You are currently viewing Língua Portuguesa – Debate regrado

Língua Portuguesa – Debate regrado

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em: <br.freepik.com/vetores-gratis/projeto-de-fonte-para-o-debate-da-palavra-com-duas-meninas-felizes-no-fundo_7579255.htm#query=debate%20crian%C3%A7a&position=6&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 3º Bim – Videoaula 1 – DEBATE REGRADO

Debate regrado

OLÁ ESTUDANTE!

Veja a cena abaixo:

Disponível em: <br.freepik.com/vetores-gratis/professora-conversando-com-seus-alunos-sobre-fundo-branco_19244479.htm#query=crian%C3%A7as%20conversando%20desenho&position=0&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022

Podemos observar que as crianças na imagem, apresentam opiniões diferentes sobre o uso do celular. E qual é a sua opinião? Criança pode usar celular?

A todo momento temos a oportunidade de expressar a nossa opinião, sendo ela igual ou diferente da opinião de outras pessoas.
Uma das formas de expressarmos o nosso ponto de vista é através do debate regrado.

Debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas participam de uma discussão estruturada, apresentando argumentos e contra-argumentos sobre um tema específico seguindo um conjunto de regras predefinidas.

O objetivo principal do debate regrado é explorar diferentes pontos de vista, avaliar evidências e argumentos, e chegar a uma compreensão mais profunda do assunto em questão. Pode ser realizado a partir de notícias, reportagens, artigos, verbetes e outros.

No debate regrado é importante garantir o respeito mútuo. Os participantes devem concentrar nos seus argumentos e evitar ataques pessoais.

Para que haja um debate regrado, são necessários vários elementos e condições que garantam que a discussão ocorra de maneira organizada e construtiva, como:

1-Determinar um tema.
2- Realizar pesquisas em diversas fontes.
3- Escolher o moderador e os participantes.
4- Definir as regras.
5- Balanço final.

Fique atento! Ao realizar uma pesquisa, é fundamental exercer um pensamento crítico e adotar práticas para avaliar a confiabilidade das fontes e das informações encontradas.

Avalie a credibilidade da fonte, verifique se as informações são atuais, observe se o conteúdo é objetivo e imparcial. E quando possível, busque informações diretamente de fontes oficiais, como sites governamentais, instituições acadêmicas ou organizações reconhecidas na área.

Veja agora um exemplo de debate regrado:

Atividades:

QUESTÃO 1

Debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas participam de uma discussão estruturada, apresentando argumentos e contra-argumentos sobre um tema específico seguindo um conjunto de regras predefinidas. Leia o texto e responda às questões seguintes:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/doodle-criancas-atividades-em-branco_4092853.htm#query=crian%C3%A7a%20com%20celular%20e%20computador%20desenho&position=44&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022

Responda:

QUESTÃO 2

Como você notou, em um debate regrado podemos ter diferentes opiniões sobre o mesmo assunto. Contudo, é necessário ter respeito mútuo. Assinale a alternativa incorreta:

(A) Em um debate regrado é necessário ter respeito para manter a discussão organizada e evitar ataques pessoais.
(B) Em um debate regrado o objetivo principal não é ganhar a discussão.
(C) Em um debate regrado deve-se escolher participantes que concordem com o moderador.
(D) Em um debate regrado deve-se escolher participantes com uma variedade de perspectivas para enriquecer a discussão.
(E) Em um debate regrado o respeito pode ser negligenciado se os participantes tiverem opiniões fortes.

QUESTÃO 3

Quais são os elementos necessários para realizar um debate regrado?

(A) Escolher um tópico e um moderador.

(B) Determinar um tema, realizar pesquisas, escolher participantes, definir regras e fazer um balanço final.

(C) Escolher apenas um participante para apresentar argumentos.

(D) Ignorar completamente o balanço final.

(E) Deixar a apresentação de argumentos livre, possibilitando maiores oportunidades de argumentação para quem for mais dinâmico.

QUESTÃO 4

Debater não significa brigar. Um debate é uma discussão formal ou organizada em que os participantes apresentam argumentos a favor ou contra um determinado assunto. Sabendo disso, observe as imagens abaixo e  responda sobre a postura dos participantes. Está correta ou não? Justifique sua resposta.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/doodle-criancas-atividades-em-branco_4092853.htm#query=crian%C3%A7a%20com%20celular%20e%20computador%20desenho&position=44&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/talk-show-politico-com-personagens-de-tres-convidados-de-talk-show-na-ilustracao-de-cadeiras_17345515.htm?query=debate%20desenho> Acesso em 5, junho de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/comportamento-agressivo-e-violento-e-conflito-ou-rivalidade_13535213.htm#page=3&query=gritando%20desenho&position=39&from_view=search> Acesso em 5, agosto de 2022.

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação:Prof. Pedagoga, Psicóloga e mestranda.
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP09-B) Participar de debates/assembleias sobre questões controversas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.