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Língua Portuguesa – Encontro vocálico X Encontro consonantal

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

ENCONTRO VOCÁLICO X ENCONTRO CONSONANTAL

VOCÊS JÁ APRENDERAM SOBRE AS LETRAS DO ALFABETO, CERTO? NÓS TEMOS AS VOGAIS:

E AS CONSOANTES:

MAS SABIAM QUE ESSAS LETRAS PODEM FORMAR “ENCONTROS” SUPER LEGAIS?

QUANDO DUAS OU MAIS VOGAIS SE ENCONTRAM, ISSO SE CHAMA ENCONTRO VOCÁLICO! LEMBRAM QUANDO VIMOS, ANTERIORMENTE, OS TRAVA-LÍNGUAS?

NO TRAVA-LÍNGUA ACIMA TEMOS ENCONTRO VOCÁLICOS NAS PALAVRAS:

ROEU  – ROUPA – REI

AGORA, QUANDO DUAS CONSOANTES SE ENCONTRAM, É O FAMOSO ENCONTRO CONSONANTAL. ELAS SE JUNTAM E FAZEM BARULHINHOS DIFERENTES. VEJA O TRAVA-LÍNGUA ABAIXO:

NO TRAVA-LÍNGUA ACIMA TEMOS ENCONTRO CONSONANTAIS NAS PALAVRAS:

PRATO  – TRIGO – TIGRES – TRÊS

CONSEGUIU COMPREENDER A DIFERENÇA ENTRE ENCONTROS VOCÁLICOS E ENCONTROS CONSONANTAIS?

LEIA MAIS UMA VEZ O TRAVA-LÍNGUA ACIMA. DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS.

QUESTÃO 1

O TRAVA-LÍNGUA ACIMA APRESENTA 

(A) APENAS ENCONTROS CONSONANTAIS.

(B) APENAS ENCONTROS VOCÁLICOS.

(C) ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS.  

(D) NENHUM ENCONTRO VOCÁLICO OU CONSONANTAL.

QUESTÃO 2

PARA COMPREENDER MELHOR O QUE SÃO ENCONTROS VOCÁLICOS E ENCONTROS CONSONANTAIS É FUNDAMENTAL

(A) CONHECER E DIFERENCIAR AS VOGAIS DAS CONSOANTES.

(B) SABER QUE O ALFABETO NÃO É IMPORTANTE.

(C) COMPREENDER QUE AS VOGAIS SÃO SEMELHANTES ÀS CONSOANTES.

(D) SABER QUE ELES SÓ EXISTEM EM TRAVA-LÍNGUAS.

QUESTÃO 3

COMO OS ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS MUDAM O SOM E A PRONÚNCIA DAS PALAVRAS? DÊ EXEMPLOS DE PALAVRAS QUE VOCÊ JÁ CONHECE.

QUESTÃO 4

TRAVA-LÍNGUAS TÊM MUITOS ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS. COMO ESSES ENCONTROS TORNAM OS TRAVA-LÍNGUAS MAIS DIFÍCEIS E DIVERTIDOS DE FALAR?

QUESTÃO 5

O QUE ACHA DE ELABORAREM, EM GRUPO, CARTAZES EXPLICANDO E EXEMPLIFICANDO O QUE SÃO ENCONTROS VOCÁLICOS E ENCONTROS CONSONANTAIS? USE RECORTES DE JORNAIS, REVISTAS OU ENCARTES PARA EXEMPLIFICAR COM PALAVRAS CONHECIDAS. 

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/3605896

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF02LP02-C) Desenvolver a consciência fonológica das palavras observando o número de letras, vogais e consoantes.
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas simples e complexas: CV, V, VC, VCC, CVC, CCV, CVCC, CCVC, CCVCC, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 30/09/2024.

ROBERTA VAIANO (Brasil). Editora Moderna (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 2º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2021.
Trava-línguas [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC ; coordenado por Secretaria de Alfabetização – Sealf. – Brasília, DF : MEC/Sealf, 2020. 16 p. : il. ; PDF ; 15,2 MB. – (Coleção Conta pra Mim)