Língua Portuguesa – Entrevista, vamos fazer?

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/maos-segurando-microfones_13007633.htm#page=2&query=entrevista&position=28&from_view=search&track=sph> Acesso em 3, novembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 4º Bim – Videoaula 3 – ENTREVISTAS, VAMOS FAZER?

Entrevista, vamos fazer?

A entrevista é uma conversa planejada em que uma pessoa (o entrevistador) faz perguntas para outra pessoa (o entrevistado). 

O objetivo pode ser:

A entrevista pode aparecer em jornais, revistas, vídeos, programas de TV, podcasts e até em trabalhos escolares.

A estrutura da entrevista:

1- Introdução: Apresenta o tema e o entrevistado.

Exemplo: “Hoje vamos entrevistar o atleta João Silva para falar sobre sua trajetória no esporte.”

2- Perguntas e respostas: O entrevistador faz as perguntas, e o entrevistado responde.

Exemplo:

Pergunta: “Como você começou no esporte?”

Resposta: “Comecei quando tinha 8 anos, jogando futebol na escola.”

3- Encerramento: O entrevistador agradece e finaliza.

Exemplo: “Obrigado, João, por compartilhar sua história! Foi incrível aprender com você.”

Por que a entrevista é importante?

Traz informações novas: Aprendemos sobre pessoas, temas ou eventos.

Dá voz a histórias e experiências: Permite que o entrevistado compartilhe suas ideias.

Inspira e educa: Muitas entrevistas ensinam lições valiosas ou despertam curiosidade.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

A entrevista é uma conversa planejada em que uma pessoa (o entrevistador) faz perguntas para outra pessoa (o entrevistado). De maneira geral, a entrevista é estruturada da seguinte maneira: definição do tema, roteiro, título e revisão. Veja a entrevista e responda as questões:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/coruja-com-sua-silhueta_8974245.htm#query=coruja&position=26&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

A) Qual é o título do texto?

_______________________________________________________________________________________________

B) Qual é a função deste texto?

_______________________________________________________________________________________________

C) Quantas perguntas foram feitas para a coruja?

______________________________________________________________________________________________

D) É importante que o entrevistador prepare com antecedência as perguntas que fará ao entrevistado? Justifique sua resposta

_____________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

O gênero textual entrevista é

(A) uma conversa informal entre amigos ou familiares.

(B) um diálogo planejado entre entrevistador e entrevistado.

(C) uma reunião de trabalho sem organização prévia.

(D) uma palestra técnica feita por um especialista.

QUESTÃO 3

A principal característica de uma entrevista é a

(A) espontaneidade e liberdade das perguntas.

(B) ausência de planejamento, tendo estilo livre.

(C) interação entre o entrevistador e o entrevistado.

(D) complexidade e falta de clareza nas respostas.

QUESTÃO 4

Agora é com você! Prepare um roteiro de entrevista bem legal, com cinco perguntas, sobre como foi a infância de um adulto. Escolha quem você irá entrevistar. Faça a sua entrevista. Você pode perguntar sobre a leitura, brincadeira e comida preferida. Após o diálogo, registre tudo. Seja criativo!

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/personagem-de-desenho-animado-de-linda-garota-com-instrumentos-musicais_32669593.htm#query=crian%C3%A7a%20com%20microfone%20desenho&position=2&from_view=search&track=sph> Acesso em 3, novembro de 2022.
Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-tocando-instrumentos-diferentes_22741678.htm#query=crian%C3%A7a%20com%20microfone%20desenho&position=44&from_view=search&track=sph> Acesso em 3, novembro de 2022.

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
(EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivosgráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.