Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Imagem criada no canva.com
FÁBULAS — Histórias que ensinam com alma e imaginação

As fábulas são narrativas curtas, geralmente protagonizadas por animais, plantas ou objetos que agem e falam como seres humanos.
Elas nasceram há muitos séculos — lá nas terras antigas da Grécia e da Índia — e atravessaram o tempo porque trazem algo que nunca envelhece: a sabedoria da vida.
Essas histórias sempre terminam com uma moral, uma lição que provoca o leitor a pensar sobre valores como amizade, justiça, humildade, generosidade e esperteza.
Não é à toa que até hoje, nas escolas e nos corações, as fábulas continuam ensinando o que é ser humano — mesmo quando os personagens são bichos! 
A estrutura da fábula
Assim como qualquer texto narrativo, a fábula é formada por elementos da narrativa, que são os pedacinhos que constroem a história. Vamos entender cada um deles com o exemplo da fábula “A Formiga e a Pomba” (de Esopo).
A Pomba e a Formiga

Uma formiga, sedenta, desceu à beira de um riacho para beber. Ao tentar alcançar a água, escorregou e quase foi levada pela correnteza. 
Uma pomba que estava numa árvore próxima viu o perigo, arrancou uma folha e deixou-a cair perto da formiga. 


A pequena subiu na folha e foi salva. 

Dias depois, um caçador armou sua arma para pegar a pomba. A formiga, que passava por ali, percebeu o perigo e picou o pé do homem.


O caçador se assustou e errou o tiro. Assim, a pomba voou livre,  agradecida. 

              Moral: “Uma boa ação sempre encontra sua recompensa.”
1. Personagens
São os seres que vivem a história.


Na fábula: A formiga e a pomba são as protagonistas; o caçador aparece como personagem secundário.
Simbolismo:
- A formiga representa o trabalho, a gratidão e a retribuição.
- A pomba simboliza a bondade e o ato de ajudar sem esperar nada em troca.
- O caçador encarna o perigo e o egoísmo humano.
2. Tempo
É o momento em que a história acontece.
  Na fábula: O tempo é indeterminado, o que é comum nas fábulas — elas parecem acontecer “em qualquer tempo”, o tempo da sabedoria e da imaginação.
3. Espaço
É o lugar onde se passa a ação.
Na fábula: O espaço é natural, à beira de um riacho e numa floresta, cenário perfeito para os animais se tornarem metáforas da vida.
4. Enredo
É a sequência dos acontecimentos — o fio que conduz a história.
  Na fábula:

A formiga quase se afoga;


A pomba a salva com uma folha;


Depois, a formiga retribui, salvando a pomba do caçador.

Esse ciclo de ajuda e retribuição é o coração do enredo.
5. Conflito
É o problema central, o que move a narrativa.
  Na fábula: O perigo da formiga e da pomba diante da morte — e como a solidariedade vence o perigo.
6. Desfecho
É o final, o encerramento da história.
Na fábula: Ambas se salvam e o leitor aprende a lição:
“Uma boa ação sempre encontra sua recompensa.”
O que a fábula nos ensina
A fábula é simples, mas profunda.
Ela fala de valores universais, mostra que cada gesto importa e que o bem retorna — às vezes por caminhos misteriosos, mas retorna.
É uma literatura que educa, emociona e desperta a consciência — como um pequeno espelho da alma humana.
 Ler uma fábula é conversar com a sabedoria do tempo.
 Cada bicho que fala traz um pedaço de nós.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
Disponível em: https://youtu.be/ln8YY3RhgGE
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Leia a fábula abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
A Pomba e a Formiga

Uma formiga, sedenta, desceu à beira de um riacho para beber. Ao tentar alcançar a água, escorregou e quase foi levada pela correnteza.
Uma pomba que estava numa árvore próxima viu o perigo, arrancou uma folha e deixou-a cair perto da formiga. 


A pequena subiu na folha e foi salva. 

Dias depois, um caçador armou sua arma para pegar a pomba. A formiga, que passava por ali,
percebeu o perigo e picou o pé do homem.


O caçador se assustou e errou o tiro. Assim, a pomba voou livre,  agradecida. 

              Moral: “Uma boa ação sempre encontra sua recompensa.”
QUESTÃO 01
O tipo de narrador presente na fábula é
(A) narrador-personagem.
(B) narrador observador.
(C) narrador onisciente.
(D) narrador em 2ª pessoa.
QUESTÃO 02
O conflito central da narrativa é
(A) a pomba quer provar que é mais esperta e rápida do que o caçador.
(B) a formiga tenta salvar a pomba de ser capturada pelo caçador.
(C) a formiga precisa se salvar da correnteza e depois ajuda a pomba.
(D o caçador tenta capturar a formiga de todas as maneiras possíveis.
QUESTÃO 03
A moral da fábula representa
(A) o poder da força da natureza.
(B) a importância de se vingar.
(C) o valor da amizade e da gratidão.
(D) o medo dos animais diante do homem.
QUESTÃO 04
Quais são as personagens principais da fábula?
QUESTÃO 05
Ligue a primeira coluna com a segunda:
Conflito
Desfecho
Enredo
Espaço
Personagens
Tempo
formiga, pomba e caçador.
não determinado, passado narrativo.
às margens de um riacho e numa floresta.
a formiga é salva pela pomba e depois a ajuda.
perigo de morte da formiga e, depois, da pomba.
ambas se salvam e demonstram solidariedade.
QUESTÃO 06
Reescreva a fábula trocando os animais por personagens humanos ou objetos falantes, mas mantendo a moral.
Exemplo: uma menina e um drone; uma folha e um papel; uma chaleira e uma colher…
  Use o humor, a imaginação e o coração.

| Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio | 
| Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação | 
| Componente Curricular | Língua Portuguesa | 
| Descritor | D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. | 
| Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Apreciação estética/estilo: Apreciação de textos do campo artístico-literário | 
| Habilidades | (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. | 
| Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. | 
