUESTÃO 3
QUAL É A ESTRUTURA BÁSICA DE UMA FÁBULA?
(A) COMEÇO, MEIO E FIM
(B) APENAS COMEÇO E FIM
(C) COMEÇO, MEIO, FIM E EPÍLOGO
(D) COMEÇO, MEIO E INTRODUÇÃO.
(E) COMEÇO, CONCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO.
QUESTÃO 4
QUAL É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS PERSONAGENS EM UMA FÁBULA?
(A) POSSUEM CARACTERÍSTICAS REAIS
(B) SÃO SEMPRE ANIMAIS SELVAGENS
(C) POSSUEM CARACTERÍSTICAS HUMANAS
(D) NÃO POSSUEM CARACTERÍSTICAS MARCANTES
(E) PESSOAS COM ESTILO DE VIDA COMUM.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP26-A) Compreender, de forma lúdica, que a escrita de uma narrativa ficcional consiste no relato de acontecimentos imaginários: contos, fábulas, entre outros, inclusive do folclore goiano. (GO-EF35LP39) Recontar textos narrativos ficcionais, após a sua leitura e compreensão.(EF15LP19-B) Resgatar, no momento do reconto, aspectos relevantes do texto original, eventualmente omitidos ou mal realizados. |
Referências | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |