Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
CONVITE
OLÁ ESTUDANTE!
IMAGINE QUE VOCÊ DESEJA COMEMORAR O SEU ANIVERSÁRIO E QUER CONVIDAR OS SEUS COLEGAS. COMO VOCÊ FAZ PARA CONVIDÁ-LOS? PROVAVELMENTE VOCÊ UTILIZA O CONVITE.
O CONVITE É UM GÊNERO TEXTUAL QUE PODE SER FORMAL OU INFORMAL E TEM A FINALIDADE DE COMUNICAR SOBRE ALGUM EVENTO. ELE DEVE TER UMA LINGUAGEM CLARA E OBJETIVA, PODENDO INFORMAR SOBRE EVENTOS COMO ANIVERSÁRIOS, CASAMENTOS, FORMATURAS E OUTROS.
OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM CONVITE SÃO: LOCAL, DATA, HORA DO EVENTO, DESTINATÁRIO, MENSAGEM E REMETENTE.
LOCAL: INDICA O LOCAL ONDE OCORRERÁ O EVENTO.
DATA: INFORMA A DATA EM QUE O EVENTO SERÁ REALIZADO.
HORA DO EVENTO: INDICA O HORÁRIO DA COMEMORAÇÃO.
DESTINATÁRIO: QUEM RECEBERÁ O CONVITE.
MENSAGEM: MENSAGEM SOBRE O EVENTO, INCENTIVANDO OS DESTINATÁRIOS A PARTICIPAREM DA COMEMORAÇÃO.
REMETENTE: QUEM CONVIDA.
VEJA O EXEMPLO:
ATIVIDADES
1- O CONVITE É UM GÊNERO TEXTUAL QUE TEM A FINALIDADE DE COMUNICAR SOBRE ALGUM EVENTO. UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE DO TEXTO CONVITE É…?
(A) SER ESCRITO DE FORMA COMPLEXA E SUBJETIVA.
(B) O CONVITE É UM GÊNERO TEXTUAL QUE PODE SER FORMAL OU INFORMAL.
(C) COMPARTILHA EXPERIÊNCIAS PESSOAIS.
(D) INFORMA APENAS SOBRE ANIVERSÁRIOS.
(E) O CONVITE É PADRONIZADO E NÃO APRESENTAR VARIAÇÕES.
2- QUAIS SÃO OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM CONVITE?
(A) LOCAL, DATA, HORA DO EVENTO, DESTINATÁRIO, MENSAGEM E REMETENTE.
(B) TEMA DA FESTA, HORÁRIOS DE CHEGADA E PARTIDA, DESPEDIDA E AGRADECIMENTOS.
(C) LISTA DE PRESENTES DESEJADOS, CARDÁPIO DA COMEMORAÇÃO, ATRAÇÕES ESPECIAIS, RELATO DE VIDA DO REMETENTE.
(D) NÚMERO DE CONVIDADOS, DETALHES DE VESTIMENTA, INFORMAÇÕES DE TRANSPORTE E AGRADECIMENTOS.
3- OBSERVE O CONVITE E RESPONDA:
A) QUEM ESTÁ CONVIDANDO?
B) QUE EVENTO ACONTECERÁ?
C) QUAL O HORÁRIO E A DATA DO EVENTO?
D) VOCÊ SABE QUAL O TEMA DO EVENTO? COMO VOCÊ DESCOBRIU?
4- AGORA É COM VOCÊ! QUE TAL MONTAR SEU PRÓPRIO CONVITE DE ANIVERSÁRIO? SEJA CRIATIVO, ESCOLHA UM TEMA DE SUA PREFERÊNCIA E SIGA A ESTRUTURA DO CONVITE. BOA ELABORAÇÃO!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |