Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
O artigo de opinião é um gênero textual muito comum na mídia escrita e online, em que o autor expõe suas opiniões sobre um tema específico. Ele é usado em jornais, revistas, blogs e sites de notícias, sendo uma ferramenta utilizada para influenciar, informar e provocar reflexões no leitor.
Apesar de ser conhecido por muitos, o artigo de opinião guarda algumas curiosidades que enriquecem sua prática e tornam esse gênero único.
História e influência
Os artigos de opinião têm raízes antigas e surgiram com o desenvolvimento da imprensa. Nos séculos XVIII e XIX, era comum que intelectuais e pensadores publicassem suas ideias em jornais, o que contribuiu para o debate público e até mesmo para revoluções. Até hoje, esse gênero é uma plataforma para a expressão pública, sendo usado para influenciar desde políticas públicas até costumes sociais. Ao contrário de outros gêneros jornalísticos, este gênero, geralmente, é assinado pelo autor, o que personaliza a mensagem e deixa claro o ponto de vista individual. Isso permite que o leitor saiba quem está por trás das ideias apresentadas e reconheça o estilo e o posicionamento de cada autor. Esse aspecto torna o gênero muito pessoal, pois carrega as marcas das crenças e conhecimentos do autor.
Liberdade de estilo
No artigo de opinião, o autor tem uma liberdade estilística maior em comparação a outros gêneros jornalísticos, como a reportagem e a notícia. Isso significa que ele pode adotar um tom mais informal ou até mesmo usar um estilo provocador para capturar a atenção do leitor. Essa liberdade permite um texto mais criativo e expressivo, sem abandonar a responsabilidade de fundamentar bem as ideias e manter o respeito ao leitor.
Importância da argumentação
Uma característica marcante desse gênero é sua estrutura argumentativa. Mesmo com a liberdade estilística, é essencial que o autor apresente argumentos sólidos e bem fundamentados para apoiar suas ideias. Argumentos baseados em dados, exemplos e fatos tornam o texto mais persuasivo e fortalecem o ponto de vista expresso nele. Esse cuidado evita que o texto se torne uma simples “opinião pessoal” sem justificativa.
Diversidade de temas
Os artigos de opinião podem abordar qualquer tema – de assuntos leves, como filmes e esportes, até temas complexos, como política e questões sociais. Essa diversidade permite que o gênero seja acessível a diferentes tipos de leitores, pois aborda temas do interesse de todos, além de incentivar o pensamento crítico em áreas variadas do conhecimento.
Direito de resposta e debate
Esse é um dos poucos gêneros que pode gerar réplicas e tréplicas em publicações. Muitas vezes, um autor publica sua opinião e, dias depois, outra pessoa escreve um novo artigo para rebater, ou até concordar e expandir o debate. Isso gera um diálogo público, em que diferentes visões são apresentadas, estimulando o leitor a refletir sobre diferentes perspectivas antes de formar seu próprio ponto de vista.
Opinião não é fato
É importante lembrar que, embora os artigos de opinião possam ser persuasivos e embasados em dados, eles representam um ponto de vista e não necessariamente a verdade absoluta sobre o tema. A função do gênero é propor uma visão ou interpretação do autor, não sendo necessariamente um relato objetivo. Essa diferença entre fato e opinião é crucial para que o leitor analise o conteúdo com uma postura crítica.
O artigo de opinião é um gênero versátil e dinâmico, com grande impacto na sociedade. Ele permite que os autores compartilhem suas ideias e influenciem o pensamento público, promovendo debates e gerando reflexão. A capacidade de ser pessoal, de estimular a argumentação e de abranger temas variados faz do artigo de opinião um dos gêneros mais ricos e interessantes para quem busca compreender e participar das discussões sociais. imparciais sobre a vida.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos sobre essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Explique por que o artigo de opinião é considerado um gênero pessoal e que marcas textuais evidenciam essa característica.
QUESTÃO 2
Por que a diferença entre fato e opinião é crucial para que o leitor analise o conteúdo com uma postura crítica em um artigo de opinião?
QUESTÃO 3
Considere as seguintes afirmativas sobre o artigo de opinião. Em seguida, marque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
( ) É um gênero sem impacto na sociedade.
( ) Os autores compartilham ideias e influenciam o pensamento público.
( ) Pode promover debates e gerar reflexões.
( ) Não abrange temas variados.
A sequência correta das respostas é
(A) V – V – V – V.
(B) F – V – V – F.
(C) V – F – V – F.
(D) F – V – V – V.
QUESTÃO 4
Historicamente, os artigos de opinião se tornaram importantes porque
(A) fornecem apenas informações factuais e imparciais sobre a vida.
(B) não influenciam o pensamento crítico do público leitor.
(C) contribuíram para o debate público desde a origem dos jornais.
(D) foram desenvolvidos apenas no ambiente digital, na internet.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP51-A) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2024. |