Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Debate regrado
OLÁ ESTUDANTE!
Veja a cena abaixo:
Podemos observar que as crianças na imagem, apresentam opiniões diferentes sobre o uso do celular. E qual é a sua opinião? Criança pode usar celular?
A todo momento temos a oportunidade de expressar a nossa opinião, sendo ela igual ou diferente da opinião de outras pessoas.
Uma das formas de expressarmos o nosso ponto de vista é através do debate regrado.
Debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas participam de uma discussão estruturada, apresentando argumentos e contra-argumentos sobre um tema específico seguindo um conjunto de regras predefinidas.
O objetivo principal do debate regrado é explorar diferentes pontos de vista, avaliar evidências e argumentos, e chegar a uma compreensão mais profunda do assunto em questão. Pode ser realizado a partir de notícias, reportagens, artigos, verbetes e outros.
No debate regrado é importante garantir o respeito mútuo. Os participantes devem concentrar nos seus argumentos e evitar ataques pessoais.
Para que haja um debate regrado, são necessários vários elementos e condições que garantam que a discussão ocorra de maneira organizada e construtiva, como:
1-Determinar um tema.
2- Realizar pesquisas em diversas fontes.
3- Escolher o moderador e os participantes.
4- Definir as regras.
5- Balanço final.
Fique atento! Ao realizar uma pesquisa, é fundamental exercer um pensamento crítico e adotar práticas para avaliar a confiabilidade das fontes e das informações encontradas.
Avalie a credibilidade da fonte, verifique se as informações são atuais, observe se o conteúdo é objetivo e imparcial. E quando possível, busque informações diretamente de fontes oficiais, como sites governamentais, instituições acadêmicas ou organizações reconhecidas na área.
Veja agora um exemplo de debate regrado:
Atividades:
QUESTÃO 1
Debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas participam de uma discussão estruturada, apresentando argumentos e contra-argumentos sobre um tema específico seguindo um conjunto de regras predefinidas. Leia o texto e responda às questões seguintes:
Responda:
QUESTÃO 2
Como você notou, em um debate regrado podemos ter diferentes opiniões sobre o mesmo assunto. Contudo, é necessário ter respeito mútuo. Assinale a alternativa incorreta:
(A) Em um debate regrado é necessário ter respeito para manter a discussão organizada e evitar ataques pessoais.
(B) Em um debate regrado o objetivo principal não é ganhar a discussão.
(C) Em um debate regrado deve-se escolher participantes que concordem com o moderador.
(D) Em um debate regrado deve-se escolher participantes com uma variedade de perspectivas para enriquecer a discussão.
(E) Em um debate regrado o respeito pode ser negligenciado se os participantes tiverem opiniões fortes.
QUESTÃO 3
Quais são os elementos necessários para realizar um debate regrado?
(A) Escolher um tópico e um moderador.
(B) Determinar um tema, realizar pesquisas, escolher participantes, definir regras e fazer um balanço final.
(C) Escolher apenas um participante para apresentar argumentos.
(D) Ignorar completamente o balanço final.
(E) Deixar a apresentação de argumentos livre, possibilitando maiores oportunidades de argumentação para quem for mais dinâmico.
QUESTÃO 4
Debater não significa brigar. Um debate é uma discussão formal ou organizada em que os participantes apresentam argumentos a favor ou contra um determinado assunto. Sabendo disso, observe as imagens abaixo e responda sobre a postura dos participantes. Está correta ou não? Justifique sua resposta.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Prof. Pedagoga, Psicóloga e mestranda. |
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes. (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. (EF15LP09-B) Participar de debates/assembleias sobre questões controversas. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |