You are currently viewing Língua Portuguesa  – Denotação e conotação

Língua Portuguesa – Denotação e conotação

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa para o Agrupamento I (9º ano) do Ciclo da adolescência foi veiculada na TV no dia 29/04/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Ao utilizarmos a palavra para estabelecermos comunicação, podemos usá-la em seu sentido real, literal e, também, em seu sentido figurado, subjetivo. A essas formas de expressão, chamamos de denotação e conotação.

Nesta aula, você estudará sobre esses termos e seus efeitos de sentido. Bons estudos!

Assista a videoaula a seguir com a temática: Linguagem denotativa e conotativa

Agrupamento I|9º ano|Ciclo da adolescência |Língua Portuguesa | Prof. Marlon Cássio Gomes dos Santos

Olá, tudo bem?

Você já sabe que sempre que nos comunicamos, seja por meio da escrita ou da fala, temos uma intenção. Assim, uma das formas de nos comunicarmos é por meio das palavras. Acontece que as palavras podem ter sentidos variados em contextos diferentes, ou seja, uma mesma palavra pode ser empregada de várias formas. É por isso que nem sempre achamos estranho alguém que bota a calça ou que calça a bota: coisas bem diferentes. 

Diversas palavras ou expressões que utilizamos em nosso dia a dia são muito ricas semanticamente, ou seja, possuem vários significados. Por isso, o sentido dessas palavras ou expressões depende do contexto em que elas são empregadas. Veja o exemplo a seguir:

As vacas magras não são boas produtoras de leite.

Aquiles viveu uma infância de vacas magras.

No exemplo 1, compreende-se que o termo vacas magras foi empregado no seu sentido real, literal, básico, isto é, em seu sentido denotativo. Já no exemplo 2, vacas magras possui sentido conotativo, pois a expressão sugere outro sentido, um sentido incomum ao literal. É importante saber que, para compreender essa expressão, é preciso que o leitor utilize seu conhecimento de mundo, sua experiência cultural para assimilar o termo vacas magras à ideia de dificuldades, pouco dinheiro.

Assim, compreende-se que:

Denotação – é o efeito de sentido por meio do qual falamos “neutramente” do mundo, em outras palavras, é quando temos a palavra usada em seu sentido real, comum, literal.

Conotação – é o efeito de sentido por meio do qual palavras ou expressões transmitem informações ao falante de maneira pessoal e particular sobre a visão do mundo, sobre as pessoas, as situações, por exemplo. Em resumo, é quando a palavra assume um sentido subjetivo, fora do costumeiro, um sentido figurado, poético.

É muito natural encontrar a denotação em textos informativos e científicos como jornais, bulas de remédios e manuais    de instrução. A conotação é frequentemente presente em textos literários como no poema, em contos e romances. 

Veja os exemplos a seguir:

Produção de rosas em Goiânia ganha destaque na primavera de 2020.

(Choram as rosas. Bruno e Marrone. Compositores: Alfredo Matheus / Joquinha. © Rubet Music Publishing, Inc.)

No exemplo 3, a palavra rosas está sendo empregada em seu sentido real, literal, denotativo. Já no exemplo 4, a palavra rosas está sendo empregada em sentido literário, poético. Flores, especificamente as rosas, não têm a propriedade humana de chorar. Temos aqui uma figura de linguagem, que é a personificação. 

(O Sol. Vitor Kley. © Midas Estúdios S/c Ltda.)

No exemplo 5, o eu lírico, ao dizer “toda vez que você sai”, emprega o sentido denotativo, ou seja, o sentido literal: o ato de seu interlocutor ir embora. No segundo verso, temos uma hipérbole, que é uma figura de linguagem que consiste em apresentar exageros em relação a algo que está sendo dito. Quando o eu lírico diz que “o mundo se distrai”, não é o mundo todo, uma vez que seu interlocutor desconhece tantas pessoas assim. Portanto, o sentido expressado no verso poético e figurado.  

Leia outros exemplos:

Meu bem, preciso ir embora, mas te deixarei meu coração.

Coração = afeto, amor, sentimento = linguagem conotativa

Seu coração é grande.

Coração = órgão = tamanho do órgão = sentido denotativo

Coração = sentimento de bondade = sentido figurativo = sentido conotativo

Você percebeu que as figuras de linguagem são recursos utilizados para construirmos textos com sentido conotativo, figurado? Esse recurso linguístico também é empregado em peças publicitárias, músicas e nas redes sociais, por exemplo. 

Agora chegou sua vez de praticar!

Atividade

Questão 1 – Você percebeu que a linguagem denotativa é aquela que utiliza a linguagem em seu sentido real, literal. Já a linguagem conotativa utiliza uma linguagem mais subjetiva, figurativa, poética. Certamente você tem alguma rede social virtual: Facebook, Instagram, Twitter, por exemplo. Procure em suas redes sociais textos que utilizam essas duas maneiras de usar as palavras e registre-os em seu caderno. Depois, analise a forma em que esses textos se apresentam, como foram construídos e o efeito de sentido que eles causam.


Referências:CORDEIRO, Lécio. Língua Portuguesa em contexto: 6º ano. Recife: Ed. Construir, 2012.SILVA, Antônio de Siqueira; BERTOLIN, Rafael. Curso Completo de Português. Col. Horizontes. São Paulo: IBEP.

Ciclo da Adolescência:
Habilidades
(EF69LP54-B)  Analisar os efeitos de sentido decorrentes do emprego  de  figuras  de  linguagem,  tais  como  comparação, metáfora,  personificação,  metonímia,  hipérbole,  eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).