Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
D6- Identificar o tema central de um texto
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
D6- Identificar o tema central de um texto
Olá, estudantes!
Você sabe o conceito de tema?
O “tema” de um texto refere-se à ideia ou tópico central que está sendo abordado ou explorado naquele texto. É a mensagem principal, o assunto ou conceito central.
Identificar o tema resulta em reconhecer o assunto principal do texto.
É importante saber que o tema nem sempre está explícito ao longo da leitura.
Nesse caso, o leitor precisa estar atento e deve realizar uma síntese do texto e só depois identificar o assunto principal.
Sendo assim, para identificar o tema central de um texto, é necessário:
Para entender melhor, veja a música seguinte:
O texto trata:
a) A biodiversidade do Cerrado.
b) A história geológica do Brasil.
c) O clima e a vegetação do Pantanal.
d) Os desafios da preservação da Amazônia.
Após a leitura do enunciado, é preciso retomar e analisar o texto, reconhecer o assunto, sintetizar o texto.
Logo nos primeiros versos do texto e no decorrer dele, são citados elementos da fauna e da flora que compõem o cerrado. Logo, a resposta correta está descrita na alternativa “A”
a) A biodiversidade do Cerrado.
Atividades
QUESTÃO 1:
O que é o “tema” de um texto?
(A) O autor do texto.
(B) A personagem principal da história.
(C) A ideia central ou assunto principal do texto.
(D) O local onde a história acontece.
(E) O enredo.
QUESTÃO 2:
O tema de um texto nem sempre é explícito. O que significa isso?
QUESTÃO 3:
Veja o lide de um artigo:
Qual é o tema central do lide lido?
(A) A evolução da tecnologia na sociedade moderna.
(B) O papel da alimentação na manutenção da saúde.
(C) As formas de evitar o sedentarismo no trabalho.
(C) Os benefícios do exercício físico para a saúde.
(E) O bem-estar.
QUESTÃO 4:
Por que você acha que é importante entender o tema de um texto ao ler? Como isso ajuda você a aproveitar melhor a história ou o conteúdo do texto?
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP03) Identificar a ideia central de um texto, demonstrando compreensão global. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |