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Língua Portuguesa: Elementos das Fábulas

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Imagem criada no canva.com

FÁBULAS — Histórias que ensinam com alma e imaginação

As fábulas são narrativas curtas, geralmente protagonizadas por animais, plantas ou objetos que agem e falam como seres humanos.
Elas nasceram há muitos séculos — lá nas terras antigas da Grécia e da Índia — e atravessaram o tempo porque trazem algo que nunca envelhece: a sabedoria da vida.

Essas histórias sempre terminam com uma moral, uma lição que provoca o leitor a pensar sobre valores como amizade, justiça, humildade, generosidade e esperteza.
Não é à toa que até hoje, nas escolas e nos corações, as fábulas continuam ensinando o que é ser humano — mesmo quando os personagens são bichos! 

 A estrutura da fábula

Assim como qualquer texto narrativo, a fábula é formada por elementos da narrativa, que são os pedacinhos que constroem a história. Vamos entender cada um deles com o exemplo da fábula “A Formiga e a Pomba” (de Esopo).

A Pomba e a Formiga

Uma formiga, sedenta, desceu à beira de um riacho para beber. Ao tentar alcançar a água, escorregou e quase foi levada pela correnteza. 

Uma pomba que estava numa árvore próxima viu o perigo, arrancou uma folha e deixou-a cair perto da formiga. 

A pequena subiu na folha e foi salva. 

Dias depois, um caçador armou sua  arma para pegar a pomba. A formiga, que passava por ali, percebeu o perigo e picou o pé do homem. 

O caçador se assustou e errou o tiro. Assim, a pomba voou livre,  agradecida. 

              Moral: “Uma boa ação sempre encontra sua recompensa.”

 1. Personagens

São os seres que vivem a história.

Na fábula: A formiga e a pomba são as protagonistas; o caçador aparece como personagem secundário. 

Simbolismo:

  • A formiga representa o trabalho, a gratidão e a retribuição.
  • A pomba simboliza a bondade e o ato de ajudar sem esperar nada em troca.
  • O caçador encarna o perigo e o egoísmo humano.

 2. Tempo

É o momento em que a história acontece.
  Na fábula: O tempo é indeterminado, o que é comum nas fábulas — elas parecem acontecer “em qualquer tempo”, o tempo da sabedoria e da imaginação.

 3. Espaço

É o lugar onde se passa a ação.
Na fábula: O espaço é natural, à beira de um riacho e numa floresta, cenário perfeito para os animais se tornarem metáforas da vida.

 4. Enredo

É a sequência dos acontecimentos — o fio que conduz a história.
  Na fábula:

A formiga quase se afoga;

A pomba a salva com uma folha;

Depois, a formiga retribui, salvando a pomba do caçador.

Esse ciclo de ajuda e retribuição é o coração do enredo.

 5. Conflito

É o problema central, o que move a narrativa.
  Na fábula: O perigo da formiga e da pomba diante da morte — e como a solidariedade vence o perigo.

 6. Desfecho

É o final, o encerramento da história.
Na fábula: Ambas se salvam e o leitor aprende a lição:

“Uma boa ação sempre encontra sua recompensa.”

 O que a fábula nos ensina

A fábula é simples, mas profunda.
Ela fala de valores universais, mostra que cada gesto importa e que o bem retorna — às vezes por caminhos misteriosos, mas retorna.
É uma literatura que educa, emociona e desperta a consciência — como um pequeno espelho da alma humana.

 Ler uma fábula é conversar com a sabedoria do tempo.
Cada bicho que fala traz um pedaço de nós.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/ln8YY3RhgGE

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Leia a fábula abaixo e responda as questões sobre o mesmo:


A Pomba e a Formiga

Uma formiga, sedenta, desceu à beira de um riacho para beber. Ao tentar alcançar a água, escorregou e quase foi levada pela correnteza. 

Uma pomba que estava numa árvore próxima viu o perigo, arrancou uma folha e deixou-a cair perto da formiga. 

A pequena subiu na folha e foi salva. 

Dias depois, um caçador armou sua arma para pegar a pomba. A formiga, que passava por ali,
percebeu o perigo e picou o pé do homem.

O caçador se assustou e errou o tiro. Assim, a pomba voou livre,  agradecida. 

              Moral: “Uma boa ação sempre encontra sua recompensa.”

QUESTÃO 01

O tipo de narrador presente na fábula é

(A) narrador-personagem.

(B) narrador observador.

(C) narrador onisciente.

(D) narrador em 2ª pessoa.

QUESTÃO 02

O conflito central da narrativa é

(A) a pomba quer provar que é mais esperta e rápida do que o caçador.

(B) a formiga tenta salvar a pomba de ser capturada pelo caçador.

(C) a formiga precisa se salvar da correnteza e depois ajuda a pomba.

(D o caçador tenta capturar a formiga de todas as maneiras possíveis.

QUESTÃO 03

A moral da fábula representa

(A) o poder da força da natureza.

(B) a importância de se vingar.

(C) o valor da amizade e da gratidão.

(D) o medo dos animais diante do homem.

QUESTÃO 04

Quais são as personagens principais da fábula?

QUESTÃO 05

Ligue a primeira coluna com a segunda:

Conflito

Desfecho

Enredo

Espaço

Personagens

Tempo

formiga, pomba e caçador.

não determinado, passado narrativo.

às margens de um riacho e numa floresta.

a formiga é salva pela pomba e depois a ajuda.

perigo de morte da formiga e, depois, da pomba.

ambas se salvam e demonstram solidariedade.

QUESTÃO 06

Reescreva a fábula trocando os animais por personagens humanos ou objetos falantes, mas mantendo a moral.

Exemplo: uma menina e um drone; uma folha e um papel; uma chaleira e uma colher…
  Use o humor, a imaginação e o coração.


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD7 –  Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.                                                                
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoApreciação estética/estilo:
Apreciação de textos do campo artístico-literário
Habilidades(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
Referências
BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.