Língua Portuguesa – D6- Identificar o tema central de um texto

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

D6- Identificar o tema central de um texto

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, agosto de  2023.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Videoaula 7 – D6 – Identificar o Tema Central de um Texto – 5ºAno

D6- Identificar o tema central de um texto

Olá, estudantes!

Você sabe  o conceito de tema?

O “tema” de um texto refere-se à ideia ou tópico central que está sendo abordado ou explorado naquele texto. É a mensagem principal, o assunto ou conceito central.

Identificar o tema resulta em reconhecer o assunto principal do texto.

É importante saber que o tema nem sempre está explícito ao longo da leitura. 

Nesse caso, o leitor precisa estar atento e deve realizar uma síntese do texto e só depois identificar o assunto principal.

Sendo assim, para identificar o tema central de um texto, é necessário:

Para entender melhor, veja a música seguinte:

O texto trata:

a) A biodiversidade do Cerrado. 

b) A história geológica do Brasil. 

c) O clima e a vegetação do Pantanal. 

d) Os desafios da preservação da Amazônia. 

Após a leitura do enunciado, é preciso retomar e analisar o texto, reconhecer o assunto, sintetizar o texto.

Logo nos primeiros versos do texto e no decorrer dele, são citados elementos da fauna e da flora que compõem o cerrado. Logo, a resposta correta está descrita na alternativa “A”

a) A biodiversidade do Cerrado. 

Atividades

QUESTÃO 1:

O que é o “tema” de um texto?

(A) O autor do texto.

(B) A personagem principal da história.

(C) A ideia central ou assunto principal do texto.

(D) O local onde a história acontece.

(E) O enredo.

QUESTÃO 2:

O tema de um texto nem sempre é explícito. O que significa isso?


QUESTÃO 3:

Veja o lide de um artigo:

Qual é o tema central do lide lido?

(A) A evolução da tecnologia na sociedade moderna.

(B) O papel da alimentação na manutenção da saúde.

(C) As formas de evitar o sedentarismo no trabalho.

(C) Os benefícios do exercício físico para a saúde.

(E) O bem-estar.

QUESTÃO 4:

Por que você acha que é importante entender o tema de um texto ao ler? Como isso ajuda você a aproveitar melhor a história ou o conteúdo do texto?



Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP03) Identificar a ideia central de um texto, demonstrando compreensão global.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.