Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
FÁBULA
Uma fábula é um tipo de narrativa curta que geralmente apresenta animais, objetos inanimados ou até mesmo seres humanos em situações fictícias, com o intuito de transmitir uma lição moral ou ensinamento. Geralmente, as fábulas são escritas de forma simples e acessível.
As características principais de uma fábula incluem:
1- Personificação: os animais ou objetos representam características humanas, agindo e falando como seres humanos.
2- Moralidade: as fábulas geralmente apresentam uma moral ou lição de vida. Essas lições muitas vezes refletem valores universais como honestidade, solidariedade, humildade, entre outros.
3- Simplicidade: as fábulas tendem a ser narrativas curtas e diretas, com uma estrutura simples que permite uma fácil compreensão.
4- Final surpreendente: muitas fábulas terminam com uma reviravolta inesperada, onde as personagens aprendem uma lição importante ou experimentam consequências inesperadas de suas ações.
Agora leia a seguir um exemplo de fábula.
Após ler a fábula acima, responda:
Questão 1
Uma das características marcantes de uma fábula consiste em
(A) possuir versos, estrofes e rimas.
(B) ter muitos personagens engraçados.
(C) se passar sempre em ambiente urbano.
(D) transmitir uma lição ou ensinamento.
Questão 2
A fábula do Leão e o Mosquito traz como ensinamento que
(A) não devemos desprezar nossos inimigos.
(B) devemos sempre mal tratar nossos inimigos.
(C) nossos inimigos sempre vão nos vencer.
(D) os mais fracos são vencidos pelos fortes.
Questão 3
Você já se comportou como o mosquito? Relate como foi a sua experiência e o que fez você mudar de comportamento.
Questão 4
Você conhece alguma outra fábula? Qual? O que aprendeu com a leitura dela?
Questão 5
Agora é a sua vez de elaborar um novo final para esta fábula. Pense em um novo ensinamento que queira transmitir e seja criativo!
Hora de aprender brincando!
Saiba mais!
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, por meio digital ou impresso. (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto.(EF35LP26-A) Compreender, de forma lúdica, que a escrita de uma narrativa ficcional consiste no relato de acontecimentos imaginários: contos, fábulas, entre outros, inclusive do folclore goiano. (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 11/11/2024. Alfabetização : livro do aluno / Ana Rosa Abreu … [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v. : 128 p. n. 2. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf >Acesso em 11/11/2024. |