Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>. Acesso em: 28, fev. 23
Fábula
Faça a leitura do texto seguinte:

O que você achou interessante neste texto? Você conhece outros textos semelhantes, que apresentam ensinamentos e têm animais como personagens?
O texto apresentado é uma fábula. As fábulas são contos que têm animais como personagens e sempre têm uma moral no final. Elas são divertidas, emocionantes e nos ensinam coisas valiosas sobre a vida.
As fábulas são geralmente curtas e têm uma narrativa simples. Elas são escritas dessa forma para que sejam fáceis de entender e para que o leitor possa aprender rapidamente as lições que são apresentadas.
A estrutura básica de uma fábula inclui os seguintes elementos: introdução, conflito, ação, clímax e conclusão.

A fábula “O leão e o ratinho” apresenta a seguinte estrutura:
Introdução: O leão dormindo e os ratinhos estavam passeando em cima dele.
Conflito: O leão prendeu um ratinho embaixo de sua pata.
Ação: O ratinho implora para o leão soltá-lo.
Clímax: O leão ficou preso em uma armadilha e não conseguia se soltar, o ratinho apareceu, roeu as cordas e soltou o leão.
Conclusão: Não devemos subestimar as pessoas, pois até mesmo as menores e mais fracas podem nos surpreender com sua força e coragem.
Um aspecto importante sobre a fábula é que são textos focados na ação, em vez de nos personagens ou na descrição do ambiente. Isso ajuda a manter a atenção das crianças e a enfatizar a lição que está sendo ensinada.
Atividades
1- Qual é a estrutura básica de uma fábula?
(A) Introdução, personagens, clímax e conclusão.
(B) Introdução, conflito, ação, clímax e conclusão.
(C) Conflito, ação, clímax e conclusão.
(D) Personagens, ambiente, ação e conclusão.
(E) Ambiente, ação, conclusão e personagem.
2- Por que as fábulas são geralmente curtas e têm uma narrativa simples?
(A) Para serem menos divertidas.
(B) Para serem mais difíceis de entender.
(C) Para que o leitor possa aprender rapidamente as lições que são apresentadas.
(D) Para serem mais descritivas.
(E) Para comunicação entre as pessoas distantes.
3- Pesquise e dê exemplos de fábulas:
4- Escreva uma fábula que apresente uma lição importante sobre respeito e tolerância às diferenças. Pense em um conflito envolvendo dois animais que possuam características diferentes, como tamanho, cor, habilidades, etc. Ao escrever sua fábula, lembre-se de seguir a estrutura básica desse gênero. Boa produção!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses (antecipação e inferência); verificação de hipóteses (seleção e checagem);(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |