You are currently viewing Língua Portuguesa – Estudando a pontuação em lendas

Língua Portuguesa – Estudando a pontuação em lendas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/>. Acesso em 6, abril de  2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 2º Bim – Videoaula 2 – Estudando a Pont”. Disponível em: <https://youtu.be/SESzJbJeSUM>. Acesso em: 09 Mai 2022.

Estudando a pontuação em lendas

OLÁ ESTUDANTE!

Você já ouviu falar em lendas?

A Lenda é um gênero textual que se refere a uma narrativa tradicional que apresenta características fantásticas, misteriosas e muitas vezes sobrenaturais.

São transmitidas oralmente ao longo do tempo e têm como objetivo entreter, ensinar valores culturais, explicar fenômenos naturais ou transmitir ensinamentos morais.

Lendas frequentemente incluem elementos sobrenaturais, como criaturas míticas, seres mágicos, deuses ou eventos extraordinários.

A palavra “lenda” tem origem no latim “legenda”, que significa“o que deve ser lido”.

No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci-pererê, A sereia Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros.

E você sabia que ao escrever um texto precisamos ficar atentos quanto a pontuação?

A pontuação é muito importante para que os leitores compreendam a história.

Os sinais de pontuação são elementos gráficos utilizados na escrita para indicar pausas, entonações, relações sintáticas e estruturação do discurso. De acordo com a pontuação, muda-se o sentido.

Os sinais de pontuação que mais se destacam são: travessão, dois pontos, ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação.

QUESTÃO 1

Você sabia que as lendas são relatos contados? Isso mesmo! Lenda é um gênero textual que se refere a uma narrativa tradicional que apresenta características fantásticas, misteriosas e muitas vezes sobrenaturais. Observe a lenda seguinte e pontue corretamente para que o texto tenha sentido:

Disponível em: <https://www.canva.com/design/ > Acesso em 6, abril  2022.

QUESTÃO 2

Ao escrever um texto precisamos ficar atentos quanto a pontuação. A pontuação é muito importante para que os leitores compreendam a história. Os sinais de pontuação são elementos gráficos utilizados na escrita para indicar pausas, entonações, relações sintáticas e estruturação do discurso. Sabendo disso, em qual situação você usaria ponto final?

(A) Ao separar itens em uma lista.

(B) Para indicar uma pausa breve.

(C) Ao finalizar uma frase declarativa.

(D) Ao marcar o início de uma pergunta.

(E) Para destacar fala direta ou citações.

QUESTÃO 3

Assinale a opção que avalia corretamente a pontuação na seguinte afirmação sobre a lenda do Dragão:

“João, o corajoso guerreiro, derrotou o dragão, que ameaçava a aldeia com sua fúria.”

(A) A pontuação está correta.

(B) Deveria haver uma vírgula após “guerreiro”.

(C) O ponto final após “dragão” deveria ser substituído por dois-pontos.

(D) Uma vírgula deveria ser adicionada após “aldeia”.

(E) Deveria ter vírgula, apenas após “guerreiro” e ponto final após “fúria”

QUESTÃO 4

Nos textos narrativos, como por exemplo nas lendas, podemos usar o discurso direto ou indireto. Na lenda seguinte temos a presença do discurso indireto. Que tal passar o discurso indireto para discurso direto? Leia a lenda e depois, escreva-a transformando o discurso indireto em direto.

Lembre-se: O discurso direto é a transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. No discurso indireto, as informações são apresentadas de forma indireta, pela intervenção do narrador.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/porco-leit%c3%a3o-animal-beb%c3%aa-porco-6991345/>. Acesso em 6, abril 2022.

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, de acordo com as características do gênero e a finalidade comunicativa.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais (contos, crônicas, peças teatrais, entre outros) observando os elementos da estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.