Esta videoaula foi veiculada na TV no dia 28/04/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM.
NA ATIVIDADE DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A CRIAR NOVAS PALAVRAS, OU SEJA, VAI ACRESCENTAR PREFIXOS E SUFIXOS AS PALAVRAS QUE JÁ EXISTEM, DANDO A ELAS NOVO SENTIDO.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
ATIVIDADE 1
APÓS ASSISTIR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, VAMOS INTERPRETAR. CONVIDE SUA FAMÍLIA E CONVERSE SOBRE A HISTÓRIA CONTADA:
- ONDE ACONTECEU A VOTAÇÃO?
- POR QUE HOUVE A VOTAÇÃO?
- POR QUE MARCELINHO PENSOU QUE SUA SUGESTÃO NÃO TINHA SIDO NOTADA NO PRIMEIRO TURNO?
- COMO ELE SE SENTIU QUANDO PERCEBEU QUE FOI PARA O SEGUNDO TURNO?
- QUAL ARGUMENTO MARCELINHO USOU PARA CONVENCER OS COLEGAS?
- SE FOSSE VOCÊ, QUAL ARGUMENTO USARIA?
- NO FINAL APARECE ESSA FRASE: TODOS IGUAIS… MAS TÃO DIFERENTES. CADA UM DO SEU JEITO. O QUE ESSA FRASE QUER DIZER PARA VOCÊ?
ATIVIDADE 2
DERIVAÇÃO COM SUFIXOS E PREFIXOS
NA VIDEOAULA DE HOJE VOCÊ ACOMPANHOU DOIS MODOS DE FORMAR PALAVRAS:
- ACRESCENTANDO UM PREFIXO (ÍNICIO DA PALAVRA)
- ACRESCENTANDO UM SUFIXO ( FINAL DA PALAVRA)
- OS PREFIXOS E SUFIXOS SÃO ACRESCENTADOS AS PALAVRAS QUE JÁ EXISTEM, DANDO A ELAS UM NOVO SENTIDO.
- POR EXEMPLO:
ACORDAR ACORDADO DESACORDADO
AGORA LEIA AS PALAVRAS DO QUADRO A SEGUIR EM VOZ ALTA. IDENTIFIQUE A PALAVRA PRINCIPAL E O PREFIXO DE CADA UMA.
REPENSAR DESCANSAR REVER DESFEITO RECONTAR RETOMAR DESOBEDIENTE SUPERLEVE DESPERCEBIDA |
ATIVIDADE 3
FORME PALAVRAS ACRESCENTANDO SUFIXOS.
- MENINO:
- VOTO:
- CERTO:
- TRANQUILO:
- ÚTIL:
Habilidade estruturante | (EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes. (GO-EF12LP20) Identificar início, meio e fim da narrativa lida ou escutada. (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. (EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras. |