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Imagem. Acesso em: 29, set. 2023

Língua Portuguesa – Descritor 14 – Distinguir fato da opinião relativa a esse fato

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Para distinguir fato de opinião, é preciso, antes de mais nada, compreender o que significa cada um deles. 

O fato é um acontecimento, uma ocorrência que acontece em decorrência de algum evento exterior, é algo que pode ser constatado, comprovado como verdadeiro ou falso.

Veja um exemplo:

Carol comprou um vestido.

No exemplo acima, temos um acontecimento: a Carol comprou um vestido.  Isso é um fato.

A opinião é um ponto de vista relativo a um fato, isto é, é um julgamento pessoal a respeito de algo, uma opinião.

No seguinte exemplo, temos opiniões diferentes para o mesmo fato. Observe:

Carol comprou um vestido curto demais.

Carol comprou um vestido feio.

Nos exemplos acima, identificamos duas opiniões sobre o vestido que Carol comprou: “curto demais” e “feio”. No julgamento de outra pessoa, o vestido poderia ter um tamanho bom, apropriado para algum padrão, e também poderia ser bonito. Isso é relativo. Mas, o fato é que Carol comprou um vestido, e isso não muda.

Para distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato, é importante observar as palavras e frases usadas no texto com o objetivo de verificar as evidências, estatísticas ou dados concretos que os respaldam. Esses elementos apontam para os fatos. As opiniões, geralmente, estão acompanhadas de palavras ou expressões como “acredito que”, “penso que”, “na minha opinião”, “melhor”, “pior”. 

Outra forma de identificar e distinguir fato de opinião, consiste em observar a semântica dos adjetivos empregados para caracterizar os substantivos relacionados ao fato. Veja o exemplo:

A seleção brasileira venceu o jogo ridículo do último domingo.

Perceba que, no exemplo acima, há um fato e uma opinião relativa a esse fato. A seleção venceu o jogo do último domingo, isso é um fato. O adjetivo “ridículo”, caracteriza o jogo, e emite uma opinião sobre ele.

Leia o próximo exemplo:

Uma dieta equilibrada geralmente inclui uma variedade de alimentos, como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais. Comer carne vermelha é prejudicial à saúde, e deve ser completamente eliminada da dieta.

Observe que o primeiro enunciado apresenta um fato relacionado a uma dieta equilibrada, que pode ser apoiada por diretrizes nutricionais e científicas. Já o segundo enunciado formula uma opinião em relação ao consumo de carne vermelha, apontando para uma visão pessoal sobre o fato de pessoas consumirem carne vermelha em uma dieta. Essa opinião pode variar de pessoa para pessoa, e não é uma afirmação objetiva incontestável. 

Importante: para distinguir fato de opinião, também é preciso considerar o contexto e a fonte do texto, pois é possível que alguma fonte tendenciosa possa apresentar informações mais associadas a opiniões do que dados, de fato.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Videoaula 1 – Língua Portuguesa – D14 – Distinguir um Fato da Opinião Relativa a esse Fato – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iz7vUhJpgik&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=2&ab_channel=PortalConex%C3%A3oEscola> Acesso em: 18, set. 2023

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Leia o seguinte texto: 

Eu estava pensando a respeito do tempo. Um ano tem 365 dias, que passam voando, mas os meses com 31 dias custam a passar. O que acontece com o tempo?

Uma opinião encontrada no texto é:

(A) Um ano tem 365 dias.

(B) Os meses com 31 dias custam a passar.

(C) Pensar a respeito do tempo.

(D) Questionar o que acontece com o tempo.

QUESTÃO 2

Leia o seguinte trecho de “O homem que queria eliminar a memória”, de Ignácio de Loyola Brandão.

Entrou no hospital, mandou chamar o melhor neurocirurgião. Disse que era caso de vida ou morte. Não se sabe como, o melhor neurocirurgião foi atendê-lo. Médicos são imprevisíveis. Precisa-se muito e eles falham; subitamente, estão ali, salvando nossas vidas, ele pensou, sem se incomodar com o lugar-comum. 

Estava na sala diante do doutor. Uma sala branca, anônima. Por que são sempre assim, derrotando a gente logo de entrada?

BRANDÃO, I. de L. O homem que queria eliminar a memória. In: RAMOS, G. (et. al.) Contos Brasileiros I. 20. ed. São Paulo: Editora Ática, 2011, p. 13.

A respeito da solicitação da presença do melhor neurocirurgião do hospital, feita pelo personagem no início do texto, é possível  constatar que: 

(A) médicos são imprevisíveis.

(B) o médico foi atendê-lo. 

(C) médicos salvam nossas vidas.

(D) os médicos falham.

QUESTÃO 3

Leia a tirinha e, em seguida, escreva um fato e uma opinião sobre seu conteúdo.

Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/angelicatavares/4313053121
Acesso em: 29, set. 2023

QUESTÃO 4

Leia o seguinte fragmento de texto de Cora Coralina:

A Mana

Quanto mais enérgicos e ríspidos fossem os pais, maior 

soma de elogios e gabos captavam, avantajados na aura 

dos louvores. 

“Esta senhora sabe criar os filhos…”

Isto se dizia quando da notícia de uma tunda de taca, 

dessas de precisar panos piedosos de salmoura, corretivos 

da faltas infantis de que a criança não tinha consciência. 

Humilhação maior, domínio maior sobre a criança, esta era não raro 

amarrada com fio de linha na perna da mesa, o sadismo, sobretudo, da mãe.

CORALINA, Cora. A Mana. In. CORALINA, Cora. Vintém de Cobre: meias confissões de Aninha.  10. ed. São Paulo: Global, 2013, p. 103.

O trecho do texto de Cora Coralina fala sobre uma forma de educar em meados do século XX. De acordo com o trecho do texto, qual era a opinião das pessoas quando tinham notícia de alguma agressão física como forma de educação da criança?


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF89LP04-A) Identificar e diferenciar opinião de fato.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023