You are currently viewing Língua Portuguesa – Derivação com sufixo e prefixo

Língua Portuguesa – Derivação com sufixo e prefixo

Esta videoaula  foi veiculada na TV no dia 28/04/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Pixabay

OLÁ CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM. 
NA ATIVIDADE DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A CRIAR NOVAS PALAVRAS, OU SEJA, VAI ACRESCENTAR PREFIXOS E SUFIXOS AS PALAVRAS QUE JÁ EXISTEM, DANDO A ELAS NOVO SENTIDO. 

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Português 3º Ano Turma C

ATIVIDADE 1

EDSON GABRIEL GARCIA. O JEITO DE CADA UM: IGUAIS E DIFERENTES. SÃO PAULO: FTD,2001. P. 8-11.

APÓS ASSISTIR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, VAMOS INTERPRETAR. CONVIDE SUA FAMÍLIA E CONVERSE SOBRE A HISTÓRIA CONTADA:

  • ONDE ACONTECEU A VOTAÇÃO? 
  • POR QUE HOUVE A VOTAÇÃO?
  • POR QUE MARCELINHO PENSOU QUE SUA SUGESTÃO NÃO TINHA SIDO NOTADA NO PRIMEIRO TURNO?
  • COMO ELE SE SENTIU QUANDO PERCEBEU QUE FOI PARA O SEGUNDO TURNO?
  • QUAL ARGUMENTO MARCELINHO USOU PARA CONVENCER OS COLEGAS?
  • SE FOSSE VOCÊ, QUAL ARGUMENTO USARIA?
  • NO FINAL APARECE ESSA FRASE: TODOS IGUAIS… MAS TÃO DIFERENTES. CADA UM DO SEU JEITO. O QUE ESSA FRASE QUER DIZER PARA VOCÊ?

ATIVIDADE 2

DERIVAÇÃO COM SUFIXOS E PREFIXOS 

NA VIDEOAULA DE HOJE VOCÊ ACOMPANHOU DOIS MODOS DE FORMAR PALAVRAS:

  1. ACRESCENTANDO UM PREFIXO (ÍNICIO DA PALAVRA)
  2. ACRESCENTANDO UM SUFIXO ( FINAL DA PALAVRA)
  • OS PREFIXOS E SUFIXOS SÃO ACRESCENTADOS AS PALAVRAS QUE JÁ EXISTEM, DANDO A ELAS UM NOVO SENTIDO.
  • POR EXEMPLO:

ACORDAR ACORDADO DESACORDADO

AGORA LEIA AS PALAVRAS DO QUADRO A SEGUIR EM VOZ ALTA. IDENTIFIQUE A PALAVRA PRINCIPAL E O PREFIXO DE CADA UMA. 

REPENSAR      DESCANSAR       REVER      DESFEITO      RECONTAR     RETOMAR   DESOBEDIENTE       SUPERLEVE      DESPERCEBIDA         
EDSON GABRIEL GARCIA. O JEITO DE CADA UM: IGUAIS E DIFERENTES. SÃO PAULO: FTD,2001. P. 8-11.

ATIVIDADE 3

FORME PALAVRAS ACRESCENTANDO SUFIXOS.

  • MENINO:
  • VOTO:
  • CERTO:
  • TRANQUILO:
  • ÚTIL:
Habilidade estruturante(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes. 

(GO-EF12LP20) Identificar início, meio e fim da narrativa lida ou escutada.

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 

(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.