Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
ENCONTRO VOCÁLICO X ENCONTRO CONSONANTAL
VOCÊS JÁ APRENDERAM SOBRE AS LETRAS DO ALFABETO, CERTO? NÓS TEMOS AS VOGAIS:
E AS CONSOANTES:
MAS SABIAM QUE ESSAS LETRAS PODEM FORMAR “ENCONTROS” SUPER LEGAIS?
QUANDO DUAS OU MAIS VOGAIS SE ENCONTRAM, ISSO SE CHAMA ENCONTRO VOCÁLICO! LEMBRAM QUANDO VIMOS, ANTERIORMENTE, OS TRAVA-LÍNGUAS?
NO TRAVA-LÍNGUA ACIMA TEMOS ENCONTRO VOCÁLICOS NAS PALAVRAS:
ROEU – ROUPA – REI
AGORA, QUANDO DUAS CONSOANTES SE ENCONTRAM, É O FAMOSO ENCONTRO CONSONANTAL. ELAS SE JUNTAM E FAZEM BARULHINHOS DIFERENTES. VEJA O TRAVA-LÍNGUA ABAIXO:
NO TRAVA-LÍNGUA ACIMA TEMOS ENCONTRO CONSONANTAIS NAS PALAVRAS:
PRATO – TRIGO – TIGRES – TRÊS
CONSEGUIU COMPREENDER A DIFERENÇA ENTRE ENCONTROS VOCÁLICOS E ENCONTROS CONSONANTAIS?
LEIA MAIS UMA VEZ O TRAVA-LÍNGUA ACIMA. DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS.
QUESTÃO 1
O TRAVA-LÍNGUA ACIMA APRESENTA
(A) APENAS ENCONTROS CONSONANTAIS.
(B) APENAS ENCONTROS VOCÁLICOS.
(C) ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS.
(D) NENHUM ENCONTRO VOCÁLICO OU CONSONANTAL.
QUESTÃO 2
PARA COMPREENDER MELHOR O QUE SÃO ENCONTROS VOCÁLICOS E ENCONTROS CONSONANTAIS É FUNDAMENTAL
(A) CONHECER E DIFERENCIAR AS VOGAIS DAS CONSOANTES.
(B) SABER QUE O ALFABETO NÃO É IMPORTANTE.
(C) COMPREENDER QUE AS VOGAIS SÃO SEMELHANTES ÀS CONSOANTES.
(D) SABER QUE ELES SÓ EXISTEM EM TRAVA-LÍNGUAS.
QUESTÃO 3
COMO OS ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS MUDAM O SOM E A PRONÚNCIA DAS PALAVRAS? DÊ EXEMPLOS DE PALAVRAS QUE VOCÊ JÁ CONHECE.
QUESTÃO 4
TRAVA-LÍNGUAS TÊM MUITOS ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS. COMO ESSES ENCONTROS TORNAM OS TRAVA-LÍNGUAS MAIS DIFÍCEIS E DIVERTIDOS DE FALAR?
QUESTÃO 5
O QUE ACHA DE ELABORAREM, EM GRUPO, CARTAZES EXPLICANDO E EXEMPLIFICANDO O QUE SÃO ENCONTROS VOCÁLICOS E ENCONTROS CONSONANTAIS? USE RECORTES DE JORNAIS, REVISTAS OU ENCARTES PARA EXEMPLIFICAR COM PALAVRAS CONHECIDAS.
HORA DE APRENDER BRINCANDO!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF02LP02-C) Desenvolver a consciência fonológica das palavras observando o número de letras, vogais e consoantes. (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas simples e complexas: CV, V, VC, VCC, CVC, CCV, CVCC, CCVC, CCVCC, identificando que existem vogais em todas as sílabas. (EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 30/09/2024. ROBERTA VAIANO (Brasil). Editora Moderna (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 2º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2021. Trava-línguas [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC ; coordenado por Secretaria de Alfabetização – Sealf. – Brasília, DF : MEC/Sealf, 2020. 16 p. : il. ; PDF ; 15,2 MB. – (Coleção Conta pra Mim) |