Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa para o Agrupamento I (9º ano) do Ciclo da adolescência foi veiculada na TV no dia 29/04/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Ao utilizarmos a palavra para estabelecermos comunicação, podemos usá-la em seu sentido real, literal e, também, em seu sentido figurado, subjetivo. A essas formas de expressão, chamamos de denotação e conotação.
Nesta aula, você estudará sobre esses termos e seus efeitos de sentido. Bons estudos!
Assista a videoaula a seguir com a temática: Linguagem denotativa e conotativa
Olá, tudo bem?
Você já sabe que sempre que nos comunicamos, seja por meio da escrita ou da fala, temos uma intenção. Assim, uma das formas de nos comunicarmos é por meio das palavras. Acontece que as palavras podem ter sentidos variados em contextos diferentes, ou seja, uma mesma palavra pode ser empregada de várias formas. É por isso que nem sempre achamos estranho alguém que bota a calça ou que calça a bota: coisas bem diferentes.
Diversas palavras ou expressões que utilizamos em nosso dia a dia são muito ricas semanticamente, ou seja, possuem vários significados. Por isso, o sentido dessas palavras ou expressões depende do contexto em que elas são empregadas. Veja o exemplo a seguir:
As vacas magras não são boas produtoras de leite.
Aquiles viveu uma infância de vacas magras.
No exemplo 1, compreende-se que o termo vacas magras foi empregado no seu sentido real, literal, básico, isto é, em seu sentido denotativo. Já no exemplo 2, vacas magras possui sentido conotativo, pois a expressão sugere outro sentido, um sentido incomum ao literal. É importante saber que, para compreender essa expressão, é preciso que o leitor utilize seu conhecimento de mundo, sua experiência cultural para assimilar o termo vacas magras à ideia de dificuldades, pouco dinheiro.
Assim, compreende-se que:
Denotação – é o efeito de sentido por meio do qual falamos “neutramente” do mundo, em outras palavras, é quando temos a palavra usada em seu sentido real, comum, literal.
Conotação – é o efeito de sentido por meio do qual palavras ou expressões transmitem informações ao falante de maneira pessoal e particular sobre a visão do mundo, sobre as pessoas, as situações, por exemplo. Em resumo, é quando a palavra assume um sentido subjetivo, fora do costumeiro, um sentido figurado, poético.
É muito natural encontrar a denotação em textos informativos e científicos como jornais, bulas de remédios e manuais de instrução. A conotação é frequentemente presente em textos literários como no poema, em contos e romances.
Veja os exemplos a seguir:
Produção de rosas em Goiânia ganha destaque na primavera de 2020.
(Choram as rosas. Bruno e Marrone. Compositores: Alfredo Matheus / Joquinha. © Rubet Music Publishing, Inc.)
No exemplo 3, a palavra rosas está sendo empregada em seu sentido real, literal, denotativo. Já no exemplo 4, a palavra rosas está sendo empregada em sentido literário, poético. Flores, especificamente as rosas, não têm a propriedade humana de chorar. Temos aqui uma figura de linguagem, que é a personificação.
(O Sol. Vitor Kley. © Midas Estúdios S/c Ltda.)
No exemplo 5, o eu lírico, ao dizer “toda vez que você sai”, emprega o sentido denotativo, ou seja, o sentido literal: o ato de seu interlocutor ir embora. No segundo verso, temos uma hipérbole, que é uma figura de linguagem que consiste em apresentar exageros em relação a algo que está sendo dito. Quando o eu lírico diz que “o mundo se distrai”, não é o mundo todo, uma vez que seu interlocutor desconhece tantas pessoas assim. Portanto, o sentido expressado no verso poético e figurado.
Leia outros exemplos:
Meu bem, preciso ir embora, mas te deixarei meu coração.
Coração = afeto, amor, sentimento = linguagem conotativa
Seu coração é grande.
Coração = órgão = tamanho do órgão = sentido denotativo
Coração = sentimento de bondade = sentido figurativo = sentido conotativo
Você percebeu que as figuras de linguagem são recursos utilizados para construirmos textos com sentido conotativo, figurado? Esse recurso linguístico também é empregado em peças publicitárias, músicas e nas redes sociais, por exemplo.
Agora chegou sua vez de praticar!
Atividade
Questão 1 – Você percebeu que a linguagem denotativa é aquela que utiliza a linguagem em seu sentido real, literal. Já a linguagem conotativa utiliza uma linguagem mais subjetiva, figurativa, poética. Certamente você tem alguma rede social virtual: Facebook, Instagram, Twitter, por exemplo. Procure em suas redes sociais textos que utilizam essas duas maneiras de usar as palavras e registre-os em seu caderno. Depois, analise a forma em que esses textos se apresentam, como foram construídos e o efeito de sentido que eles causam.
Referências: | CORDEIRO, Lécio. Língua Portuguesa em contexto: 6º ano. Recife: Ed. Construir, 2012.SILVA, Antônio de Siqueira; BERTOLIN, Rafael. Curso Completo de Português. Col. Horizontes. São Paulo: IBEP. |
Ciclo da Adolescência: Habilidades | (EF69LP54-B) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo. |
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).