Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Entrevista, vamos fazer?
A entrevista é uma conversa planejada em que uma pessoa (o entrevistador) faz perguntas para outra pessoa (o entrevistado).
O objetivo pode ser:
A entrevista pode aparecer em jornais, revistas, vídeos, programas de TV, podcasts e até em trabalhos escolares.
A estrutura da entrevista:
1- Introdução: Apresenta o tema e o entrevistado.
Exemplo: “Hoje vamos entrevistar o atleta João Silva para falar sobre sua trajetória no esporte.”
2- Perguntas e respostas: O entrevistador faz as perguntas, e o entrevistado responde.
Exemplo:
Pergunta: “Como você começou no esporte?”
Resposta: “Comecei quando tinha 8 anos, jogando futebol na escola.”
3- Encerramento: O entrevistador agradece e finaliza.
Exemplo: “Obrigado, João, por compartilhar sua história! Foi incrível aprender com você.”
Por que a entrevista é importante?
Traz informações novas: Aprendemos sobre pessoas, temas ou eventos.
Dá voz a histórias e experiências: Permite que o entrevistado compartilhe suas ideias.
Inspira e educa: Muitas entrevistas ensinam lições valiosas ou despertam curiosidade.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
A entrevista é uma conversa planejada em que uma pessoa (o entrevistador) faz perguntas para outra pessoa (o entrevistado). De maneira geral, a entrevista é estruturada da seguinte maneira: definição do tema, roteiro, título e revisão. Veja a entrevista e responda as questões:
A) Qual é o título do texto?
_______________________________________________________________________________________________
B) Qual é a função deste texto?
_______________________________________________________________________________________________
C) Quantas perguntas foram feitas para a coruja?
______________________________________________________________________________________________
D) É importante que o entrevistador prepare com antecedência as perguntas que fará ao entrevistado? Justifique sua resposta
_____________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
O gênero textual entrevista é
(A) uma conversa informal entre amigos ou familiares.
(B) um diálogo planejado entre entrevistador e entrevistado.
(C) uma reunião de trabalho sem organização prévia.
(D) uma palestra técnica feita por um especialista.
QUESTÃO 3
A principal característica de uma entrevista é a
(A) espontaneidade e liberdade das perguntas.
(B) ausência de planejamento, tendo estilo livre.
(C) interação entre o entrevistador e o entrevistado.
(D) complexidade e falta de clareza nas respostas.
QUESTÃO 4
Agora é com você! Prepare um roteiro de entrevista bem legal, com cinco perguntas, sobre como foi a infância de um adulto. Escolha quem você irá entrevistar. Faça a sua entrevista. Você pode perguntar sobre a leitura, brincadeira e comida preferida. Após o diálogo, registre tudo. Seja criativo!
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. (EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivosgráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |