ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com
Bilhetes: pequenos textos, grandes mensagens
Na correria do dia a dia, mensagens curtas como essa fazem toda a diferença. O bilhete é um tipo de texto que usamos para comunicar algo de forma rápida e direta, geralmente quando não podemos falar pessoalmente com alguém.





Esse tipo de texto é muito utilizado em contextos informais: entre amigos, familiares, colegas de escola e até professores. Com o avanço da tecnologia, o bilhete também passou a aparecer no ambiente digital, como mensagens em aplicativos e recadinhos eletrônicos — mas a função comunicativa continua a mesma: transmitir um recado de maneira objetiva, carinhosa e eficiente.
Assista a videoaula sobre este assunto
Disponível em: https://youtu.be/uBWntRE9hgU
RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

QUESTÃO 02
O bilhete foi escrito para
(A) a mãe.
(B) o dentista.
(C) a vovó.
(D) um amigo.
QUESTÃO 03
Marque a sequência correta para formar um bilhete com começo, meio e fim, a partir das frases abaixo:
- Te espero na saída da escola.
- Oi, Ana!
- Marina
- Precisamos conversar sobre o trabalho de ciências.
- Um beijo,
(A) 2 – 4 – 1 – 5 – 3
(B) 2 – 4 – 5 – 3 – 1
(C) 2 – 1 – 4 – 5 – 3
(D) 2 – 5 – 4 – 1 – 3
QUESTÃO 04
Agora reescreva o bilhete da questão 3 na ordem correta.
QUESTION 05
Agora é a sua vez! Escreva um bilhete curto para alguém da sua casa. Pode ser um agradecimento, um pedido ou um convite. Use saudação, mensagem, despedida e assinatura.
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Inglês/ PortuguêsDoutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Escrita autônoma e compartilhada:Produção de textos |
Habilidades | (EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes, recados e cartas, entre outros, em meio impresso e/ou digital, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Referências | BAGNO, Marcos (1998). Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo, Loyola. BASÍLIO, Margarida (1987). Teoria lexical. São Paulo, Ática. BECHARA, Evanildo (1999). Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Lucerna. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |